Notícias / Educação

18/12/2014 - 14:22 | Atualizado em 18/12/2014 - 14:27

Justiça manda Unemat fazer seletivo para tutores da UAB

Por Assessoria/MPE

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
A Justiça acolheu pedido liminar do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e determinou a Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) para que promova a seleção de professores e tutores do sistema de ensino à distância pela Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O processo seletivo, referente ao semestre 2015/01, deverá ser amplamente divulgado.

Na decisão, o magistrado ressalta que está proibida a indicação de beneficiários das bolsas previstas na Resolução CD/FNDE 26/2009. Caso a decisão liminar não seja cumprida, a Unemat terá que arcar com o pagamento de multa no valor de R$ 5 mil. Figuram no polo passivo da ação, o diretor da UAB/Unemat, Aldo César da Silva Ortiz, e a Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso.

De acordo com o promotor de Justiça Kledson Dionysio de Oliveira, durante o procedimento investigatório foi constatado que a Unemat não vem realizando procedimento para a seleção dos docentes, principalmente no que se refere aos cursos de administração pública, pedagogia, física, letras com habilitação em língua inglesa e espanhola e biologia.

“Tal conduta se afigura escandalosamente desconforme com as diretrizes mais elementares de funcionamento da Administração Pública no Brasil. Além disso, a Resolução CD/FNDE 26/2009 é mais do que determinante em relação à obrigatoriedade de ampla divulgação prévia dos critérios de seleção dos docentes e tutores interessados em integrar o sistema de ensino à distância, o que, evidentemente, implica o recebimento de bolsas financiadas com recursos públicos”, afirmou o promotor de Justiça.

Consta na ação, que a Unemat já vinculou aproximadamente 400 professores para os seus cursos à distância pelo sistema UAB, independentemente de qualquer ato de publicidade, transparência ou de seleção objetiva.

Comentários

inserir comentário
9 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por lukas nobre da silva, em 12.01.2015 às 17:58

    Parabéns Promotor Kledson!!!! Só falta agora o resultado da apuração das posses irregulares do concurso público de professores da UNEMAT, que segundo denúncia inclui a mulher do ex-reitor(to) Dionei.

  • por une.mat, em 04.01.2015 às 20:49

    A muito tempo isto era sabido e nada feito. Infelizmente a unemat só responde quando acionada judicialmente. Espero que a gestão da profa. Ana na reitoria isto mude e faça me orgulhar do voto que dei para ela.

  • por MANOEL SOARES DE OLIVEIRA, em 19.12.2014 às 22:46

    Parabéns Dr. Klédson pelo o seu maravilhoso trabalho que atua na sua função em que exerce a bem do povo que vive sofrendo as consequências desses que se diz ser os "mandões" Ainda bem que alguém tem que fazer alguma coisa para que o povo sinta-se com o seu direito garantido Então Dr. Kledson mais uma vez parabéns pelo o seu trabalho !!!

  • por só observo, em 19.12.2014 às 14:22

    só observo esse povo que comentou aqui e faz parte daquela galera que nunca passa em processo nenhum e depois fica ai com graça.

  • por souza, em 19.12.2014 às 09:28

    Só quero saber se farão o mesmo com o IFMT e também com a UFMT, que também faz a indicação de seus tutores, sem seleção prévia.

  • por FRANCIELLY HURTATO, em 19.12.2014 às 00:48

    CONCORDO PLENAMENTE COM ESSA POSIÇÃO ,ATRAVÉS DA INICIATIVA DA JUSTIÇA, BEM COMO TAMBÉM PRECISAMOS DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.TENHO A PLENA CERTEZA QUE A MAIORIA DOS TUTORES MAL TINHA UMA PÓS GRADUAÇÃO.ISSO É UM ESCANDALO MESMO,QUE ABSURDO COLOCAR PESSOA DESQUALIFICADAS PRA SER TUTOR DE UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL.QUE REALMENTE SEJA TOMADO UMA ATITUDE ,MERECEMOS PROFESSORES DE QUALIDADES.

  • por jdeus, em 19.12.2014 às 00:38

    Parabéns ao Promotor Kledson pelo belo trabalho que vem desenvolvendo. Por falar em seletivo, alguém sabe a quantas andam as "turmas especiais" que brotaram aqui na região oeste no período pré-eleitoral? Alguém sabe como são "selecionados" os docentes que ministram aulas nesses cursos? Os alunos se submeteram a um "Vestibular Especial", e os professores? Como são selecionados?

  • por cidadã cacerense, em 18.12.2014 às 19:21

    Esta essa bagunça por conta que o Diretor da Uab é o tal de Aldo, esse cara não é Boeing mas é avião. De olho nele.

  • por Unemateano de Coração, em 18.12.2014 às 17:49

    Essa é a Universidade do Estado, ainda bem que este Promotor de Justiça bota fogo nesse povo... sem noção sempre na malandragem nao abrem seletivo colocam que eles querem e o dinheiro todo mês esta na conta... imagina quem são os coordenadores filhos dos professores efetivos que não capacidade para passarem em concursos e assumem coordenação da UAB, dão aula na UAB, fazem de tudo pela Unemat e principalmente pelo seu bolso... agora estamos n aguardo deste seletivo que transparente e que consigam realmente pessoas que são QUALIFICADAS e não APADRINHADAS... boa sorte Promotor Kledson e tudo de bom nos seus trabalhos na paz de Deus...

 
Sitevip Internet