Notícias / Politica

28/02/2015 - 11:57

Wancley propõe criação de Guarda Mirim estadual

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O deputado Wancley Carvalho (PV) apresentou proposta para a criação de uma Guarda Mirim estadual, por meio da Polícia Militar. O projeto, que  já é realizado em algumas cidades do estado, contribui com a formação pessoal e profissional de crianças e adolescentes. O pedido encaminhado ao governo do Estado foi realizado durante sessão ordinária de quinta-feira (26), na Assembleia Legislativa.

O projeto tem como público alvo crianças e adolescentes de13 a 16 anos. De acordo com o documento encaminhado ao governador Pedro Taques, a estadualização da Guarda Mirim vai garantir o desenvolvimento pessoal, a qualificação profissional e exercício pleno, responsável e consciente da cidadania de seus alunos. Por meio de ações, o programa previne e diminui  a violência juvenil,  além de manter os participantes afastados da prostituição, das drogas e da criminalidade.

Na tribuna, o parlamentar revelou a importância que a Guarda Mirim teve em sua formação. Em 1995, com 13 anos, ele conseguiu o primeiro emprego por intermédio do projeto. "Sou resultado desse trabalho. Meu primeiro emprego, como office boy, eu começei por meio do projeto, em Pontes e Lacerda. Agora, como deputado, quero possibilitar novas oportunidades para esses adolescentes", afirmou.

Ainda de acordo com o parlamentar, afastar crianças e adolescentes  de ambientes e influências que as explorem para execuções  de atividades ilícitas  é o enfoque da proposta. As regiões de fronteira do estado são uma preocupação  especial, uma vez que esses menores são utilizados como mulas pelo tráfico de drogas e contrabando. "Com esse projeto é possível mostrar para o jovem que existe um outro caminho. Que estudando e trabalhando honestamente é possível conquistar o que almejamos", finalizou o deputado.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por EDINEI CARDOSO ( CARDOSO), em 28.02.2015 às 14:16

    Olá fui guarda mirim e tenho em mente os melhores acontecimentos da minha vida, dias marcantes que não volta mais para mim mas que posso ajuda a outros adolecentes a ter a mesma experiencia que com certeza ira ficar em suas historia de vida. fui promovido de soldado mirim a ate ocupar o posto de sb comandante da GM, Comandada pela nossa gloriosa policia militar com atividades militares, Aprendemos a se comportar e ser visto pela sociedade de maneira especial nos dando orgulho e prazer de ser o que eramos como gurda mirim. por coincidencia fui destacado pelo meu comandante a ir ajudar a treinar os novos pelotões da região inclusive em pontes e Lacerda. Isso tudo até que o dia que nossa politica entrou no comando obrigatoriamente e assim fez que com a nossa esperança de ser um mais na vida se desmoronasse, Mas espero que com a mesma politica vista de maneira diferente por um verdadeiro guerreiro GM seja feitas novas conquista importantes de maneira fertil, Conta comigo se precisar. (Agradeço a Deus e aos meus pais e aos meus Comandantes Geremias, Aristides, Davi, Hurtado, todos policiais Militares de Cáceres- Mato Grosso

  • por Orlandir Cavalcante, em 28.02.2015 às 14:05

    Gente taí algo importante. lembro que quando cheguei em Cáceres eu era envolvido com Grupos de Jovens da PAroquia Nossa Senhora Aparecida e professor no CES ( Hoje Ceja) Milton Marques Curvo. Tive contato com adolescentes e jovens da Guarda mirim . Foi muito interessante e hoje a maioria esmagadora destes são pessoas de bem e trabalhadores honrados... apoio incondicional á proposta.

  • por Paulo Ubiratam Gonçalves, em 28.02.2015 às 12:27

    EU SOU PROVA DO RESULTADO DA GUARDA MIRIM EM CÁCERES, POIS FUI UM GUARDA MIRIM E HOJE SOU PROMOTOR PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO. COM CERTEZA A MINHA PASSAGEM NA GUARDA MIRIM CONTRIBUIU COM A MINHA FORMAÇÃO. A TODOS DAI DE CÁCERES UM ABRAÇO, EM ESPECIAL AO CABO PM QUE DEVE ESTAR APOSENTADO, O EX COMANDANTE DAVI MACIEL, OBRIGADO!

  • por XANDREZA, em 28.02.2015 às 12:18

    Em Cáceres, existia a Guarda Mirim, na época, testemunhamos muitos adolescentes envolvidos com projetos de cidadania e formação, sendo profissionalizados para o trabalho e apoio aos estudos escolares. ESSES JOVENS, HOJE ATUALMENTE SÃO GRANDES PROFISSIONAIS DE SUCESSO. Depois da desativação da Guarda Mirim em Cáceres, só vimos crescer os índices de adolescentes envolvidos com drogas e roubos e furtos. A ausência de projetos de cidadanias, fazem crescerem a criminalidade.

 
Sitevip Internet