Notícias / Cidade

17/01/2015 - 09:11 | Atualizado em 19/01/2015 - 14:35

Sorriso e Sinop não terão carnaval popular mês que vem

Por Só Notícias/Bruno Bortolozo, de Sorriso e Herbert de Souza

Ademir Junior/arquivo)

 (Crédito: Ademir Junior/arquivo))
Os secretários de Governo, Hélio da Silva Vieira, e de Indústria, Comércio e Turismo, Rafael Reis, anunciaram, esta manhã, que a prefeitura não fará o carnaval popular. A festa teria investimento de R$ 120 mil e, com o cancelamento, o valor será revertido para melhorias na área da saúde. “O dinheiro será aplicado na compra de uma van de 20 lugares para transportar pacientes de oncologia e de hemodiálise, que fazem o tratamento fora do município, e também na reforma do UPA, que deve começar até o final de fevereiro”, afirmou Reis.
 
Helio Vieira explicou que o assunto já vinha sendo discutido desde o carnaval passado, que foi na praça. “Logo que passa o evento é costume da administração avaliar os prós e os contras, se podemos melhorar ou evoluir. Chegamos a conclusão de que seria melhor reverter esse recurso em prol de algum benefício para a população. A participação no carnaval tem caído a cada ano em todos os municípios e hoje recebemos a notícia de que Rondonópolis também não vai ter carnaval. Isso abre oportunidade, inclusive, para a iniciativa privada realizar o evento, que é bem brasileiro”.
 
Reis disse ainda que haverá uma reunião com os presidentes de bloco "e conversaremos para saber qual tipo de apoio podemos dar. Já sabemos que muitos empresários farão o carnaval de clube e estaremos dispostos a conversar com eles se poderão atender o pessoal dos blocos até para fomentar e saber de que apoio precisam. Esse é nosso objetivo, apoiá-los no que eles precisarem só não seremos os fomentadores do carnaval este ano”.
 
Em Sinop, não haverá carnaval popular pelo segundo ano seguido. A secretária de Cultura, Edna Mara Nogueira, o valor que a pasta economizará gira em torno de R$ 350 mil. “Tínhamos intenção de fazer o carnaval, porém o Estado bancaria 80% e o município 20%. Recebemos nesta semana um ofício do governo que afirmava não ter condições financeiras para ajudar. Portanto, nosso município gastaria sozinho para realizar a festa e o dinheiro de um ano inteiro seria gasto em apenas quatro dias”.
 
Entre os projetos que serão contemplados com o dinheiro que seria destinado para o carnaval popular, estão a ampliação de projetos culturais nos bairros, como o cinema do povo e o aumento do número de vagas em cursos da secretaria. Estão nos planos também a realização de um festival regional de música, e a comemoração do aniversário da cidade. “Fui muito cobrada no ano passado porque nosso orçamento acabou sendo destinado para outras secretarias, porque havia outras prioridades, e tivemos um ano com bastante dificuldades por causa disso”, afirmou Edna, ressaltando que espera que, desta vez, “o dinheiro seja mantido na secretaria.
 
A definição aconteceu após uma reunião entre Edna Mara, a prefeita em exercício, Rosana Martinelli (PSB), e o secretario de Finanças e Orçamento, Teodoro Lopes.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Higor, em 17.01.2015 às 13:40

    Fica a dica Prefeito Francis, eu apoio....

 
Sitevip Internet