Notícias / Politica

28/02/2015 - 12:26

Reitora diz que implantação da UFMT em Mirassol depende de orçamento e servidores

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A mobilização pela implantação de campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), no município de Mirassol D’Oeste, região de fronteira do Estado segue adiante. Nesta sexta-feira (27), o deputado federal Ezequiel Fonseca (PP-MT) se reuniu, em Cuiabá, com a reitora da instituição, Maria Lúcia Cavalli, prefeitos, vereadores, empresários e sociedade organizada para tratar da viabilidade do projeto.

Durante reunião, a reitora sinalizou que está trabalhando no processo de expansão e que a região oeste do Estado possui potencialidade para receber a UFMT.

No entanto, destacou que a decisão de instalação não depende da universidade, mas de recursos financeiros do governo federal com aprovação do congresso nacional para investimentos em infraestrutura e contratação de servidores.

Maria Lúcia enfatizou a importante participação do deputado federal Ezequiel Fonseca na construção e fortalecimento do projeto. “Enquanto deputado estadual, Ezequiel Fonseca sempre esteve presente na construção do projeto e, agora como parlamentar federal poderá contribuir ainda mais, pois terá relação direta com os ministérios, governo e como líder de bancada.”

Na ocasião, o deputado sugeriu a realização de uma nova reunião com o Ministro da Educação e bancada federal de Mato Grosso com intuito de fortalecer a proposta. Segundo ele, a meta é contribuir com o desenvolvimento da ciência e tecnologia do Estado. “A luta pela implantação do campus não vai parar, estaremos mobilizando toda bancada, ministro, governo para fortalecer a proposta, não vamos descansar, contamos com um plano de trabalho delineado para ser atendido”.

Segundo o líder progressista, a região oeste está em um momento novo e a instalação do campus de será fundamental importância. “Uma nova matriz econômica está entrando na região e que deverá impactar economicamente os municípios, projetos de grande relevância para o Estado foram assegurados pelo governador Pedro Taques, como a implantação da Zona de Processamento e Exportação (ZPE) e construção do Porto Santo Antônio das Lendas, em Cáceres”.

Atualmente, a região oeste conta com mais de 300 mil habitantes. Diariamente 11 ônibus com estudantes se deslocam de Mirassol D’Oeste em busca de uma formação de ensino superior. O município está localizado na faixa de fronteira com a Bolívia.

Participaram da reunião, o deputado estadual Leonardo; prefeito de Mirassol D’Oeste, Elias Leal e de Araputanga, Sidney Salomé; vereadores; presidente das empresas Canopus, Marcos Roberto Cruz; coordenadora do Instituto Canopus de Mirassol D’Oeste, Durcelina Sales do Amaral; membros do Sinprotaf; representantes de entidades e sociedade civil organizada.

Na última semana, o deputado federal esteve reunido com o Ministro da Educação, Cid Gomes e explanou sobre as diversas mobilizações em torno da necessidade de expansão da instituição. Por sua vez, o ministro frisou que está sendo realizado um estudo em todo país para analisar a necessidade per capita e populacional.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet