Notícias / Saúde

08/02/2015 - 12:05

Cáceres pede profissionais ao 'Mais Médicos'

Por Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Cáceres pode ser mais um dos beneficiados com a expansão do Programa Mais Médicos. No total, 34 cidades e 1 Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) aderiram ao novo edital da iniciativa e solicitaram 61 profissionais para atuar no estado.

Em todo o país, são mais 4.146 vagas para atender 1.294 municípios e 12 distritos indígenas inscritos nesta nova fase do programa.

Com isso, o governo federal vai garantir em 2015 a permanência de 18.247 médicos nas unidades básicas de saúde do país, levando assistência para cerca de 63 milhões de pessoas.

Os municípios que solicitaram foram Alto Paraguai, Aripuanã, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Cáceres, Colíder, Confresa, Cotriguaçu, Cuiabá, Dom Aquino, Feliz Natal, Guarantã do Norte, Juína, Juruena, Mirassol dOeste, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Mutum, Nova Xavantina, Paranatinga, Poconé, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Terezinha, Santo Antônio do Leverger, São José dos Quatro Marcos, Sinop, Tangará da Serra, Várzea Grande e Vila Rica.

A expansão da iniciativa priorizou os municípios com dificuldade de contratar médicos na atenção básica, além de integrar os que já contavam com vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab).

A maioria (66%) das prefeituras atendidas no novo edital está dentro do critério de vulnerabilidade social e econômico. “A enorme adesão dos municípios mostra o impacto e a confiança que os gestores têm no programa, além da sua importância para a estruturação e expansão do atendimento. Essa nova etapa do Mais Médicos é uma oportunidade de ampliarmos e expandirmos o impacto do programa para 63 milhões de pessoas”, comemorou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

O Nordeste foi a região com o maior número de novas vagas, com abertura de 1.784 novas oportunidades.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por marcos, em 09.02.2015 às 09:51

    É melhor passar que faltar, Orlandir. Pra quem tem plano de saúde, só sabe pensar em si e pode pagar uma consulta particular, o Mais Médicos não serve. Pra quem vive na faixa da pobreza, é o milagre da vida. A maioria dos médicos brasileiros são arrogantes, por terem o título de Doutor, sem mesmo ter defendido qualquer tese. Esses médicos se acham acima de qualquer coisa e ser humano e precisam rever seus conceitos, "doutores". Tem que ter muitos médicos, mesmo. Afnal, estamos pagando esses médicos servidores públicos é pra TRA-BA-LHAR..... COPIÔ, "DOUTORES?"

  • por Fatnha, em 08.02.2015 às 21:16

    Sr Orlandir os médicos brasileiros precisam ser afrontados principalmente esses formados nas coxas, que afronta a população brasileira todos os dias com falta de compromisso atendimento de péssima qualidade, com falta de respeito ao ser humano por se acharem estrelas e algumas vezes até com falta de competência... Pronto falei. Não estou generalizando conheço excelentes profissionais médicos, mas de vez em quando chega uma safra em Cáceres que nem merece comentários

  • por Orlandir Cavalcante, em 08.02.2015 às 14:22

    Mas o Mais Médicos não presta é uma afronta aos médicos brasileiros, é um programa de Cuba e Venezuela Boliavrista... Cáceres é Bolivarista?

 
Sitevip Internet