Notícias / Cidade

26/12/2014 - 18:06 | Atualizado em 27/12/2014 - 10:19

100 mulheres concluem curso de Panificação no IFMT Cáceres pelo Pronatec/Programa Mulheres Mil

Por Edna Pedro/Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
                 Paladares aguçados por uma variedade de salgados e doces apresentados em um festival de formas e cores durante Mostra Gastronômica, realizada na última semana no IFMT Cáceres, marcaram o encerramento das atividades do Curso na área de Panificação do Programa Mulheres Mil da instituição. Estruturado nos eixos Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável, o curso desenvolvido por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, Pronatec atendeu 100 mulheres cacerenses com formação focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho.

            Durante a Mostra realizada em conjunto com a II Mostra de Alimentos do Curso Técnico em Agroindústria do IFMT Cáceres, as mulheres apresentaram resultados de saberes aperfeiçoados no curso em atividades práticas e teóricas, sob orientação da professora Andrea Xisto e do professor e artista plástico Carlos Bosquê. Os produtos foram degustados por alunos e servidores do Campus e quatro equipes premiados nas categorias de Biscoitos, Bolos e Tortas, Pães e Salgados.

            Entre as atividades, o IFMT Cáceres realizou solenidade de conclusão do curso que reuniu familiares e amigos das alunas em cerimônia pública presidida pelo diretor do Campus, professor Olegário Baldo. O evento contou com a participação de Cláudio Henrique  Donatoni, secretário de Ação Social de Cáceres, instituição que apresentou a demanda do curso ao IFMT, e da assistente social, Patrícia da Silva Araújo do Centro de Referência em Direitos Humanos " Lúcia Gonçalves" da Universidade do Estado de Mato Grosso.
         
   Representadas pelas oradoras das turmas, Edivânia Margarida Hurtado Menacho e Silmara Simões do Espírito Santo, as mulheres resumiram a experiência do curso como sinônimo de resistência, esperança, aprendizado e conhecimento. "O que temos aqui são histórias de luta. Mulheres que têm objetivos, que buscam independência, que assumem milhões de coisas e não deixam de ser boas mães, esposas, amigas", afirma Silmara.

            Segundo Edivânia a experiência foi de formação para a vida, de crescimento pessoal, exercício de convivência e de trabalho em conjunto. "Neste centro de excelência de ensino compartilhamos experiências, trabalhamos em grupo e superamos conflitos" afirma ela destacando a vivência de aprender novos pratos, testar sabores, ampliar saberes e se preparar para o mundo do trabalho.

            As mulheres destacaram e agradeceram o trabalho dos professores e da equipe do Programa Mulheres Mil, coordenada pela técnica em assuntos educacionais do IFMT, Herika Renally, com orientação educacional do professor Kleberson Pierre Cardoso de Jesus e supervisão da pedagoga Suely Nobre.

Participaram da cerimônia, os professores Anderson Luis Rúbio ( que ministrou a disciplina de Expressão Corporal), Carlos Bosquê (Cultura e Arte na Panificação), Newton Rodrigues do Nascimento (Matemática Aplicada à Área de Alimentação) e Maria Edna Pedro (Comunicação com o Cliente).

            O encerramento contou com a participação do músico Oscar Ortega e da cantora e psicóloga Janete Sanches e com a apresentação musical da aluna Mulheres Mil, Cláudia da Silva Oliveira. 

Política pública

O Programa Mulheres Mil faz parte do conjunto de prioridades das políticas do governo do Brasil, especialmente nos eixos de promoção da equidade, igualdade entre os sexos, combate à violência contra à mulher e acesso à educação. Criado em 2005 como política pública de acesso à educação profissional, o programa foi desenvolvido inicialmente pelos institutos federais do Norte e Nordeste do país. A partir de 2011 o governo da presidenta Dilma Rousseff ampliou o programa para todas as regiões do país. Em Cáceres, a primeira turma foi oferecida pelo IFMT em 2012, com o curso de Culinária Regional voltado para 100 mulheres de bairros da região do Jardim das Oliveiras, popularmente conhecido como EMPA.

Confira imagens das atividades no site www.cas.ifmt.edu.br

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet