Notícias / Educação

27/01/2015 - 11:07

Técnicos da Unemat querem pagamento de insalubridade para quem trabalha a noite

Por http://www.sintesmat.org.br/

http://www.sintesmat.org.br/

 (Crédito: http://www.sintesmat.org.br/)
Membros da Diretoria Executiva do SINTESMAT reunira-se ontem a tarde (26/01) com a Reitora Ana Maria Di Renzo. Na reunião foram tratado os seguintes assuntos: encaminhamento de revisão da lei de carreira, Pagamentos de Insalubridade e Adicional noturno.

Quanto as alterações da Lei de Carreira (321/2008), o presidente do sindicato informou sobre a necessidade de dar continuidade no processo que solicita o aproveitamento do tempo de serviço em outros órgãos para fins de elevação de nível.

De acordo com o presidente, o processo foi suspenso devido ao processo eleitoral do ano passado, no entanto, há um parecer emitido pela equipe técnica da SAD que trata o assunto como plausível e exeqüível, uma vez que tal alteração já existe em outras leis de carreira do Estado.

Como o processo já está em andamento, a reitora concordou que deve ser provocado o Estado para que dêem continuidade, encaminhando para a Assembléia Legislativa, para sua aprovação e sanção do governador, se comprometendo a acompanhar o processo para que seja aprovado o mais breve possível.


Outro ponto que foi tratado foi com relação à quebra de interstício para elevação de classe, que é um anseio antigo dos servidores. Neste quesito, a reitora solicitou um prazo para que a equipe técnica faça um levantamento dos impactos financeiros para só então voltar a conversar sobre o assunto.

Ana Di Renzo considera o pleito justo se comprometendo a buscar implementar tal solicitação, no entanto, solicitou cautela, pois precisa conhecer primeiro quais são os impactos sobre o orçamento da Instituição.


Com relação ao adicional de Insalubridade, a reitora informou que irá solicitar ao pró-reitor de Administração Valter Danzer, para que verifique o que é necessário para a real implementação da lei, já que esse beneficio foi conquistado em agosto de 2013, e até o momento não foi implementado.

Quanto ao adicional noturno, a reitora informou que solicitará um estudo para identificar o numero de servidores que possuem esse direito e quais ações serão tomadas para assegurar o cumprimento das obrigações do Estado.

Participaram da reunião: o Presidente do SINTESMAT Luiz Wanderlei, o Tesoureiro, Luiz Mar Faquini JR., o Diretor de assuntos Juridicos, Carlos Roberto Jr., o Agente Univ. Luis Eduardo, além da Reitora Ana Di Renzo.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jack, em 27.01.2015 às 21:06

    Tem muito técnico que fica perambulando pelos corredores da UNEMAT fingindo que está trabalhando... Outros ainda ficam no zap-zap o dia inteiro, gastando ar-condicionado... Gostaria de ver o SINTESMAT pontuar a favor da punição desses "TAES". COMO SABER QUEM SÃO? Basta ficar nos corredores ou acessar a página do Face de cada servidor... e checar o horários das postagens de cada um, coincidentemente se dão na hora do expediente...

  • por luiza, em 27.01.2015 às 17:50

    Ai é sindicato sério! Com a pauta na mão e as dicas de como torna-las real, é assim que se negocia não como um certo sindicato que só quando estava no gabimete so chefe lembrou que não tinha feito a pauta. Poderiam voces buscar umas aulas com esse pessoal ai, mas olha gente cobra e cobra caro, afinal liderrança e pra quem tem nao pra qualquer zé pre que té.

  • por Luiz Wanderlei - Presidente do Sintesmat, em 27.01.2015 às 16:20

    Só para esclarecer: O que foi solicitado é o pagamento do adicional de Insalubridade para quem trabalha em locais que podem levar riscos a Saúde do profissional, tais como técnicos de laboratórios. Aliás, o adicional de insalubridade esta aprovado em lei, desde agosto de 2013 (LEI COMPLEMENTAR Nº 502, DE 07 DE AGOSTO DE 2013), o que falta é a aplicação da lei. Quanto ao adicional noturno, são para todos os servidores que exercem funções após as 22:00 conforme estabelece a lei, não só para o serviço publico, mas para todos os trabalhadores, mais uma vez, a lei já existe o que falta é a aplicação dela.

  • por Servidor, em 27.01.2015 às 13:39

    O Adicional em questão evidentemente não se aplicará ao trabalho em sala de aula, mas aos técnicos de laboratório que trabalham com produtos químicos como por exemplo tanques de formol imprescindíveis as atividades de ensino e pesquisa. Quanto ao curso de medicina esclareço, que é um excelente curso que contribuirá em muito para a melhoria do interior do estado de Mato Grosso, assim como os demais vem contribuindo ao longo da história da Unemat.

  • por sem nome, em 27.01.2015 às 12:21

    Mas, o que há de insalubre no trabalho de um professor a noite? Mosquitos? Essa petezada não sabe mais o que inventar para sugar as tetas do governo. E o curso de medicina, já melhorou? Os

 
Sitevip Internet