Notícias / Mato Grosso

27/01/2015 - 12:48

Juvam de Cáceres recebe barco para fiscalização ambiental

Por Mariana Vianna

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso entregou ao Juizado Volante Ambiental (Juvam) oito barcos para potencializar as ações de fiscalização do setor na Capital e no interior do Estado.

A cerimônia de entrega foi realizada no fórum de Cuiabá, na última sexta-feira (23/01).

Além da Capital, as unidades do Juvam de Cáceres, Barra do Garças e Rondonópolis receberam dois barcos cada uma.

 
Para o Sargento Gilberto da Costa e Souza, policial militar que atua no Juvam de Cuiabá, a doação dos barcos vai melhorar significativamente o trabalho de apuração das denúncias de fiscalização fluvial.

“Recebemos muitas denúncias relativas à pesca predatória, pescado fora da medida, atividades ilegais de dragas e desmatamento em áreas de preservação permanente nas margens dos rios. Agora, com mais uma lancha e um barco, vamos poder expandir ainda mais a nossa atuação”, explica Gilberto.

 
Servidora do Juvam de Rondonópolis desde a sua criação, Elza Maria Gonçalo Prado conta que, com os novos barcos, a unidade vai ter mais liberdade para atender denúncias e fazer vistorias. “Antes tínhamos que contar com a colaboração dos parceiros para realizar os atendimentos fluviais, agora não mais. Houve um grande investimento por parte da atual gestão no Juvam, recebemos materiais pra fiscalização em geral e agora os barcos”, ressalta Elza.
 
O presidente do TJMT, desembargador Orlando de Almeida Perri, afirma que o Poder Judiciário tem se preocupado em desenvolver ações visando a preservação ambiental, ainda que não seja competência imediata do Judiciário esse tipo de ação.

“Nós procuramos durante toda a nossa gestão estruturar as unidades do Juvam e para isso procuramos adquirir todos os equipamentos necessários, a começar por veículos e barcos, para fazer a fiscalização do nosso meio ambiente”, afirma Perri.

 
Rodrigo Curvo, juiz titular do Juizado Volante Ambiental, destaca que a iniciativa demonstra a preocupação do Judiciário de Mato Grosso com a preservação ambiental.

“O Juvam ganhou especial atenção nesta gestão. Com a obtenção dos equipamentos, as equipes de fiscalização do Juvam e o Núcleo da Polícia Ambiental, que está vinculado ao juizado, ganham condições de executar operações mais complexas nas margens dos rios”, esclarece o magistrado

 
DENÚNCIAS – O Juizado Volante Ambiental recebe denúncias de crimes ambientais na Capital e no interior. As unidades também atendem casos de poluição sonora, crime de maus tratos, depósitos irregulares de lixo, entre outros. Para denunciar, entre em contato pelo telefone (65)3642-4064.  

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por CICERO KURTZ, em 28.01.2015 às 14:57

    parabenizo a medida da doação das embarcações , mas sei também da dificuldade dos nossos agentes na hora de ter uma cota razoável de combustível diário para fazer a fiscalização, pois barco no seco não faz apreensões, e com uma boa cota e uma estratégia de ação mais planejada poderíamos ter resultados surpreendentes de apreensões até dentro do perímetro urbano, mas como todos sabem os contraventores só trabalhão á noite e é um horário que a fiscalização não atua diariamente, esperamos que com condições de trabalho e planejamento das ações o RIO PARAGUAI VAI AGRADECER .

  • por Mário Figueiredo, em 27.01.2015 às 21:26

    A fiscalização é urgente aproveita e leva o Promotor para conhecer como funciona a coisa assim talvez ele para de falar besteira e dar prejuízo para nossa já combalida economia.

 
Sitevip Internet