Notícias / Cultura

02/02/2015 - 09:45

Capoeiristas de Cáceres reverenciam aniversário de morte do mestre Bimba

Por Expressão Notícias

Facebook

 (Crédito: Facebook)
Grupos de capoeiras de todo país, reúnem-se no próximo dia 5 para reverenciar o aniversário de morte de Manoel dos Reis Machado, conhecido “Mestre Bimba”, considerado rei da capoeira, um dos responsáveis pela introdução e valorização do esporte, em nível nacional. Em Cáceres, a data será de reflexão pelos integrantes do Centro Cultural de Capoeira Ona-Rerê.

Baiano mestre Bimba nasceu em 1900 e faleceu em 1974 deixando um legado de disciplina e carisma. Representante do grupo, em Cáceres, o professor Roberto Vieira, enfatiza que a data é, realmente, para refletir sobre as dificuldades da introdução da capoeira no Brasil.

“Mestre Bimba enfrentou os percalços da ilegalidade na luta da capoeira, ensinando em fundo de quintal até a legalidade com a revogação da lei em 1947” diz Vieira lembrando que Mestre Bimba criou o seu próprio estilo “o regional” muito combativo, orgulho do povo baiano.

“No próximo dia 5 estaremos acendendo uma vela em seu louvor. Oramos a Deus para que o tenha em bom lugar, pois aqui ele cumpriu o seu dever com galhardia”. Diz que a capoeira caminha de forma incansável. Foi reconhecida pela UNESCO como patrimônio da humanidade em 26 de novembro de 2014. Parabéns mestre Bimba

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet