Notícias / Saúde

20/02/2015 - 16:08

Por falta de médico, Bom Samaritano pode parar atendimento

Por Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O Ambulatório de Dermatologia da prefeitura de Cáceres, que funciona anexo ao Hospital O Bom Samaritano está sem atendimento para consultas especializadas desde o mês Dezembro do ano passado.
 
O Médico Dermatologista Francisco Cerávolo, concursado para a função pelo Estado e pelo Município, pegou férias e licenças prêmios e só deve retornar no inicio de maio.
 
A situação se agravou na semana passada depois que o Clinico Geral, Félix Alvares, que presta serviço há quase uma década na Instituição recebendo somente a produtividade das AIH (autorização de internação hospitalar), deixou de atender na unidade.
 
Conforme o vereador Alvasir Elencar que preside a Associação que administra a o hospital, a falta de um profissional no local interfere diretamente no processo de internação de pacientes e refletirá no repasse de recursos do Estado.
 
Ele explica que sem os procedimentos, as metas estabelecidas no convênio com a Secretaria Estadual de Saúde, não foram cumpridas implicando na redução e até suspensão dos repasses de janeiro e fevereiro deste ano.
 
Alencar disse que a situação foi informada ao secretário de Saúde, Wilson Kishi, que garantiu o retorno do atendimento já para a próxima semana, pois enviará um médico substituto até que se realize um teste seletivo.
 
Kishi teria dito que a contratação de um Dermatologista foi uma determinação do prefeito Francis Maris.
 
Graças ao repasse financeiro de restos a pagar de 2014, no valor aproximado de R$ 91.000,00, efetivado pela Secretaria Estadual de Saúde ontem 19, o Hospital liquidou a folha de pagamento dos funcionários relativa ao mês de Janeiro que estava pendente, assim como o pagamento de encargos trabalhistas e fornecedores.
 
Porém, o repasse mensal de aproximadamente R$ 41 mil, não é suficiente para a contratação de um Clinico Geral.
 
Hoje, 20, pela manhã, haviam sete pacientes encaminhados por consultórios particulares e pelo Pronto Socorro, mas sem o Médico Clínico, o atendimento não teve prosseguimento.
 
O Enfermeiro responsável, Joel Alexandre, já protocolou junto à administração um documento isentando-se de responsabilidades por internações realizadas onde não tenha o Clinico.
 
‘Caso não encontremos outro médico clinico que queira abraçar a causa, assim como já fez doutor Leonardo Albuquerque e doutor Felix Alvares, a tendência é o hospital encerrar suas atividades’, alertou Alencar lembrando que quem sofrerá as consequências é a população carente, pois o atendimento do Bom Samaritano é 100% bancado pelo SUS.

Comentários

inserir comentário
7 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por POBRE COITATO, em 21.02.2015 às 14:36

    KKKKK... QUEM AGUETA A ZELI? PA ONDE VAI O DINHEIRO QUE ARRECADA? EU JA PAGUEI SACOLAO NAS PEQUENAS CAUSAS PARA OBOM SAMARITANO, E ONDE VAI ESSE DINNHEIRO? RECEITA FEDERAL DOA MERCADRIAS AREENDIDAS, PARA ONDE VAO ESSAS MERCADORIA/? PRESTA CONTA PRA QUEM? FALTA DE MEDICO? KKKKK TEM POLITICAGM DE MAIS.....NÉ ALENCAR? NE ZELI? CHORAR E RECLAMAR E BOM...BOM DE MAIS SEMPRE OS BRASILEIROS DOA DOA E DOA PARA UMA BOA CAUSA....MIAS AS PRESTAÇOES DE CONTA NINGUEM FAZ....NE ZELI? NEH ALENCAR?

  • por Denúncia anônima por medo de represálias, em 21.02.2015 às 00:32

    Esse secretário de saúde é uma piada! Ministério publico, polícia federal, da uma passarinha la na secretaria e constatem que este senhor esta usando a secretaria para beneficiar seus conchavos, ou vocês acham que so arlene e landim que roubavam!? Esse Kishi é malandro, esta comprando remedios superfaturados, superfaturando contratos e pagando ate tres plantões para que um medico faça um plantão, tres para um!!! Isso é grave e eu vejo todo dia nessa secretaria! Ou vocês acham que ele passou por cima de suas diferenças políticas para com a administração para ajudar o Francis !? Nada disso! Ja deixo de antemão avisado, fica esperto que o repórter do fantástico, do "cade meu dinheiro que estava aqui" vai dar uma passarinha ai japonês!

  • por Maria Sueli Vieira Mattiello, em 21.02.2015 às 00:28

    Onde estaria o maior problema ????- Quem seriam os responsáveis ??? -É necessário mostrar a sociedade de Cáceres que sempre colaborou com a Instituição a real situação, acredito que a transparência dos fatos é o que o povo de Cáceres quer saber.

  • por Félix Alvares, em 20.02.2015 às 23:19

    Gonzaga... Um pouco inoportuno e sensacionalista essa matéria, já que não ouviu outras partes, até o momento. Trabalho voluntariamente desde 2005 e o Dr. Francisco há uns 30 anos. Não houve suspensão do atendimento da minha parte ou do Dr. Francisco até o presente momento. Por hora é só.

  • por geraldo, em 20.02.2015 às 23:07

    Isto é uma vergonh,um bando de políticos e essa política inútil que não vale o esforço de ninguém para ir colocar o voto em uma corja que não desenvolvem nada para o município ! isso é no mínimo revoltante !!!! cade as promessas de campanha? cade os que bateram na porta falando em melhorias ??? cade o bando de cara de pau?? será que não tem um para assumir a frente de um movimento para pelo menos tentar mudar isto?? não ne ? estão preocupados de levantarem e perderem a cadeira !!!!

  • por Simone L. Viana, em 20.02.2015 às 19:37

    POR QUE NÃO PUBLICOU ANUNCIO DE CONTRATAÇÃO DE UM NOVO MÉDICO? TRABALHA DIREITO VEREADOR ALENCAR, SAÚDE É COISA SÉRIA!

  • por Alexandre, em 20.02.2015 às 19:35

    falta de administração, pois se o médico iria tirar férias, com certeza ele informou a direção do hospital e com isso teve tempo para arrumar outro médico. MAS PELO VISTO, ALGUÉM COCHILOU AI! E o povo tomando na tarraqueta sempre!

 
Sitevip Internet