Notícias / Futebol

14/01/2015 - 20:53

Trabalho realizado por legista cacerense ganha destaque no Estado

Por Euziany Teodoro

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Profissionais da área de saúde, operadores de Direito, delegados de polícia, investigadores, alunos de medicina e de Direito, ganharam recentemente um novo subsídio para responder eventuais questionamentos sobre perícia criminal: o Atlas da Medicina Legal.

O guia, que soma mais de 1.400 páginas e mais de 5 mil fotos, foi elaborado pelos médicos legistas Manoel Francisco de Campos Neto e Jorge Paulete Vanrell, que já apresentaram o livro em várias cidades, como São Paulo, Cuiabá e Florianópolis.

Editado com fotos em alta definição, o Atlas de Medicina Legal revela sinais e lesões pouco conhecidos por muitos profissionais das áreas médica e forense. "Esse trabalho pode ser considerado um divisor de águas na Medicina Legal do Brasil. Seu conteúdo é de fácil entendimento e também pode ser utilizado por médicos de outras especialidades, juízes, promotores, peritos criminais, delegados, advogados e alunos de Medicina e de Direito", avaliou Campos Neto.

A ideia de escrever o livro, segundo os autores, nasceu quando perceberam que as cidades com menos de 50 mil habitantes não contam com especialistas em Medicina Legal, obrigando judicialmente os médicos de outras especialidades a atuarem como tal. “Se o médico não tem capacitação para desenvolver a perícia médico-legal, você certamente terá um laudo de má qualidade. A consequência será a de soltar o culpado ou a de prender o inocente”, afirma Campos Neto.

Outro fator que também estimulou a produção do material foi a retirada da cadeira de Medicina Legal da grade curricular dos cursos de Direito por todo o país.

O Atlas de Medicina Legal já pode ser encontrado nas principais livrarias do Estado.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Ronilce de Sá, em 30.01.2015 às 15:10

    Parabéns aos autores por essa ótima idea.

 
Sitevip Internet