Notícias / Brasil

08/02/2015 - 12:00

Crise Hídrica: Horário de verão pode ser estendido por mais um mês

Por O Dia

Reprodução / TV Globo

Ministro Eduardo Braga (Crédito: Reprodução / TV Globo)

Ministro Eduardo Braga

A ampliação do horário de verão por mais um mês é uma das alternativas que estão sendo estudadas pelo governo para diminuir o consumo de energia neste ano.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, uma reunião na próxima quinta-feira, com a presença de representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica e da Empresa de Pesquisa Energética, vai discutir se o prazo do horário diferenciado deverá ou não ser ampliado.

 
"Faremos uma avaliação no dia 12 de fevereiro para que nós possamos ter uma previsibilidade com relação ao ritmo hidrológico do final do mês de fevereiro e do começo do mês de março. E aí sim tomaremos uma decisão com relação ao horário de verão", disse o ministro de Minas e Energia Eduardo Braga, em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo.

O horário de verão começou no dia 19 de outubro para os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e, em princípio, acabaria no dia 22 de fevereiro. O principal objetivo da medida é reduzir o consumo de energia no horário de pico, registrado a partir das 18h, aproveitando melhor a luminosidade natural.

Um dos argumentos que será debatido pelos técnicos é o deslocamento que vem sendo verificado neste horário de maior consumo de energia, que ultimamente tem sido registrado por volta das 14h. Neste caso, a prorrogação do horário de verão não seria necessária.

Segundo o ministério, não há, em princípio, uma predisposição do governo em ampliar o período de vigência do horário de verão, esta é apenas uma das alternativas que estão em estudo, mas não há nada definido. No início do horário de verão deste ano, a estimativa do governo era uma economia de R$ 278 milhões, com geração de energia térmica no horário de pico. Na edição anterior, a economia foi R$ 405 milhões.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Dias, em 09.02.2015 às 10:49

    Se for estendida o horário de verão, que seja nos estados do Sul e Sudeste, pois pra nós não está trazendo economia nenhuma.

  • por jerre, em 08.02.2015 às 14:14

    Por falta de competência governamental com relação a projectos, planificações, estudos, entre outros de responsabilidade de governo o povo que toma, acho engraçado que no auge da incompetência aumenta taxas de água, luz, combustível e tudo isso porque o governo não tem planeamento de estrutura competente,aí quem leva à fama e o prejuízo e o povo ! como outro exemplo citamos a petrobras que foi bilhonariame nte estucada por bandidos disfarçados de político e agora o povo que leva !! saiu uma propaganda na TV de superação da petrobras mas nós sabemos que tipo de superação e essa ! em todos os estores da política o caos se instala por pura ganância, incompetência e bandidagem!!

 
Sitevip Internet