Notícias / Cidade

20/01/2015 - 10:03

Chiquitanos criam duas novas aldeias em Porto Esperidião

Por Roselma Crescente/Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Recentemente, o prefeito de Porto Esperidião, José Roberto de Oliveira Rodrigues, Zé do PT, recebeu em seu gabinete lideranças indígenas das aldeias PAAMA MASTAKAMA ( Lua Bonita) e NAUTUKIRS PISIORS (Aroeira Florida ), localizada a 150 quilômetros do município.

Na ocasião o Cacique Mariano Cesário Lopes Joviu apresentou as demandas dos indígenas e destacou como prioridade, ampliação na rede de água e melhorias  na infraestrutura do local.
 
O prefeito afirmou que o executivo fará o que for possível para contribuir na melhoria da qualidade de vida da comunidade.
 
Ele enfatizou ainda que a sua administração tem tratado a questão indígena com muita responsabilidade, respeito, e dignidade.
 
O cacique Mariano, que estava acompanhado de sua esposa Tereza Surubi Saloré explicou que a terra indígena Portal do Encantado, abriga atualmente, 54 famílias aldeadas que antes eram compostas pelas aldeias; Fazendinha e Acorizal.
 
No ano passado o grupo criou as aldeias: PAAMA MASTAKAMA (Lua Bonita) e NAUTUKIRS PISIORS( Aroeira Florida). 

Comentários

inserir comentário
10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Pedro Alves de Oliveira, em 12.06.2016 às 23:30

    MANOEL LINO DE AVILA NETO, Eles são remanescentes dos ARAUCANOS que viviam na costa do Chile e fugiram cruzando as cordilheiras assim que os Espanhóis chegaram.

  • por gracindo sales da silva, em 27.01.2016 às 11:16

    É, O MANOEL LINO BB-APOSENTADO TÁ CERTINHO, FALOU POUCO MAS FALOU TUDO, CHIQUITANO IHIHIHIHIHIHIHI.

  • por Gustavo cambara, em 27.12.2015 às 23:07

    eu sou chiquitano com muito orgulho e gostaria que estudassem um pouco mais sobre o brasil assim vai entender quem são os chiquitanos e os quilombola. oque estamos correndo atras já e nosso por direito.sedo ou tarde vcs que são contra vão ter que engolir....

  • por Paulo Renato, em 20.05.2015 às 15:08

    A funai na era do esquerdismo tosco de Lula e Dilma funciona com apenas um objetivo:Formentar a malandragem da corrupção e desvio do dinheiro público e ai precisa inventar até indio novo nesse modelo da socialização da mizéria tão defendidos por petistas de miolo mole ou de má fé que adora carro da GM,da Ford e em sala de aula bota o bicho contra os EUA.

  • por geraldo, em 21.01.2015 às 22:58

    Pois é imazapir to com você em género número e grau e mais os tal chiquitanos saíram sim da Bolívia, e temos que tratar e engolir mais esse tipo de coisa enquanto lá na Bolívia, brasileiros dão usurpado por policiais arrancando dinheiro, para brasileiros cobram valores a mais, porém quando precisam da gente e estão em.nosso território são um bando de coitado ...me poupe dessa historioclasia podemos chamar assim de barata, sem nexo e por outro lado revoltante ! tenho um vizinho que se diz índio, tem s10, fazenda e na oca dele de tijolo, mármores e churrasqueira que pelo menos 2 vezes por semana queima uma boa e gorda picanha esta ali do lado, fazendo uma fogueira não para mandar sinal mais para ferrar as quase 100 cabeças de gado que eles têm !!! tá massa vou virar índio

  • por IMazapyr, em 20.01.2015 às 18:05

    Tá uma zona isso! Qualquer um é indígena, quilombola e por aí vai... Boliviano que aposenta às expensas do INSS, tratam-se de doenças em nossos hospitais, recebem auxílio disso, daquilo, tomam nossa petrobrás (que agora já não é tão nossa mais), aumentam os preços do gás, suspendem o fornecimento quando bem entendem e tá tudo certo! Agora mais essa, grupos "indígenas", "quilombolas" e outros mais que sequer existiram, agora reivindicam aquilo que talvez nunca tiveram. E nós, brasileiros, meros pagadores de tributos, altos, só para lembrar, continuamos a trabalhar e pagar mais e mais impostos para fomentar todo tipo de assistencialismo a uma boa parcela da população que sequer conheceu o trabalho.

  • por Tereza Maria, em 20.01.2015 às 17:31

    Sr. Lino exite sim aqui acontece também os jogos Indígenas que reúne outras tribos te convido a fazer uma visita em nossa comunidade e nos conhecer.somos reconhecidos pela FUNAI e a terra foi reconhecida na época do governo Lula. O prefeito de Porto é um Chiquitano hoje não aldeado

  • por Orgulho de ser Chiquitano., em 20.01.2015 às 16:00

    É COM MUITA CORAGEM E DETERMINAÇÃO QUE VAMOS OCUPANDO OS NOSSOS ESPAÇOS QUE ANTES ERAM OCUPADOS POR GRILEIROS DE TERRA QUE SEMPRE DISSERAM QUE NUNCA EXISTIMOS.CHIQUITANO BRASILEIRO COM MUITO ORGULHO.

  • por MANOEL LINO DE AVILA NETO, em 20.01.2015 às 12:41

    OS CHIQUITANOS NÃO SÃO DE ORIGEM BOLIVIANA? NUNCA OUVI FALAR DE NENHUMA ALDEIA INDÍGENA NAQUELA REGIÃO. VIAJEI DURANTE MAIS DE 10 ANOS POR ALÍ, QUANDO ERA FISCAL DO BB E NUNCA OUVI FALAR DESSA ALDEIA E NEM CHEGUEI A VER NENHUM CHIQUITANO NAQUELA REGIÃO, A NÃO BOLIVIANOS QUE VINHAM PARA LÁ.

  • por operacional, em 20.01.2015 às 12:26

    bOUa menino li

 
Sitevip Internet