Notícias / Educação

28/02/2015 - 11:54

Terceiro Grau Indígena da Unemat subsidia criação do Instituto Superior Indígena no Amazonas

Por Lygia Lima – Assessoria Unemat

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
A relação entre os saberes indígenas e o conhecimento científico produzido dentro do terceiro grau indígena da Universidade do Estado de Mato Grosso subsidiaram e embasaram teoricamente a publicação do livro “Apoio à criação de uma instituição de ensino superior indígena” que foi publicado nesta semana pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI).
 
A experiência da Universidade do Estado de Mato Grosso que desde 2001 oferta cursos de licenciatura específicos e diferenciados aos povos indígenas foi conhecida a partir da produção da tese de doutorado em Política Científica e Tecnológica defendida por Iraci Aguiar Medeiros, que é servidora técnica administrativa e exerce a função de supervisora de projetos de pesquisa na Unemat.
 
“A minha tese se fundamenta no terceiro grau indígena da Unemat e discute essa relação dos saberes indígenas e o conhecimento científico, e foi graças a essa produção que fui convidada para integrar a equipe de pesquisadores, como consultora, para a produção do livro. A partir desse trabalho está sendo proposto a criação do Instituto Superior Indígena que será implantado no Amazonas”, afirma Iraci.
 
A tese produzida pela servidora da Unemat recebe o nome: ““Ecologia de Saberes? Estudo de uma Experiência de Interação da Universidade com o Movimento Indígena” foi denfendida na Universidade de Campinas no início de 2013.
 
 O Livro está disponível no portal do CGEE/MCTI:  http://www.cgee.org.br por meio do link: http://www.cgee.org.br/downloads/ensino_superior_Indigena_WEB.pdf, e a tese de doutorado pode ser acessada no link:  http://www.bibliotecadigital.unicamp.br

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet