Notícias / Educação

20/12/2014 - 13:20

Durante posse nova reitora diz que Adriano fez Unemat ser reconhecida e respeitada

Por Lygia LIma

Moiséis Bandeira

 (Crédito: Moiséis Bandeira)
A cerimonia de posse da reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso, professora Ana Maria Di Renzo e do vice-reitor, professor Ariel Lopes Torres, foi marcada pela emoção.  

O evento realizado na noite desta quinta-feira (18) no Ginásio Poliesportivo da Cidade Universitária marca o retorno de uma mulher a direção da Instituição após 16 anos.

O tom de despedida e agradecimentos permearam o discurso do reitor Dionei José da Silva que deixa o comando da Unemat no dia 31 de dezembro.

Com um desenho de um coração, o professor agradeceu a família Unemat pela experiência nestes quatro anos e três meses, e desejou sucesso aos novos gestores.

No momento da transmissão do cargo, o ex-reitor Adriano Silva foi convidado pelo atual reitor para cumprir o protocolo.

“Eu não acho justo e não me sinto capaz de fazer essa transmissão sozinho”, justificou. O professor Adriano Silva, esteve a frente da Unemat de outubro de 2010 até março deste ano, quando renunciou ao cargo.

Com a presença da atual secretária de Estado de Educação Rosa Neide Sandes de Almeida, que conduziu a cerimônia em nome do governador Silval Barbosa e também do próximo secretário de Educação de Mato Grosso, Permínio Pinto Filho, que assume a pasta em 1º de Janeiro de 2015, juntamente com a reitora Ana Di Renzo, a posse mostrou a importância e o papel transformador da Educação na vida das pessoas.

A trajetória de vida da reitora Ana Di Renzo, que foi criada no interior, na roça, que tinha de caminhar cerca de 18 quilômetros para estudar, e também de um estudante de pedagogia da Unemat em Aripuanã, que mora em uma comunidade rural há 200 quilômetros da sede do município emocionaram aos presentes.

Esse poder transformador e a importância de facilitar o acesso ao ensino superior marcaram os discursos da secretária de Educação Rosa Neide que reconheceu a contribuição da Unemat nos bons índices educacionais que o estado alcança na Educação Básica.

“Toda escola de Mato Grosso tem professores formados pela Unemat, além disso,  essa instituição é referência nacional em ofertar educação diferenciada para indígenas, educação no campo, entre outros”, disse.

O vice-reitor Ariel Lopes Torres também agradeceu a família, a Unemat, instituição da qual é egresso como contador, aos colegas de gestão e ao reitor Dionei e ex-reitor Adriano Silva pela oportunidade e confiança no comando da Pró-reitoria de Gestão Financeira nos últimos quatro anos e três meses. “Nós temos consciência do nosso trabalho, mas temos uma equipe e sabemos que se tivermos dedicação e comprometimento conseguiremos fazer uma boa gestão”.

A reitora Ana Di Renzo também iniciou seu pronunciamento agradecendo a família, aos colegas de trabalho na docência, ao ex-reitor Adriano Silva e ao reitor Dionei pelo trabalho e pelas conquistas nos últimos anos.

“Nessa oportunidade temos que agradecer o seu esforço, professor Adriano em fazer a Unemat ser reconhecida e respeitada pelo Estado de Mato Grosso, possibilitando uma aproximação que nós, eu e o Ariel, temos que garantir que continue a existir. Os desafios que temos pela frente são muitos, porque temos que oportunizar o acesso ao ensino superior. Nosso desejo é ter uma graduação fortalecida e uma pós-graduação de referência no Brasil. Nós vamos trabalhar com coragem, lealdade e muito compromisso com o dinheiro público”, assegurou a reitora.

A cerimônia de posse contou ainda com a presença do deputado estadual Ezequiel Fonseca, representantes do Conselho Estadual de Educação, prefeitos, vice-prefeitos, secretários estaduais de Educação e vereadores de vários municípios de Mato Grosso, como de Aripuanã, Vila Rica, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, coordenadores dos campi da Unemat, representantes dos sindicatos docente e técnico administrativo da instituição e demais autoridades.

Os projetos de Extensão da Unemat, Orquestra Sinfônica e Coral Vozes do Pantanal apresentaram diversas canções que encantaram os presentes.

Comentários

inserir comentário
5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Rosangela Corrêa, em 16.06.2015 às 17:48

    É com profundo pesar que vejo que uma secretária de Educação, que devia zelar pela qualidade do ensino, justifica a nota baixa do Mato Grosso no IDEB, alegando publicamente que é porque os alunos de lá tem "origem indígena e quilombola", isso é o cúmulo da ignorância e do preconceito, absolutamente inconcebível em qualquer lugar do mundo mas no Brasil, alguém diz isso e fica por isso mesmo. Agora, nem ela nem ninguém fala que recentemente, a polícia descobriu 800 índios guarani trabalhando numa empresa de cana-de-açúcar em Mato Grosso do Sul em regime de semiescravidão.

  • por Respeito as Leis, em 22.12.2014 às 21:59

    O que importa numa administração pública é respeitar os Princípios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidadee da EEficiência. Então, respeitar os servidores de carreira, não fazer hábito a Conduta de Assédio Moral, e principalmente, não buscar no ensino de educação básica, cedência de pessoas que, apesar de vários concursos para ingresso na Unemat Nunca Conseguiram aprovação. E, o mais grave, ao Arrepio da Lei, Acumular os dois vencimentos ou seja, receber tanto o vencimento da unemat, somado com o da Rede básica de ensino. E, Ainda mais, Uab, faculdade privada, etc...Art. 37 da Constituição Brasileira deve ser respeitado.

  • por Célia Borim, em 21.12.2014 às 18:39

    Parabéns, Ana vc é uma pessoa admirável, que eu acabei de conhecer e já ganhou meu respeito e pelo pouco contato que tivemos vi em seus olhos seu caráter que pra mim é uma coisa que não tem dinheiro nem poder que compre, vem do seu berço. e percebi que vc vai usa-lo para administrar e comandar essa instituição. continue sendo essa pessoa, e isso bastará para Unemat prosseguir firme e sólida. Que Deus te abençoe amada.

  • por rafael s, em 21.12.2014 às 07:19

    política que dá nojo isso.... a unemat e respeitada por um todo !!!

  • por Docente Reflexivo, em 20.12.2014 às 22:27

    Desde a criação do IESC acompanho o processo de construção e solidificação do Ensino Superior em nossa cáceres querida. Desde nosso Saudoso Edival dos Reis, mineiro de Três Corações, militar e docente, falecido já há algum tempo. De lá, até aqui, muitos ocuparam o cargo de gestão à frente da hoje, UNEMAT. Em assim sendo penso que não seria justo desmerecer um trabalho que foi realizado ao longo desse tempo por um conjunto de pessoas sérias e comprometidas com agregar valores não só com o Ensino Universitário, sobretudo com a formação dos cacerences de nascimento ou por adoção.

 
Sitevip Internet