Notícias / Saúde

24/01/2015 - 16:27

Médicos de Cáceres vão suspender atendimento pelo SUS

Por Sinézio Alcântara

Ronivon Barros

 (Crédito: Ronivon Barros)
Médicos pediatras, obstetras, clínicos gerais e cirurgiões, além de atendentes do Hospital São Luiz, em Cáceres, ameaçam, mais uma vez, suspender as atividades por falta de pagamentos. A suspensão das consultas e cirurgias eletivas pode acontecer a qualquer momento. Os profissionais reclamam que estão com os salários atrasados há mais de quatro meses. A direção do hospital admite a falta de pagamento, mas evita falar sobre o assunto.

Os médicos atribuem a responsabilidade da demora do pagamento ao governo do Estado que, segundo eles, desde o mês de setembro do ano passado não efetua os repasses devidos ao hospital. O débito com o hospital, conforme os médicos, chega a R$ 5 milhões. Se confirmada a paralisação, será a primeira neste ano, sob o governo de Pedro Taques.

Em 2014, por pelo menos três vezes as consultas e cirurgias foram suspensas, temporariamente, pelo atraso nos repasses dos recursos pela Secretaria de Saúde. A situação é preocupante, levando em conta que cerca de 90% dos procedimentos realizados pelo hospital é da rede pública.

O hospital realiza, em média, 570 internações, 750 consultas e 250 cirurgias eletivas, pelo SUS, mensalmente. “Infelizmente, quem mais será prejudicado serão os pacientes mais humildes que necessitam de atendimento pela rede pública, já que a maioria dos atendimentos do hospital é pelo SUS”, afirma um médico. Considerado o maior da região, o hospital São Luiz atende pacientes de 23 municípios e até de Rondônia e da Bolívia.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por LAUDAIR, em 25.01.2015 às 20:44

    DRASTICO A HERANÇA DEIXADA PELO EX GESTOR DO ESTADO, BEM COMO DA MÁ CONDUÇÃO NA REALIZAÇÃO DA COPA NO PANTANAL

 
Sitevip Internet