Notícias / Politica

01/02/2015 - 14:15 | Atualizado em 01/02/2015 - 15:23

Guilherme Maluf é eleito presidente da Assembleia com 23 votos. Leonardo ficou fora da mesa

Por Midia News

Wilson Maradona

 (Crédito: Wilson Maradona)
 
O deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) e Ondanir Bortolini, o Nininho (PR),foram eleitos presidente e primeiro-secretário, respectivamente, da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. 
Os deputados conseguiram 23 votos a seu favor. Apenas um voto foi em branco.

O parlamentar era apoiado pelo governador Pedro Taques (PDT).

Além de ambos, a chapa vitoriosa é composta pelo deputado Eduardo Botelho (PSB) na 1ª vice-presidência e Pedro Satélite (PSD), como 2º vice, Wagner Ramos (PR), como 2º secretário, Max Russi (PSB), como 3º secretário, e Baiano Filho como 4º secretário.

A eleição foi marcada pela desistência dos então candidatos à presidência Zeca Viana (PDT) e Emanuel Pinheiro (PR).

Antes da votação, Pinheiro chegou a cogitar a possibilidade de pedir o adiamento da votação. No entanto, por ser minoria, o parlamentar recuou.

Durante uso da tribuna, o deputado usou o discurso de Taques em 2013, enquanto pleiteava a presidência do Senado contra o senador Renan Calheiros (PMDB).

“Quis mostrar que a Casa não e um apêndice, puxadinho do Paiaguás. E é como derrotado que posso dizer que a sociedade clama por mudanças e da compreensão do nosso papel como parlamentar. Me candidatei à presidência para evitar as inúmeras intervenções do Executivo disse.

Os deputados Gilmar Fabris (PSD), Janaina Riva (PSD), Zé do Pátio (SD) e Mauro Savi (PR), que ficaram isolados após Maluf conseguir a maioria dos votos usaram a tribuna para agradecer o apoio de Zeca.

Todos se colocaram como “leprosos”, após Taques articular de modo a vetar a presença deles na chapa de Maluf.

“Realmente, existiram vetos e não foram poucos. Alguns estão na chapa do Maluf, mas foram vetados na nossa chapa. Juntos, eu e Savi passamos dos mais de 100 mil votos. Quem perde com sua ausência na Mesa é o Estado”, disse Janaina. 

“A minha preocupação sempre foi que o Legislativo não cedesse as vontades do Poder Executivo. Mas garanto nossa lealdade ao Zeca, porque nossa palavra dada uma vez não volta atrás. Podem ter certeza que a governabilidade está assegurada graças a sua lealdade. Posso estar no grupo dos leprosos, mas temos voto e força dentro dessa Casa”, afirmou a deputada.

Já o deputado Gilmar Fabris afirmou que o presidente eleito precisa coordenar e Mesa com transparência e de modo que integre todos os 24 parlamentares.

“O vencedor será presidente de um poder, não é de A, B ou 17. É poder do Legislativo. E assim terá que ter essa postura. Até porque, um só deputado aqui coloca presidente, primeiro-secretário e qualquer outro na rua. Se alguém pensar que vai fazer farra na Assembleia está enganado”, disse.

Discurso

Após eleito, em seu discurso, Maluf afirmou que irá trabalhar pela unidade do parlamento. Ele negou eu tenha traído qualquer um dos deputados.

“Estou certo que a independência do Legislativo é cláusula pétrea e deverá nortear o nosso mandato. Procuramos montar uma Mesa pluripartidária. E, ao longo do processo, em nenhum momento trai compromisso, quis que houvesse um consenso do grupo”, afirmou. 

“A função que agora começo a exercer, exige como poucas diálogo e compreensão das matérias aqui tratadas. Para tanto vamos fortalece os mandatos dos deputados e das lideranças do Governo. Cada um dos membros da Mesa assumirá novas funções que darão agilidades no cumprimento do nosso dever”, disse.

Por fim, Maluf afirmou que dará transparência a todos os gastos do Legislativo.

“Nosso compromisso é com o povo e vamos prestar contas de todos os gastos. Tudo será divulgado de forma clara para o cidadão fiscalizar a Assembleia. Estou consciente das dificuldade que irei enfrentar ante o desgaste dos poderes. Mas me sinto preparado para enfrentar esse novo desafio”, completou o deputado.

Baixaria
 
Os deputados Zeca Viana (PDT) e Baiano Filho (PMDB) bateram boca na manhã deste domingo (1), antes da tomarem posse na Assembleia Legislativa. Eles estavam em uma sala vip do teatro Zulmira Canavarros, onde ocorreu a posse. 

No local, também estava o governador Pedro Taques (PDT) e vários secretários de Estado. 

Segundo apurou a reportagem, os dois parlamentares discutiram por causa dos desdobramentos da eleição da Mesa Diretora, em que o Palácio Paiaguás, segundo Viana, trocou cargos por votos em favor da chapa liderada por Guilherme Maluf (PSDB). 

Zeca Viana, aliado de primeira hora de Taques, questionou o fato de o Governo do Estado ter destinado cargos a Baiano Filho, na Região do Araguaia. O clima ficou tenso. Ambos se xingaram de "vagabundo", "safado" e "sem vergonha". 

Foi preciso que outros parlamentares intercedessem para que os dois não partissem para agressões físicas. 

Um dos deputados tirou Taques do meio do fogo cruzado e o colocou em um canto da sala, para evitar maiores constrangimentos.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por ricardo, em 02.02.2015 às 12:45

    Sr. Adriano vou te contestar. Você acha que após várias discussões que começaram logo após divulgação dos nomes dos deputados e brigas pessoais e partidarias pela presidência vão fazer algo para o povo? Esta eleição custou caro e quem vai pagar a fatura somos nós, o povo. Como você acha que ele conseguiu 23 votos?

  • por Adriano, em 02.02.2015 às 10:58

    Agora sob nova presidência, a Casa de Leis deve observar as diretrizes constitucionais concernentes a servidores públicos efetivos e comissionados, nomeando aqueles e adequando estes às situações previstas na Lei Maior, ou seja, percentual mínimo e atribuições afetas APENAS aos cargos de direção, chefia e assessoramento (art. 37, V). Nós, aprovados no último concurso da ALMT, aguardamos ansiosamente que o Deputado Guilherme Maluf, eleito presidente, realize as mudanças necessárias, notadamente a de equipar a Casa de Leis com mão de obra qualificada e divorciada de esquemas, apadrinhamentos, "cabide de emprego", etc. NOMEAÇÃO DOS APROVADOS JÁ!!

 
Sitevip Internet