Notícias / Direto da Fonte

08/02/2015 - 18:24 | Atualizado em 09/02/2015 - 07:54

Hemorragia

Por Da Redação

Depois de passar os dois primeiros anos da sua gestão para descobrir como a prefeitura funciona e porque ela não tem dinheiro para pagar todas as contas mensais, o prefeito de Cáceres, Francis Maris (PMDB), não só identificou a raiz do problema como já desencadeou várias ações para atacá-los. Na minha opinião, as medidas estão corretas e são o único caminho para ajustar as finanças, porém politicamente elas poderão lhe custar uma reeleição, já que irá cobrar impostos de quem já paga e de quem nunca pagou, com valores que jamais foram cobrados. As medidas já estão fazendo ‘sangrar’ o seu eleitorado que está ‘gritando’ com o valor do Alvará de 2015. As ações vão se transformar em hemorragia no mês que vem com o lançamento do IPTU, que vem com valores ajustados rigorosamente ao Código Tributário Municipal.
 
Distorcendo
 
Para garantir que a Câmara de Vereadores de Cáceres mantenha o veto ao dispositivo do orçamento deste ano que prevê o pagamento de 12% de 22,22% de perdas salariais aos servidores determinado por uma ação judicial transitada e julgada, a prefeitura tem feito de tudo, inclusive passar informações equivocadas aos parlamentares. Por exemplo, o veto que deve ser apreciado na sessão desta segunda-feira, 9, diz respeito apenas a LEGITIMIDADE da Câmara para propor emendas ao orçamento. Na prática a questão é: A Câmara pode propor emendas ao orçamento? A Assessoria Jurídica do Legislativo parece que deu garantias que sim e o relatório da Comissão Mista deve ser pela derrubada do veto. Será preciso ter argumentos convincentes e muita coragem para votar contra a própria Casa e de quebra na Tribuna com o plenário lotado de servidores. Os vereadores Tarcísio Paulino (PSB), Alvacir Alencar (PP), Edmilson Campos (PR), Salmo César (PROS) e Félix Álvares (SOL), já declaram publicamente que vão votar pela derrubada do veto. Serão necessários oito votos para que o projeto seja sancionado da forma como os vereadores aprovaram por unanimidade no final do ano passado. Há duvidas se os vereadores Edmilson Tavares (PMDB), Manoel Leiteiro (PSDB), Marcinho Lacerda (PMDB), Valdeniria Dutra (PSD) e Cabo Pinheiro (PRTB), vão manter os votos dados na votação em dois turnos em dezembro passado.
 
UCAM
 
O prefeito Francis Maris (PMDB), o deputado doutor Leonardo (PDT), e o deputado federal Vitório Galli (PSC), foram alguns dos políticos que participaram do movimento que selou a chapa do contador Enézio Mariano para disputada da direção da União Cacerense de Associações de Moradores (UCAM), que ocorrerá no mês que vem. Um dos integrantes da chapa, revelou a Coluna, que Enézio não deve ter concorrentes e acabou deixando escapar que a nova gestão da UCAM, propôs ajudar a administração de Francis em troca de três coordenações na prefeitura.
 
Convulsão
 
Na Coluna anterior eu noticiei a volta dos Henry e a ida da ex-primeira dama, Andrea Carla para o gabinete do deputado doutor Leonardo (PDT) na Assembleia Legislativa. O assunto caiu como um meteoro entre os cabos eleitorais do ‘Leo’ que vão ter uma convulsão se cristalizar uma articulação para que o ex-prefeito Ricardo Henry substitua o ex-vereador Celio Silva na coordenação política do deputado cacerense.
 
Por quê?
 
Em função da conversa toda em torno da consolidação da Zona de Processamento de Mato Groso (ZPE), com sede em Cáceres, achei uma resposta simples para justificar para um cliente por que tenho duvidas da capacidade do governo do mini Collor em efetivá-la. ‘Se o Estado não está conseguindo repassar R$ 2 milhões mensais ao Hospital São Luiz, como vai arrumar R$ 15 milhões para estruturar a ZPE?’. 

Comentários

inserir comentário
14 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Marilza Benedita da Silva, em 09.02.2015 às 20:59

    Parabéns MILTON pela sua colocação, falou pouco mais falou bonito.

  • por Mário Figueiredo, em 09.02.2015 às 15:54

    Ditado antigo "Farinha do mesmo Saco" se separa o joio do trigo mas, o joio do joio....

  • por Abel Donato Deluqui, em 09.02.2015 às 11:10

    CHEGA DE RETROCESSO DR. LEONARDO. CELINHO, FAMÍLIA HENRY E LACERDAS IRÃO ATRAPALHAR A SUA CONTINUIDADE NA POLÍTICA ESSES ATRAPALHARAM A NOSSA REGIÃO POR MAIS DE VINTE ANOS, POR ISSO A CIDADE SE ENCONTRA NESSA SITUAÇÃO. LUTE SOZINHO AINDA QUE SEJA CONTRA TODOS DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA. VAMOS A LUTA, SEJA SEMELHANTE AO MAGUILA E AO RAUL SEIXAS, NÃO DESISTA NUNCA!

  • por marcio, em 09.02.2015 às 10:44

    são recursos diferente do um é da Saúde outro é de infraestrutura do qual maior parte vem de convênio. estadual/federal/privado

  • por Milton, em 09.02.2015 às 10:35

    Eu quero assistir de camarote os pessimistas quebrando a cara quando a ZPE estiver de fato funcionando. De pessimistas Cáceres está cheia, por favor Gonzaga, guarde para você esse sentimento de retrocesso. Você como profissional da comunicação também tem responsabilidade quando ao invés de estimular coloca dúvidas no progresso de Cáceres. Quanto ao Francis, penso que deve seguir em frente nas medidas tomadas e que não tenha medo da galera que só reclama e não dá solução para o problema.

  • por ENEZIO MARIANO DA COSTA, em 09.02.2015 às 10:06

    - Bom dia, amigos comunitário, gostaria de informa que no momento estamos apenas focado nas eleições da UCAM, já em relação a declaração de que existe alguma articulação para que a assumimos coordenação no municpio, declaramos que nao houve nenhuma conversa neste sentido. O que propomos é que trabalhamos de forma unida, entre os deputados federais, estaduais e a gestão municipal, para fortalecimento do movimento comunitários, transformando melhorias para as nossas comunidades.

  • por Gilmar, em 09.02.2015 às 09:09

    Dr. Leonardo, não deixe o nome do Sr. afundar nem um milimetro a mais exonere de mamando a caducando. Coloque pessoas de credibilidade, que multipliquem e não subtraiam. Políticos do passado nunca mais, esses caras vivem as custas dos cofres públicos a décadas, está na hora de ser cortado, o Sr. faz parte do novo vamos lá faça acontecer para não se tornar farinha do mesmo saco.

  • por Fatynha, em 08.02.2015 às 21:33

    Sempre admirei o trabalho do médico Leonardo e toda minha família votou nele por acreditar que ele pode fazer muito por Cáceres e região, no entanto é uma pena essas ervas daninhas que vem colando nele para tirar proveito e benefício em prol de si mesmo. Esse tal de Celio Silva é uma dessa ervas, já esteve na Câmara e nada fez pela city , pelo contrário, aproveitava o cargo que ocupava para ser um ser prepotente, se achava a última bolachinha do pacote,(fora as desonestidades escancaradas). Elevemos nossas orações aos céus para que esse mal disfarçado de bem seja banido do caminho do deputado. É isso, no entanto ninguém precisa concordar, essa é apenas minha opinião que um dia já votei nesse ser (Celio Silva), posteriormente me arrependi.

  • por kleber rocha, em 08.02.2015 às 21:30

    Grande deputado Dr. Leonardo cuidado pra não se acabar como os Henry.mas só foi ser eleito que já começa ser o verdadeiro politicos que estamos costumado a ver e ter aqui em cáceres . eu não acredito nesse Dr.

  • por Jose Roberto, em 08.02.2015 às 21:07

    UCAM...e outras sigras que fossem...de olho em Coordenações...Sera que e pra ajudar mesmo os Secretários...ou é o velho cabide de emprego...

Mais comentários
 
Sitevip Internet