Notícias / Cidade

24/01/2015 - 11:19

Cáceres não está recebendo dinheiro arrecadado com multas aplicadas na cidade

Por Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Induzido ao erro pela coordenadoria de transito da prefeitura de Cáceres, o Jornal Oeste, noticiou recentemente que o município havia formalizado um convenio com a Policia Militar para que ela retome a fiscalização do transito da cidade.
 
Com a veiculação da noticia, o JO, foi informado por uma fonte ligada ao município que o convênio não foi formalizado porque Cáceres está inserida no Sistema de Inadimplentes do governo do Estado, por não ter recolhido uma multa junto a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, hoje no valor de um milhão de reais.
 
Procurado pela reportagem, o prefeito Francis Maris (PMDB), confirmou a informação e disse que a multa é uma ‘herança maldita’ da administração do ex-prefeito Ricardo Henry (PP), e foi aplicada porque o município ignorou as recomendações do órgão ambiental para proibir sepultamentos nos cemitérios São João Batista e São Miguel Arcanjo (Junco), porque ambos estavam contaminando o lençol freático de uma ampla área onde estão instalados.
 
Francis explicou que apesar do município ter baixado um Decreto na administração posterior do prefeito Tulio Fontes (PSB), atendendo parte das recomendações e entrado com um recurso contra a multa, à punição foi mantida.
 
O prefeito acrescentou que a procuradoria geral já interpôs um novo recurso para tentar reverter à situação.
 
Ele ressaltou que além da falta de recursos para pagar a multa, a defesa do município também argumentará que é impossível do ponto de vista financeiro e técnico promover a exumação e transferência para outro local, dos corpos que estão sepultados ‘no chão’ como quer a Sema.
 
No Relatório Técnico de Inspeção nº. 005/2008 que levou o Ministério Público Estadual a instaurar a Ação Civil Pública nº. 1112/2008 que foi acatada pela 5ª Vara Cível da Comarca, a Sema diz que os corpos em decomposição estavam produzindo um chorume que estaria contaminando poços e o lençol freático que alimenta vertentes subterrâneas que desaguam no rio Paraguai.
 
O prefeito lamentou que a falta de competência de uma outra gestão esteja gerando prejuízos ao município. Ele lembrou que a não efetivação do convênio para fiscalização do trânsito, por exemplo, está fazendo com que o município deixe de arrecadar cerca de R$ 2 milhões por ano com o IPVA.
 
O coordenador de Trânsito, Eduardo José da Silva, que tomou conhecimento da inexistência do convênio pela reportagem, afirmou que mesmo sem ele, a Policia Militar tem prerrogativas constitucionais para punir as infrações trânsito.
 
‘O convênio e apenas um instrumento oficial para garantir que o município receba a metade do valor da multa’, completou.

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por O SERVIDOR, em 27.01.2015 às 21:13

    EDUARDO VOMOS COLOCAR OS AGENTE DE TRANSITO MUNICIPAL NA RUA PARA FISCALIZAR OS MAUS CONDUTIRES

  • por CACERENSE FELIZ., em 24.01.2015 às 15:42

    Graças a Deus!!! Análise a competência das autuação, pois muitas podem ser anuladas,caso seja de competência do município a autuação é perfeitamente possível a anulação da infração. Logo abaixo as competências para autuação. Vide: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:fuDqm7NiQfcJ:www.geipot.gov.br/download/1998/98-13-Resol66.doc Resolu%C3%83%C2%A7%C3%83%C2%A3o do CONTRAN n%C3%82%C2%BA 66&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br

 
Sitevip Internet