Notícias / Cultura

20/12/2014 - 12:50 | Atualizado em 20/12/2014 - 12:53

EXCLUSIVO: Sem prazo para concluir inquérito, Justiça manda prefeitura reincorporar envolvidos na Operação Fidare

Por Jornal Oeste

Arquivo

 (Crédito: Arquivo)
Nove meses após desencadear a Operação Fidare e sem previsão para concluir o inquérito, o juiz federal substituto Mauro César Garcia Patini, que apura o caso, determinou na ultima quinta-feira, 18, o retorno dos 13 servidores efetivos afastados por supostamente estarem envolvidos no desvio de mais de R$ 2 milhões na Saúde.
 
Devem reassumir suas funções o procurador Gilberto Costa, Jocenildo Caetano da Silva, a procuradora Maria Luiza Vila Ramos de Faro, Diego Antonini dos Santos, a dentista Jaqueline Souto Faria Navarro, Vânia Regina Silva Costldi, Orlando da Silva Rodrigues, Kátia Faria da Silva, Edson Flávio Santos, Enoque Ramos Duarte, Luis Aurélio Alves, Vania Sacramento e Emerson da Silva Carvalho.
 
A ex-secretária Arlene Alcântara retornou para o Polo Regional de Saúde onde é lotada.
 
Mesmo afastados, todos recebiam seus salários normalmente.
 
Há dias o jornalista Gonzaga Júnior, revelou na coluna Direto da Fonte que até o hoje inquérito não foi instaurado porque juiz Mauro César Garcia Patini aguarda uma consulta no Tribunal Regional Federal para incluir na ação o prefeito Francis Maris, que de delator virou réu no caso por ter revelado em uma entrevista a TV Centro América que tinha conhecimento das supostas irregularidades.
 
O juiz quer saber se ele tem poderes para processar criminalmente e condenar Francis que por ser prefeito, tem foro privilegiado.
 
Fidare
 
No dia primeiro de abril deste ano a Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF), deflagrou a Operação Fidare de combate ao desvio de verbas públicas de três programas federais do Ministério da Saúde.
 
A estimativa era de que a suposta quadrilha que atuava na Prefeitura de Cáceres tenha desviado cerca de R$ 2,5 milhões nos últimos dois anos.
 
Foram cumpridos 113 mandados judiciais: 30 de prisão preventiva, 17 de prisão temporária, 13 de conduções coercitivas e 53 de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá, Cáceres e Sinop, no estado do Mato Grosso, além de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Nerópolis, no estado de Goiás.
 
Foram presos procuradores municipais, proprietários e representantes de grandes empresas do setor farmacêutico foram presos pela PF hoje.
 
A investigação diz que recursos financeiros de três programas federais (Programa de Assistência Farmacêutica, Programa de Saúde da Família e Piso de Atenção Básica à Saúde), destinados à aquisição de medicamentos, foram desviados de diversas formas.
 
Os envolvidos foram denunciados pelos crimes de desvio de verbas públicas, fraudes a licitações, corrupção ativa e passiva, falsificação de documento, organização criminosa e crime contra a ordem econômica.
 
(*) “Fidare”, em italiano, significa confiança, elemento fundamental para que a organização criminosa desvendada pela PF lograsse êxito em suas atividades. Também tem o significado de “fiado”, pois os empresários vendiam para a prefeitura para posterior pagamento, em valores superfaturados.

Comentários

inserir comentário
3 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Gilberto - cavalhada, em 21.12.2014 às 13:07

    Grande palhaçada. Quer dizer então que o MPE investiga meses um monte de gente para no dia prender quase 30 pessoas, entrando em suas residências, arrombando portões, constrangendo e humilhando famílias. Agora o MPE não tem previsão de terminar seus trabalhos . Agora faço uma pergunta e se 60% ou 70% dessas pessoas presas ficar provado que tiveram nenhum envolvimento no caso? Quem envolverá a vida deles de volta? Acho que os promotores deveriam ser responsabilizados e indenizar próprio bolso as pessoas lesadas nesta operação . Os que os tiverem culpa que sejam punidos exemplarmente .

  • por Roberto Silva, em 21.12.2014 às 12:04

    Se cometeram esse crime mesmo só vão especializar malandro na área para fazerem desta vez o negócio mais bem feito e sem vestígios .... será que é isso que querem mesmo ?????

  • por DE OLHO ABERTO, em 20.12.2014 às 13:36

    MAIS UMA NOVELA DA NOVELA QUE TERMINA EM PIZZA,A NOSSA POPULAÇÃO QUE SOFRE SEM RECURSOS NA SAUDE,EDUCAÇÃO,ILUMINAÇÃO PUBLICA E MUITOS BURACOS NAS RUAS DE NOSSA CIDADE ...MAS AI EU TAMBEM PERGUNTO EO SOBRE O CONTRATO MILIONARIO DO TRANSPORTE ESCOLAR QUE ENVOLVE UMA EMPRESA DE NOSSA CIDADE COMO FICOU SABE ME DIZER COMO ANDAS,NO PROXIMO ANO QUE ESTA AI SERA QUE ESSA EMPRESA VAI CONTINUAR O MINISTERIO DA EDUCAÇÃO DIZ QUE PARA TRANSPORTAR ALUNOS TENQUE SER ONIBUS NOVOS E NÃO ONIBUS COM MAIS DE 25 ANOS DE USO SEM NEM UM TIPO DE SEGURANÇA AOS ESTUDANTES, A NOSSA PREFEITURA CONSEGUIU VARIOS ONIBUS ATRAS DE CONVENIOS COM O GOVERNO ESTADUAL E FEDERAL PARA QUE FAZER AINDA CONTRATO MILIONARIO ... VEREADORES ACORDAO CADE A CPI DA EDUCAÇAO ... FICA DICA

 
Sitevip Internet