Notícias / Politica

29/01/2015 - 15:47

Prefeitura de Cáceres vai ‘ajustar’ a cobrança do IPTU

Por Jornal Oeste

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Ainda não valerá para cobrança deste ano que será lançada em março, mas para 2016, contribuintes que pagam valores irrisórios do IPTU em Cáceres deverão ter o valor do imposto ajustado.
 
A informação que já havia sido adiantada ao Jornal Oeste, foi confirmada pelo secretário de Fazenda, Júnior Cezar Dias Trindade, em entrevista na edição de hoje, 29, do jornal Correio Cacerense.
 
Ao JO, o secretário fez questão de afirmar que não se trata de aumento da alíquota, mas sim correção de distorções.
 
Ainda conforme o secretário, o ajuste será feito a partir da contratação de uma empresa especializada que ao lado dos fiscais do município vão promover o recadastramento dos contribuintes, realizando a medição dos imóveis para definir o tamanho do terreno e do que está construído sobre ele.
 
Além de promover o que chama de justiça fiscal, o secretário ressaltou que a medida permitirá ainda o cadastramento de imóveis que não pagam o imposto.
 
Junior Cezar Dias acrescentou que medida foi determinada pelo prefeito Francis Maris (PMDB), depois que o setor de tributos detectou que milhares de imóveis cadastrados junto ao município, muitos deles localizados na área central e em bairros tidos como de alto padrão, estão pagando valores irrisórios.
 
‘Constatamos casos de verdadeiras mansões localizadas na Rua da Maravilha e no centro da cidade que não pagam nem R$ 100 reais por ano. Encontramos inclusive um caso de um imóvel no centro que o valor anual do IPTU é de R$ 9 reais e ainda está em débito’, revelou afirmando que esse tipo de situação é um desrespeito à população que paga corretamente o seu imposto.

Comentários

inserir comentário
8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jovem Cidadão, em 31.01.2015 às 09:11

    Bom dia A última vez que a arrumaram a minha rua foi em 2010. Votei no Francis com intuito de mudar a gestão pública, já que ele é empresário, porém muito pouco foi melhorado até agora. Acorda prefeito! Elegendo esse bando de incompetentes para secretarias essenciais do seu governo. É o fim do mundo! E ainda quer cobrar mais caro no IPTU ? Que tal o senhor sair da sua empresa e ir para a prefeitura e exercer sua atual função de prefeito? E ainda está falando por aí em reeleição...é o fim da picada

  • por EU, em 30.01.2015 às 12:29

    EU PAGO O MEU IPTU SEMPRE ANTES DO VENCIMENTO E AGORA A RUA EM QUE MORO A PREFEITURA FOI LÁ E JOGOU O LIXO DO CANAL QUE ELES LIMPARAM ,NO MEIO DA RUA E JÁ FAZ 4 MESES E NÃO SÃO CAPAZES DE IR LÁ E RETIRAREM O LIXO.DEPOIS VEM COM ESSA CONVERSA MOLE QUE TEMOS QUE PAGAR O IPTU QUE OS RECURSOS IRÃO REVERTER EM BENEFÍCIOS PARA A POPULAÇÃO.A RUA É A DAS MEMBECAS.

  • por João Edson Fanaia, em 30.01.2015 às 09:34

    Medida correta. Importa ressaltar que é fundamental que os não pagadores, ou com valores irrisórios sejam devidamente cobrados. Caso contrário, os contribuintes assíduos ficam prejudicados. Não há a menor dúvida de que alguns proprietários são taxados em valores bem inferiores ao da área construída e curiosamente reclamam por serviços públicos de qualidade. A aplicação correta da tributação é também fundamental caso a Prefeitura queira ganhar a confiança do munícipe. No Brasil é assim, muitos pagam para que uma boa parte não recolha absolutamente nada. Com relação à divida ativa, há alguma iniciativa da Prefeitura?

  • por flavio de pinho, em 30.01.2015 às 00:52

    É, EU JÁ COMENTAVA OU MELHOR PERGUNTAVA SE A PREFEITURA DE CÁCERES SERIA: ME, LTDA OU S.A. O PRIMEIRO PASSO FOI A ADESÃO AO CONTRATO DURALEX SISTEMAS, VEIO A ASSESSORIA NA SAÚDE, CRIOU-SE A SECRETARIA DE FAZENDA PARA CONTRATAR UMA NOVA EMPRESA PARA CALCULAR E REAJUSTAR VALORES DE IPTU, BEM NA EDUCAÇÃO JÁ HOUVE CASOS DE EMPRESA DE TRANSPORTE, NA ADMINISTRAÇÃO TEMOS A SILVIA GONÇALVES E EQUIPE, NA OBRAS E SERVIÇOS URBANOS TEMOS A IMPACTO, TEREMOS A SAEC DO PAULO, AH, SIM ESTAVA ME ESQUECENDO DA MANUTENÇÃO DA FROTA, FEITA PELOS PARREIRA. É, E O SALÁRIO DO SERVIDOR: Ó !!!

  • por Luiz Antonio, em 29.01.2015 às 21:05

    seja competente para cobrar quem não paga, nós que pagamos estamos cansado dessa má gestão. Não mexe no meu IPTU, pois eu pago ele todo ano. Mexe com quem não paga Prefeito e Secretario.

  • por goveia, em 29.01.2015 às 20:11

    quando é para arrancar o couro da costa do povo não pensa duas vez, mas quando é para reajustar os salarios defasados dos funcionarios até entra na justiça p não acontecer, não é senhor prefeito?????

  • por Dário, em 29.01.2015 às 17:22

    Corrigir distorções aumentando impostos o prefeito aprova e homologa, porém, corrigir defasagem salarial dos servidores ele veta. Eta prefeito bom! O eleitor cacerense merece!

  • por souza, em 29.01.2015 às 16:46

    eu quero saber dos beneficios para a cidade. cadê o secretário de obras. O que está fazendo o que irá fazer. Moro a 4 anos e nunca deram manutenção na minha rua buraco poças da`gua e nada.

 
Sitevip Internet