Notícias / Direto da Fonte

23/02/2015 - 13:14 | Atualizado em 24/02/2015 - 20:24

Autarquia

Por Da Redação

Fazendo uma análise da Audiência Publica que debateu recentemente a transformação do Serviço de Água e Esgoto de Cáceres (SAEC) em Autarquia, é possível prever que a proposta deve ser aprovada, porém com algumas mudanças no texto original. O relator da Comissão de Constituição, Trabalho, Justiça e Redação (CCJ), da Câmara, vereador Edmilson Campos (PR), já adiantou que vai propor emendas que garantam, por exemplo, a participação dos vereadores nas discussões sobre o aumento de tarifas e taxas. Já o vereador Alvacir Alencar (PP), que é relator da Comissão de Economia, Finanças e Planejamento, diz que vai inserir uma emenda que torne obrigatória a qualificação técnica dos diretores da SAEC e que a aprovação do nome do diretor executivo passe pela Câmara, assim como ocorre na Previ Cáceres. Por sua vez, o vereador Tarcísio Paulino (PSB), que é membro da mesma comissão, vai propor que a Autarquia só passe a funcionar a partir do momento em que a estrutura de pessoal esteja definida, com cargos, funções e salários. No próximo dia 4 de março, a partir das 19h, na Câmara, haverá uma segunda Audiência Publica para debater a proposta. Sugiro que a coleta e destinação do lixo, que passará a ser vinculada a Autarquia, seja melhor esclarecida.
 
Interessante
 
Apesar de também achar que a prefeitura atropelou o Plano Municipal de Saneamento Básico, que ainda está sendo realizado, e que deve apontar qual modelo ideal para a gestão do setor, achei interessante a proposta da Autarquia, sobretudo por dois fatores. A criação da Agência Reguladora de Serviços Públicos e do Conselho Municipal de Saneamento Básico. A Agência tem papel fiscalizador da água, esgoto e da coleta de lixo, que passará a ser de responsabilidade da Autarquia. Já o Conselho, além de reforçar a fiscalização, terá função consultiva e será formado por representantes da sociedade organizada. Também gostei do nome sugerido pelo prefeito Francis Maris (PMDB), para a nova organização: ‘Águas do Pantanal’.
 
Excelente
 
Quero reconhecer publicamente a competência da Gerente de Convênios da prefeitura de Cáceres, Suely Maria de Oliveira. Ela e sua equipe tem feito um trabalho esplêndido para que o município não perda as obras viabilizadas pelas duas ultimas administrações. Os exemplos recentes foram as conclusão dos processos para as obras viabilizadas pela gestão do ex-prefeito Túlio Fontes (PSB), entre elas, a construção de unidades de saúde no Santa Isabel, Jardim Padre Paulo, Vila Irene, Vila Real, Guanabara e Caramujo, e a retomada das pavimentações de ruas dos bairros Cavalhada, Rodeio e Maracanãzinho.
 
Salvação
 
Sem conseguir nenhuma obra em dois anos e dois de meses de gestão, o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PMDB), tem se empenhado para concluir uma dezena de obras inacabadas. Da gestão Ricardo Henry (PP), ele luta para concluir o Parque Sangradouro, o Centro de Eventos e a despoluição da Baia de Cáceres. Já da gestão Túlio Fontes (PSB), o prefeito já concluiu a reforma do Centro Especialidades Odontologias (CEO) na Cavalhada, a construção do mini estádio do Distrito de Nova Cáceres e trabalha para finalizar pavimentações asfálticas de vários bairros, reforma das praças Esperidião Marques e Estela Ambrósio e a conclusão da Cozinha Comunitária na Vila Mariana. Se conseguir viabiliza-las até o término do seu mandato no ano que vem, Francis poderá reivindicar a co-paternidade e não manter o mal hábito de políticos profissionais que insistem em fazer ‘cortesia com chapéu alheio’.
 
Contas
 
Por falar em Francis, já está na Câmara para ser votado o relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que aprovou com recomendações e multas, as contas de gestão 2013. O assunto que está ‘quieto’ deve ganhar as manchetes nas próximas horas caso o vereador Félix Alvares (SOL) volte a questionar o TCE por ter ignorado as irregularidades apontadas pela CPI da Saúde e a Operação Fidare.
 
Repercussão
 
Ainda continua repercutindo a decisão dos vereadores Valdeniria Dutra (PSD), Domingos dos Santos (PSC), Marcinho Larceda (PMDB) e Edmilson Tavares (PMDB), que se posicionaram contra o pagamento de perdas salarias de 22,22% pleiteado pelos servidores. A edição deste domingo, 22, do Jornal Expressão, publicou uma nota de repudio assinada por mais de 140 servidores, contra a atitude dos cinco parlamentares e da administração municipal.
 
Perguntar não ofende
 
Para servem as secretarias de Meio Ambiente, Turismo, Indústria, Comércio e Agricultura de Cáceres?

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por denio de carvalho souza, em 24.02.2015 às 16:13

    O GORDO o omi disse para os vereadores tiranos que o tar FOMECARD seria disponiveis nesse mes e agora tarves so em abri ne ecomo fica noise ne que somos meros mortais.

  • por denovo, em 23.02.2015 às 17:49

    perguta num ofende como falo o gordo praque serve esse tar sabonete que se dis prefeito patrão?

  • por santos, em 23.02.2015 às 17:19

    Queria morar nessa Cáceres do Joaquim e do Garcia. Apesar que uso a Tancredo Neves e vejo realmente um crescimento diário de buracos.

  • por Joaquim dos Santos, em 23.02.2015 às 15:17

    Boa tarde sr: Gozaga respondendo sua pergunta, sabemos quer na sematur tem uma sala que se encontra muito atuante porem esta localizada na acec que é o CAE o Centro de Atendimento Empresarial que vem trabalhando com informações, para os pequenos empresários e abrindo as nossas empresas, com responsabilidades e atenção a qual sempre nos disponibilizam, com carinho e bom atendimento parabéns as FUNCIONARIAS, a prefeitura poderia trabalhar com mais funcionarias dedicadas e atenciosas como elas.

  • por Garcia, em 23.02.2015 às 14:40

    As secretarias servem no mesmo valor que suas noticias tendenciosas e sempre questionando o crescimento de Cáceres e região. Sejamos mais profissionais, e passe a noticiar com alegria que Cáceres poderá estar vivendo em melhores condições do que os dias atuais em um futuro próximo. Não podemos desmerecer um trabalho que infelizmente pode não estar sendo como o que todos nós Cacerenses desejamos, porém, jamais vamos fazer das palavras algo que faça a população cair em desmérito a uma gestão que ainda tenta melhorar vários assuntos para o benefício de Cáceres e população.

 
Sitevip Internet