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20/12/2014 - 11:40

Procon Cáceres alerta consumidores sobre cuidados com compras por ocasião das festividades natalina e Ano Novo

Por Assessoria

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O final de ano as festividades são marcantes, comemorações, e tradicionalmente, muitas compras. A liberação do pagamento do 13º salário – movimentam a economia e incrementam as vendas no comércio, é também um período de grande comprometimento financeiro.

A falta de tempo na maioria das vezes nos tira a atenção para cuidados importantes na hora da compra.  Principalmente em relação aquelas empresas que apresentam promoções e sugestões para atrair a atenção do consumidor. É importante passar por esse período sem gastos exagerados. O PROCON-Cáceres orienta:

Pagar as contas

O consumidor deve evitar armadilhas comuns a esta época do ano e principalmente aos excessos. O “planejamento” é muito importante, quando se fala do 13º salário, este pode ser direcionado para pagamento de contas, especialmente as que são mais caras, como cartão de crédito e o limite bancário, que é o cheque especial.

Adequar gastos ao orçamento

Muita gente trabalha com dinheiro do banco, passando o mês no limite de crédito, imaginando que aquilo é grátis. Não é,  não. E é muito caro, antes de entrar no limite contenha-se nas compras, faça sempre aquela perguntinha mágica: “eu preciso?”, “está me fazendo falta?”, “posso esperar mais um pouco?”, vale a penas de vez em quando reportar a essas perguntinhas.

Geralmente no inicio do ano, incidem gastos esperados e inevitáveis, como impostos municipais e estaduais (IPTU e IPVA, por exemplo) e a compra de material escolar e uniforme. “Planejar os gastos, e adequá-los ao orçamento”, é essencial para o consumidor.

Pesquisar

Nossa orientação é pesquisar. Nos dias atuais temos instrumentos de pesquisa bastante eficientes. O consumidor pode pesquisar preços através de aplicativos e outras ferramentas de busca na internet, com bastante fidelidade. Além disso, quase todas as lojas dispõem de sites em que preços e condições são expostos.

A regrinha básica é que o consumidor faça uma lista do que pretendem comprar, traçando um perfil da pessoa que será presenteada, planejar o cardápio de Natal e ano Novo, com isso evita as compras por impulso e aquisição de produtos supérfluos, a pesquisa de preços é fundamental, que seja feita em pelo menos três estabelecimentos, optando pela qualidade e melhor preço.

Uma boa dica para economizar neste momento de festividades é dar preferência às frutas da época que, geralmente, são mais baratas do que as frutas secas, e ao comprar produtos enlatados, prestem atenção na embalagem pra ver se não está amassada, portanto, não compre latas amassadas, pois elas perdem a proteção natural da lata, a  integridade das embalagens mantém-se  a boa qualidade do produto.

Para frios, como queijos e presunto por exemplo, a dica é comprar tudo que foi pesado e etiquetado às vistas do consumidor. Evite adquirir produtos já embalados que  normalmente são mais caros e sem acompanhamento do fracionamento e do processo de embalagem.

É importante também ficar atento, às condições de higiene e conservação dos alimentos e à data de validade. Alguns supermercados costumam fazer promoção de produtos que estão próximos de vencer.

Normalmente, essas mercadorias são colocadas em promoção com preços bem abaixo do normal.

 Por lei, os fornecedores são proibidos de colocar no mercado qualquer mercadoria que possa colocar a saúde do consumidor em risco. Por isso, confira cuidadosamente os prazos de validade dos produtos e, se encontrar qualquer irregularidade, principalmente se perceberem que os freezers estão sendo desligada a noite, denuncie.

Evitar a pressa na hora de comprar é essencial. Assim o consumidor pode observar com calma o estado do produto e constatar se está funcionando normalmente. Este momento é importante, inclusive para verificar se os dados que estão na embalagem conferem com o produto.

Comércio eletrônico

No comércio eletrônico, para quem prefere essa modalidade, também implica em cuidados. O mais básico deles é cuidar do endereço. “Verifique a segurança do site.

O endereço deve ter como início a sigla https://. Um cadeado de segurança também aparece para demonstrar que há mecanismos que de fato de esta segurança, é importante que tenha numero de telefone para contato, email, CNPJ e endereço físico devem ser enviados nas compras através daquele endereço”, quanto aos sites fora do Brasil são bem mais difíceis de rastrear e, em caso de eventuais problemas, obter indenização ou ressarcimento.

Nas compras feitas fora do estabelecimento (através de catálogo, telefone ou a domicílio) ou pela internet, o consumidor tem um prazo de sete dias contados após o recebimento da mercadoria ou da assinatura do contrato de serviço para desistir da contratação. E, além disso, os valores pagos devem ser restituídos ao consumidor, inclusive o frete.

Preço à vista e a prazo

Quanto aos preços à vista e a prazo, número de parcelas e taxas de juros mensal e anual, devem estar afixadas em local de fácil acesso, de forma clara e legível.

Ainda assim, o consumidor deve dar preferência para compras à vista, em função das taxas de juros.
Se optar por comprar no crédito “à vista”, a fatura deve ser quitada integralmente, porque os juros do crédito rotativo no cartão de crédito são geralmente maiores do que os de qualquer crediário.

Demonstração

Nas compras, o consumidor deve também exigir uma demonstração do produto – quando cabível – verificar se ele funciona corretamente, se está acompanhado por manual de instruções em português e se está acompanhado de certificado de garantia e nota fiscal. “O fornecedor é obrigado a fornecer a nota fiscal ao consumidor”. Sem discussão, sem apelação e sem demora.

É importante também observar as embalagens dos produtos – que devem conter informações, especialmente sobre conteúdo – em português.

Alimentos e cosméticos devem apresentar, entre outros dados, seu número de registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume ou quantidade, nome do fabricante ou importador.

Frise-se, verifique as condições do produto. Exija manual de funcionamento ou termo de garantia. Faça um teste antes de efetuar a compra. Se o produto for entregue pela loja, antes de assinar a nota de recebimento, veja se está em condições.
 
Trocas

No caso de roupas e calçados, é importante verificar a política da empresa a respeito de trocas. “O Código de Defesa do Consumidor só obriga a troca da mercadoria se ela apresentar algum defeito”.

O correto é o consumidor pedir ao lojista, por escrito, todas as condições de troca do estabelecimento.

Assim, o lojista será obrigado a cumpri-las, mesmo que não tenha vícios. Os lojistas têm prazos diferenciados para efetuar a troca, muitos exigem a etiqueta no produto e o prazo para a troca. Solicite o prazo da troca, nestes casos, por escrito.

A titulo de informação temos produto com defeito (a lei utiliza a palavra vício), dentro da garantia, deve ser encaminhado para a assistência e consertado em 30 dias. Apenas após o prazo o consumidor pode exigir troca ou cancelamento do negócio.
 
 Concluindo, sugerimos que o consumidor antecipe às compras de última hora. Desta forma é possível pesquisar preços, promoções e encontrar produtos de qualidade.  Na compra de brinquedos, para garantir a segurança, leve em consideração a idade da criança e verifique o selo do INMETRO. Leia as informações das embalagens. E desconfie de ofertas milagrosas e ganhos fora do comum, pois o produto pode envolver falsificação, roubo, sonegação de impostos ou estelionato.
 
Marly de Fátima Ferreira-Advª
Coordenadora de Defesa do Consumidor
PROCON

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1 comentário

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  • por Marcelo m., em 22.12.2014 às 08:28

    aí prefeitura, vereadores, procon, sei lá mais quem .... vamos ver, fiscalizar essa companhia de água de caceres porque não está sendo devidamente tratada esta chegando aqui na cohab velha, vila mariana suja, parece que sai do rio e vem direto para casa das pessoas !!! Vamos trabalhar minha gente, fiscalizar!! cade esses vereadores que não se movem para nada ????? aonde esta as pessoas que nos representam???? ou colocamos vocês aí para ganhar salário esta coçar saco ????? Bora procon, isso é necessidade do consumidor também !!! Cade o MP pra botar moral nesse povo todo e ensinar fazerem os serviços deles de acordo, ganham pra isso é não estão executando os serviços como tem que ser porque ??? caos mesmo viu !!

 
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