Notícias / Cultura

15/01/2015 - 09:13

Tratado de Madri completa 265 anos. Marco do Jauru é simbolo deste acontecimento

Por G1MT

Pollyana Araújo

 (Crédito: Pollyana Araújo)
O Tratado de Madri, que estabeleceu as fronteiras entre os limites de Portugal e Espanha no Brasil, completa 265 anos neste 13 de janeiro de 2015. O Marco do Jauru, que simboliza essa demarcação, está instalado na praça Barão do Rio Branco, em frente à igreja Matriz de Cáceres, a 250 km de Cuiabá, e ainda resiste à ação do tempo. A peça é feita de mármore e tem aproximadamente 20 palmos de altura, o que equivale a 4,4 metros.
 
Inicialmente colocado na foz do rio Jauru, em 1754, o monumento foi transferido para a o local atual no dia 2 de fevereiro de 1883 e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Cada lado traz as armas de Portugal e Espanha da época.

O Tratado de Madri foi assinado porque o Tratado de Tordesilhas, que também tinha a finalidade de traçar uma linha imaginária estabelecendo os limites do domínio dos dois países, estava sendo desrespeitado. As novas fronteiras foram acordadas no dia 13 de janeiro de 1750, entre os reis Dom João V, de Portugal, e Dom Fernando VI, da Espanha.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por jdeus, em 15.01.2015 às 13:29

    Muito bem lembrado. Parabéns pela matéria. Por falar em patrimônio histórico, bem que poderia haver, em Cáceres, um tour, um passeio turístico pelo centro histórico, incluindo a arquitetura, o marco do jauru, a catedral e a "finada" Ponte Branca... Um tour conduzido por guias que tivessem "na ponta da língua" essa história e outros conhecimentos correlatos... É uma pena toda essa riqueza histórica deixada de lado, pelo projeto político de Cáceres...

 
Sitevip Internet