Notícias / Cidade

28/01/2015 - 11:49 | Atualizado em 29/01/2015 - 08:04

​Sortica diz que reportagem do Fantástico generalizou advogados, mas admite que há profissionais que não agem com ética

Por Jornal Oeste

Jornal Oeste

 (Crédito: Jornal Oeste)
O presidente da 3ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Cáceres, Eduardo Sortica de Lima, afirmou que a reportagem exibida pelo programa Fantástico da Rede Globo, no último domingo, 24, sobre a apropriação de valores pagos em processos de requerimento de aposentadoria, errou ao generalizar a categoria.
 
Ele também compartilha da opinião do presidente da OAB de Mato Grosso, Mauricio Aude, que em entrevista a mídia da Capital este semana, criticou a interferência do Ministério Público, que no caso da reportagem, está atravessando na relação contratual entre o advogado e seu cliente, o que ilegal e imoral.
 
Sortica disse ainda que a matéria do Fantástico também errou ao não mencionar que as OABs de todo o País, possuem comissões de ética que punem inclusive com exclusão dos seus quadros, profissionais que não agem dentro da legalidade.
 
Ele citou que em Cáceres, por exemplo, nos últimos meses a OAB recebeu queixas e abriu procedimento contra três advogados por cobranças excessivas e apropriação indevida de honorários e que um deles foi excluído do quando da Ordem.
 
Sortica lembrou que só no ano passado, seis advogados foram excluídos da OAB em todo Estado pelos mesmos motivos.
 
No caso especifico de Cáceres, ele explica que provavelmente pela forma de agir da atual diretoria da 3ª Subseção, as pessoas passaram a procurar Ordem para se queixar da conduta de seus advogados.
 
O presidente da OAB Cacerense, explicou que a Ordem possui uma tabela de honorários que varia de 10% a 30%, porém os percentuais podem ser maiores e diferenciados conforme o tipo de demanda.
 
Ele citou como exemplo, as ações para requerimento de aposentadoria por idade e por invalidez.  Sortica afirmou que em função da condição financeira do cliente e da demora para conclusão dos processos, o advogado acaba tendo que bancar todas as custas, inclusive com viagens e deslocamentos para pericias.
 
Para que os advogados não sejam execrados, como no caso da matéria do Fantástico, o presidente da OAB recomenda que seja feito um contrato com as condições da prestação do serviço.

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por vitoria, em 29.01.2015 às 14:59

    Vale apena investigar porque os advogados malandro aproveitam do que não é deles e continua impuni porque feliz daquele que consegue dar queixa porque a OAB em Cáceres nunca tem ninguém para receber a queixa eu mesma fiquei mais de seis meses tentando agendar um dia para dar queixa de um charlatão que continua dando golpe mas não consegui.

  • por Claudio, em 29.01.2015 às 10:28

    A verdade as vezes dói. Mas em toda as profissões tem seu lado podre, assume OAB. Não diferente, na Comarca de Mirassol existem advogados charlatões ludibriando os aposentados.

  • por ALMIR, em 29.01.2015 às 08:35

    esse tal de SORTICA...esta defendendo uma causa e não esta sendo ético....não existe taxações em ações de aposentadoria...e são em totalidade que os advogados ficam enrrolando os pobres coitados pra ficar com 50% ou mais da aposentadoria do retroativo e ainda ficam recebendo meses do salario dos coitados....se pode denunciar se o mesmo vai receber duas vezes...o que a OAB teria se manifestar contra a CORRUPÇÃO ESCANCARADA NESTE PAIS....E SE TEM JUSTIÇA...PACTUAM COM O QUE ESTA ACONTECENDO

  • por Alberto Soriano, em 28.01.2015 às 18:57

    De início, devemos lembrar que os processos de aposentadoria por invalidez e idade, em Cáceres, correm na Justiça Federal, e são isentos de custas, a perícia realizada é paga pelo TRF, e os feitos da Justiça Federal não demoram tanto!!!!! Lembremos ainda os famosos "pacas" que captam os idosos nos mais diversos rincões e remotos locais do município..... Vale a reflexão.....

  • por Joaquim I. Souto Fontes, em 28.01.2015 às 16:07

    Causam-me asco!!!

  • por flavio de pinho, em 28.01.2015 às 14:13

    - EM TERRA DE CEGO, QUEM TEM OLHO É REI: - DINHEIRO DE TROUXA É MATULA DE MALANDRO OU SERÁ: - O MUNDO É DOS MAIS ESPERTOS ???

 
Sitevip Internet