Notícias / Politica

26/02/2015 - 08:27 | Atualizado em 26/02/2015 - 08:29

NA CONTRAMÃO: Suplente de Taques propõe criação de ZPE em Sorriso

Por Vanessa Alves

Moreira Mariz/Agência Senado

 (Crédito: Moreira Mariz/Agência Senado)
Um projeto de lei, instituído pelo senador do PPS, José Medeiros, que prevê a criação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no município de Sorriso ( 501 km de Cuiabá), uma das cidades mato-grossense que se destaca na produção e no escoamento de grãos, aguarda o recebimento de emendas na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo para ser praticado.
 
Segundo o senador José Medeiros, Sorriso atende ao principal requisito exigido para a criação de uma ZPE, que é a localização privilegiada para exportação. O município se encontra em posição central de Mato Grosso e já faz o escoamento da produção com destino ao exterior. Para Medeiros, com o asfaltamento da BR 163 e a criação de uma ZPE no município poderá contribuir para o seu desenvolvimento, agregando valores à produção local.
 
Produção em Sorriso
 
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Sorriso vem apresentando um aumento na produção de grãos do país, sendo uma das principais cidades produtoras de soja do Brasil.
 
Conforme o senador, com a aprovação do PLS/2015 dinamizará não só a economia do município, como também seu entorno estimulado à agregação de valores a uma produção já consolidada.

Comentários

inserir comentário
10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jose Mesquita, em 27.02.2015 às 08:12

    Conforme estabelece a Resolução CZPE nº 02/2009, as propostas de criação de ZPE deverão ser apresentadas pelos Governadores ou Prefeitos, em conjunto ou isoladamente.

  • por O CARA, em 26.02.2015 às 19:22

    QUANDO APARECER UM CACERENSE FUDIDO A SER CANDITADO AI SIM ESSA ZPE VAI SAIR DO PAPEL....

  • por jdeus, em 26.02.2015 às 14:40

    Essa questão da ZPE merece uma discussão melhor balizada. A Zona de Processamento de Exportação (ZPE), salvo engano, foi concebida como instrumento de desenvolvimento Regional (e não desenvolvimento local). Instrumento de DESENVOLVIMENTO e não, meramente, instrumento para incrementar a EXPORTAÇÃO!... (de soja...). Pensando a partir da concepção da ZPE como instrumento de DESENVOLVIMENTO, "me veio" uma pergunta simples, direta e bem objetiva: Criar e implantar uma "ZPE" em Sorriso, no centro do de MT, num município famoso pela exportação de soja (e soja gera o ICMS, etc, etc) não seria, assim, por acaso, transformar um instrumento de Desenvolvimento Regional em mero Instrumento de Isenção de Impostos (ZII)? E "me veio" mais um pergunta: isentando-se a soja (e os outros grãos "menos importantes) do ICMS, não se quebraria MT? Se a soja e os outros grãos produzidos e exportados em Sorriso e "seu entorno" não paga ICMS, então, não têm nenhum impacto na arrecadação estadual em MT... Nesse caso, desculpe a minha ignorância... É que perguntar não ofende... Ofende?

  • por Gilmar Batista Marostega, em 26.02.2015 às 11:43

    Esse projeto pode ter um efeito positivo para Cáceres e região quem sabe ameaçada da não vir para cá as forças políticas locais se mobilizem para finalmente a ZPE se concretizar em nosso município.!?

  • por denio de carvalho souza, em 26.02.2015 às 11:10

    como ja falei en outros comentários esse e mais um palanque para as próximas eleições esse senador e farinha do mesmo saco agora se tiver uma demão para as próximas eleição e certeza que as $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ ajudadão nas eleições ne e oque vem ocorrendo aqui na nossa cidade a mais de 30 anos.

  • por Amanda - Centro, em 26.02.2015 às 10:54

    Sou Cacerense e dou parabens a esse Senador, pois aqui já tivemos Marcio Lacerda, Zé Lacerda, Pedro Henry e nada fizeram pela ZPE de Cáceres, só mentiram pro povo e agora temos o Ezequiel e o Leonardo e esperamos que eles conduzam a ZPE de Cáceres para a conclusão e efetivação, pois senão, entrarão na lista dos mentirosos políticos que já tivemos.

  • por JOAO INACIO SOBRINHO, em 26.02.2015 às 09:39

    e aquilo que eu disse eu pago pra ver se isto ai nao e mais uma balela politica , como diz o outro la nao sou candidato a nada, e sai de bico entao, aqui nao patrao, chupa esta manga. isto e uma piada , basica para o povo cacerense e regiao da grandi caceres. sinceramente nao acredito. sempre uma nuvem de fumaça para atrapalhar.

  • por Jose Carlos C. Pouso, em 26.02.2015 às 09:28

    E com toda certeza, esta ZPE, sera criada, pq saira do papel. Pois a Região tem politicosque prezam pela região. Porque tens deputados, tem Camara de vereadores, tens vereadores e administraçaõ. Enquanto Cáceres nada disso tens e sequer existem essas representações por aqui.

  • por enilson, em 26.02.2015 às 09:16

    bom dia isso se tiver força de vontade pode sair porque de caceres esta esquecida a mais de 20 anos e ninguem faz nada porque nao temos representante de valor que lute pela nossa regiao. vamos ficar perecendo ate quando

  • por Imazapyr, em 26.02.2015 às 09:11

    ah ah ah ah! Que legal né? Cáceres vai concorrer com Rondonópolis e Sorriso para implantar ZPE? Que empresário deixaria de levar sua empresa para qualquer um desses outros municípios, que em sua maioria, possuem um parque/distrito industrial bem definido, com iluminação pública, água, pavimento asfáltico e etc, etc, etc... E Cáceres, tem o que no distrito industrial? Meia dúzia de vacas soltas na iminência de causar acidentes a quem transita diariamente pelas imediações. À exceção das empresas que ali subsistem em meio ao barro e crateras nas ruas, não há nenhum outro incentivo à implantação de empresas. Uma coisa fica evidente para com o nosso Distrito Industrial, a inoperância das gestões que por Cáceres passaram nos últimos 20 anos. À noite aquilo dá medo, escuridão total. E ainda temos o nosso glorioso IFMT ali ao lado. É bem verdade que estamos largados, esquecidos, vivendo um ciclo de ilusão a cada 4 anos.

 
Sitevip Internet