Notícias / Cidade

26/02/2015 - 14:44

​Feriado nesta sexta em Mirassol lembra 33 anos da morte de Padre Thiago

Por Jornal Oeste

Nesta sexta-feira, 27, é feriado em Mirassol D'oeste. A data lembra a morte do padre italiano Giacomo Gheza, chamado de Padre Thiago, ocorrida há 33 anos.
 
Além das repartições municipais, o fórum da comarca e outros órgãos estaduais e federais não funcionam.
 
A presença do padre e seus feitos em Mirassol e região, foi registrada pelo ex-prefeito Ataide Pereira Leite, que morreu em abril de 2007.
 
Leia abaixo:
 
História Em 1972, chegava em Mirassol D’Oeste, o senhor GIACOMO GHEZA, sacerdote conhecido pelo nome de Padre Thiago, designado por D. MÁXIMO BIENÉS, Bispo da Diocese de Cáceres, para ser o Pároco da recém-criada Paróquia de Nossa Senhora Aparecida.
 
Padre Thiago nasceu na Itália, no dia 03 de agosto de 1932. Veio para o Brasil já como sacerdote, para trabalhar na Diocese de São Mateus, no Espírito Santo.
 
Em Mirassol D’Oeste, Padre Thiago foi o criador de inúmeras comunidades religiosas rurais e ainda desempenhava o seu trabalho de evangelizador nas cidades circunvizinhas de: São José dos Quatro Marcos, Araputanga e Reserva do Cabaçal.
 
Além de sacerdote, Padre Thiago foi um grande amigo e missionário.
 
Como evangelizador esteve sempre afeto à figura de Bom Pastor, de que nos fala o Cap. 10 do evangelho de São João.
 
“O bom pastor conhece suas ovelhas pelo nome”; realmente, Padre Thiago, conhecia por nome quase todos os membros de suas comunidades, sem distinção e independente da idade de cada membro.
 
Era atencioso e preocupado com o bem-estar de seu povo.
 
Foi conselheiro, orientador familiar e grande líder, respeitado por todos, como a maior autoridade local na época.
 
Sem dúvida alguma, podemos afirmar que os seus sábios ensinamentos foram responsáveis pela própria formação e consolidação das famílias e até da personalidade da juventude mirassolense, embasado sempre nos princípios da moral e dos bons costumes.
 
Além da função Missionária e Sacerdotal, ele ainda encontrava tempo para lecionar, sendo professor na Escola Benedito Cezário da Cruz.
 
Como titular da Paróquia, desempenhou um brilhante trabalho de administrador, deixando para sua comunidade as seguintes obras edificadas: construção do Centro de Orientação Familiar, Construção do Centro Comunitário Ludovico Pavoni, Construção de um prédio de dois pavimentos localizado no centro da cidade.
 
E ainda deixou edificada na Praça N.Sra. Aparecida a sua mais bela obra que é o Santuário N.Sra. Aparecida, contando com uma arquitetura moderna em forma de estrela e que na realidade se constitui em um dos cartões de visita da cidade.
 
Como orientador da juventude, criou o Grupo de Jovens JUMIRCA - Juventude Mirassolense Católica e ainda o GRUPO ESCOTEIRO - Ludovico Pavoni.
 
Foi o criador, também, do Movimento de Cursilho de Mirassol D’Oeste.
 
Um dos seus sonhos que não viu realizar foi a instalação de um Seminário para a Região.
 
Em 1982, no final do mês de janeiro, Padre Thiago resolveu visitar seus familiares na Itália.
Curiosamente, previa o retomo para o dia 27 do mês seguinte.
 
Ainda na Itália, adoeceu, voltando para o Brasil e se hospitalizando na capital de São Paulo, onde veio a falecer na madrugada do dia 27 de fevereiro, sendo o seu corpo transladado para Mirassol D’Oeste e sepultado no interior do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, sua mais bela obra.  (Ataide Pereira Leite)

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet