Notícias / Economia

14/01/2015 - 21:14

Pequenos produtores de Mirassol investem no plantio de Cacau e Seringa

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Na manhã desta terça-feira ( 13.01.2015 ), o  sitio Nossa Senhora Aparecida  no Assentamento Margarida Alves, teve a sua rotina um pouco diferente com a chegada  do gerente da CEPLAC – Comissao Executiva  do Plano da Lavoura Cacauense com sede em Cuiabá – MT, Fernando Cesar Oliveira da Silva, juntamente com o Secretário de Agricultura  José Vanderlei Batista e o Técnico em Agropecuária, Gessimar Charles,  ambos da Prefeitura Municipal de Mirassol D´Oeste.

A visita foi para conhecer e avaliar de perto a plantação demonstrativa de cacau e seringueira, com objetivo de divulgar este cultivo aos pequenos produtores do sudoeste do estado de Mato Grosso, especialmente  da agricultura familiar, onde a primeira implantação de tais cultivos foi realizada  em Mirassol D´Oeste.
Para o Secretário de Agricultura, José Vanderlei Batista, “ temos buscado a diversificação, principalmente pelos efeitos da monocultura e porque, embora a agricultura familiar esteja fortalecida, precisamos oferecer alternativas aos agricultores”.

O gerente da CEPLAC , Fernando Cesar Oliveira da Silva explicou que  “ a Ceplac é uma instituição nacional de reconhecida competência técnica na extensão rural e na pesquisa e temos certeza de que sua valiosa cooperação fortalecerá nosso projeto de ampliar a matriz mirassolense do cacau e da seringueira, uma experiência certamente inovadora no município e que atrairá inúmeros investidores e mais:  ao final do experimento, daqui a 3 anos, em o resultado sendo positivo, haveremos de escrever a diretriz técnica para a lavoura cacaueira na região, possibilitando o acesso ao crédito para financiar a cultura”.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Jocézio BRITO de Souza, em 19.01.2015 às 15:37

    Parabenizo pela iniciativa, pois foi esse o motivo, que fez o meu falecido pai investir e se radicar aqui na regão, há cerca de cinquenta anos atrás. Como o pioneirismo tem um custo muito alto, tivemos que preterir a lavoura cacaueira (só encontramos um apoio municipal do ex-vereador Pedro Paulo) pois não tinha o apoio oficial, e implantamos um dos primeiros seringais em detrimento do consórcio de ambas que seria o ideal.

 
Sitevip Internet