Notícias / Educação

19/12/2014 - 10:53

Em avaliação anual, MEC reprova curso de Farmácia da Faculdade de Quatro Marcos

Por Diário de Cuiabá

Aproximadamente 10% dos cursos de ensino superior de Mato Grosso foram reprovados na avaliação do Ministério da Educação (MEC). O curso de medicina da Universidade de Cuiabá (Unic) também não atingiu o conceito mínimo exigido pelo Ministério. 

As notas dos cursos e instituições de ensino superior públicas e privadas do país foram divulgadas ontem (18) no Diário Oficial da União. 

O MEC avaliou 77 cursos de 17 áreas de ensino em Mato Grosso, através do Conceito Preliminar de Curso (CPC). Oito graduações reprovaram e seis foram classificados como “sem conceito”, por terem sido abertas recentemente e estarem em fase de estruturação. 

O CPC leva em consideração o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), além da titulação do corpo docente e infraestrutura da instituição. 

Tanto as notas do CPC quanto do Enade vão de 1 a 5, sendo que a nota mínima para aprovação é 3. As avaliações dos cursos são realizadas de três em três anos, sendo que a última avaliação havia sido realizada em 2010. 

Nesta edição, o MEC avaliou os cursos de medicina, biomedicina, educação física, agronomia, odontologia, enfermagem, farmácia, fisioterapia e medicina veterinária. Também foram avaliados os cursos de fonoaudiologia, nutrição, serviço social, zootecnia, tecnologia em agronegócio, tecnologia em gestão ambiental, tecnologia em gestão hospitalar e tecnologia em radiologia. 

REPROVADOS – O MEC avaliou 154 cursos de medicina em 2013, sendo que 27 (17,5%) não atingiram a nota mínima para aprovação. A graduação para medicina da Unic recebeu nota dois tanto no CPC quanto no conceito do Enade. Entre os cursos de medicina reprovados, apenas cinco estão em universidades federais. 

FARMÁCIA – Dez graduações de farmácia foram avaliadas no Estado, porém somente a Faculdade de Quatro Marcos, em São José dos Quatro e Faculdade de Colíder, em Colíder, reprovaram. Quatro Marcos recebeu nota 1 no Enade e 2 no CPC, enquanto Colíder ficou com a nota 2 em ambos os quesitos. 

ENFERMAGEM – O MEC avaliou 17 cursos de enfermagem em Mato Grosso, contudo apenas a Faculdade de Colíder reprovou na avaliação. A graduação ficou com nota 2 no Enade e no CPC. 

O curso de fonoaudiologia da Faculdade Afirmativo, em Cuiabá, ficou com a menor nota possível do Enade, 1, e no CPC recebeu a nota 2. 

Ainda reprovaram na avaliação os cursos de fisioterapia do Instituto Cuiabá de Ensino e Cultura, que recebeu nota dois nas duas avaliações, o curso de biomedicina da Faculdade AUM, em Cuiabá, que recebeu 1 no Enade e 2 no CPC e o curso de Tecnologia em Agronegócios da Faculdade de Sorriso, que ficou com a nota 1 e 2. 

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Ricardo, em 19.12.2014 às 11:07

    E que avalia e se teve avaliação da unemat ???? as coisas por essas bandas não estão tão boas e eficientes assim não !!!!!! Vamos analisar o curso de medicina daqui entre outros !!!

 
Sitevip Internet