Notícias / Cidade

31/01/2015 - 10:08

Cáceres já se articula para virar polo de turismo de aventura

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
Cáceres que é conhecida mundialmente por conta do Pantanal, graças ao trabalho de empreendedores individuais, aos poucos está descobrindo e explorando sua vocação natural, o Turismo.
 
Um dos exemplos dessa nova fase é o Turismo Rural. Com estrutura consolidada, fazendas como a histórica Jacobina, abriram suas porteiras para mostrar suas belezas e culinária.
 
Entusiasmados com o sucesso dos vizinhos Agua Milagrosa, São Silvestre, Sol da Serra e Ponta do Morro, a proprietária da Fazenda Ecológica Gavião Real, Marcilia Ferreira, também resolveu entrar no negócio.
 
Para diferir dos vizinhos, ela resolveu focar no Ecoturismo e Turismo de Aventura.
 
A ideia está aproveitando as trilhas que permitem o contato com a natureza, a observação de pássaros / birdwathing, e plantas típicas da região.
 
O turista que se dispor a conhecer a Fazenda poderá desfrutar ainda de um delicioso café da manhã típico de fazenda servido sempre antes de qualquer atividade.
 
Entre os principais atrativos estão o belo Mirante do Gavião no topo da Serra do Quilombo e a magnifica Cachoeira das Sete Quedas, um complexo de quedas d’água e corredeiras sem igual na região, ideal para quem procura se refrescar nos finais de semana e fugir do barulho da cidade.
 
Porém, é na Cachoeira Sete Quedas que está se desenvolvendo a prática da atividade conhecida como Cachoeirismo ou Cannyonig.
 
Trata-se da prática do Rapel, uma técnica emprestada da escalada e adaptada à descida de cachoeiras.
O cachoeirismo tem adeptos em todo o Brasil, e atrai um grande número de turistas.
Em Mato Grosso, os principais pontos de prática desta atividade são Chapada dos Guimarães, Jaciara e Juscimeira.
 
A meta empreendimento, segundo Marcilia Ferreira, é transformar Cáceres em mais um pólo do Turismo de Aventura dentro do Estado, pretendendo explorar além do Rapel, outras atividades como Trecking, Montanhismo, Escalada, Montain Bike, Passeios à Cavalo, Observação de pássaros (birdwatching), Camping, além é claro de desenvolver a cultura e geração de renda local, enxergando no turismo uma fonte sustentável de geração de renda e principalmente de conservação do meio ambiente.
 
Treinamento

Para quem gostaria de praticar rapel de cachoeira, a fazenda oferece um treinamento com o rapeleiro Daniel Bretas Fernandes, membro fundador da equipe Rapeleiros do Cerrado, e que é Condutor de Turismo de Aventura certificado pela Cruz Vermelha do Brasil e pela Associação as Empresas Brasileiras de Turismo de Aventura – Abeta.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Aline, em 03.02.2015 às 09:35

    E tel. pra contato pra quem quer fazer?

 
Sitevip Internet