Notícias / Direto da Fonte

01/12/2014 - 16:35

​Desgraça

Por Redação

Conforme previ neste espaço em edições passadas, a decisão do prefeito de Cáceres, Francis Maris (PMDB), de colocar na cadeia mais de cinquenta pessoas por suposto desvio de dinheiro da saúde na chamada ‘Operação Fidare’, virou um tiro pela culatra. Por ter confessado em uma entrevista na TV Centro América que tinha conhecimento dos fatos, ele passou de delator a réu em um processo criminal que está parado na Justiça Federal.
 
Resultado
 
A Coluna apurou junto a uma fonte do órgão que passados mais de oito meses da deflagração da Operação, a Justiça Federal sequer instaurou o Inquérito e pasmem, por duvidas quanto à competência para julgar o prefeito cacerense. O juiz Mauro César Garcia Patini, da 1ª Vara Federal de teria feito um consulta ao Tribunal Regional Federal da 23ª Região, que até hoje não se manifestou sobre a questão.
 
Foro
 
De acordo com a fonte, independente do foro, Francis dificilmente escapará de uma condenação.  As punições mais comuns para este tipo de crime são improbidade administrativa, que culmina com cassação de mandato, multa e prisão, por conta do crime de prevaricação. Se isso acontecer, o maior empresário de Cáceres vai passar a ter na sua ficha pessoal uma condenação criminal.
 
Cômico
 
A notícia da denuncia criminal contra o prefeito, chega justamente no momento em que Francis ratifica o erro de não ter apurado o caso internamente para depois levá-lo ao conhecimento da Justiça. Através da Procuradoria, ele começou a remeter a Justiça Federal, pedidos para retirar da ação, servidores que foram inocentados por uma sindicância interna.
 
Arrependimento
 
A vaidade de ser prefeito da maior cidade da região vai virar um dos maiores arrependimentos da vida de Francis. Não será por frustração, por não tem consertado uma maquina de mais de 230 anos de idade, mas sim pelos inúmeros processos que responderá pelo resto da vida por ser ordenador de despesas.
 
Acirramento
 
Tenho ouvido estudantes, técnicos e professores do campus Jane Vanini, e notei que como ocorre historicamente, a disputa pelo comando do maior campus da Unemat será acirrada. Com propostas populares como Restaurante e Transporte para Cidade Universitária, Acir Montecchi tenta ganhar votos dos estudantes. Já Antônio Malheiros, com a promessa de melhorar a biblioteca, a estrutura física e oferecer internet sem fio, gratuita, mira também o voto de técnicos e professores. A eleição será quarta-feira, 3.
 
Orçamento
 
A Câmara de Vereadores de Cáceres deve receber na sessão do próximo dia 8, o maior público da sua história. Com capacidade para 150 pessoas em seu plenário, a Casa deve receber ao menos 500 dos 2 mil servidores da prefeitura que vão assistir a votação do Orçamento de 2015, onde eles esperam estar inseridos o pagamento de 22 % de perdas salariais determinado pela Justiça. Quem chegar mais cedo, ainda vai poder assistir as explicações da secretária de Educação, Nelci Longhi sobre a qualidade das obras de reforma das escolas Dom Máxino Biennes e Isabel Campos.
 
Recesso
 
A Câmara de Cáceres tem apenas mais três sessões para limpar a pauta e entrar em recesso.  Pelo andar da carruagem, o Projeto que transforma a SAEC e autarquia não deverá ser votado este ano. Os trabalhos de 2015 devem ser encerrados no dia 15, com a eleição da nova mesa diretora.
 
Vereadores
 
Estou fazendo uma lista com os meus amigos que gostaria de ver como candidatos a vereador em 2016. La vai: Anne Viegas, Cinara Piran, Dima Simões, Zeli Carvalho, Antoniel Pontes, Claudionor Duarte, Helzo Brandão, Dênio Carvalho, Sebastião Mendes, Juvenal Pedroso (Pelezinho), Luiz Tolotti, Luiz Carlos Veloso (De seu Fabinho), Ivana Fanaia, Meire Maciel, Osvaldo Policia (Pai de Halassi), Laurinda do Espirito Santo, Manga Rosa (radialista), e Pedro Miguel (Ripa nos Malandros). Semana que vem tem mais! 

Comentários

inserir comentário
19 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Amilton Cézar, em 03.12.2014 às 23:42

    Precisamos de nomes novos na câmara municipal mas não podemos colocar qualquer um. Está na hora de colocar a juventude na política. Enoque Ramos ( Ex-Presidente do DCE-UNEMAT) , Fábio Oliveira, Rafael Costa e etc...esses jovens tem perfil para representar o povo....

  • por Rico azulado, em 02.12.2014 às 16:43

    Xandoca da cadeia eu apoio, vamos lá compadre xandy,kkkkkk

  • por Cacerense Indignado, em 02.12.2014 às 15:42

    Eu sugiro uma outra lista com vereadores bem mais capacitados do que estes que o jornalista relacionou: Huguinho, Zezinho e Luizinho Vovó Mafalda, Bozo, Papai Noel e Clark Kent. Bom, eu sei que vão dizer que eu estou de palhaçada. Mas quem começou com a piada foi o autor da matéria.

  • por denio carvalho, em 02.12.2014 às 13:27

    A maioria dos ideais políticos modernos como justiça, a liberdade, o governo constitucional, surgiu na Grécia antiga. Foram os gregos os pioneiros a lançar as sementes da ideia democrática, que, conservadas pelos filósofos da idade média, frutificaram na modernidade. Com efeito, apenas integrantes de um demos (município), dirigido por um demarca participavam da política. Daí a expressão democracia, que significa governo de demos. Outro ponto a ser considerado que o grande número de escravos existentes em Atenas permitia que o tempo do cidadão fosse dedicado à política.

  • por denio carvalho, em 02.12.2014 às 13:26

    Liberdade de expressão é o direito de manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos. É um conceito fundamental nas democracias modernas nas quais a censura não tem respaldo moral.

  • por O CACERENSE NATO, em 02.12.2014 às 11:24

    ESSE NOMES QUE ESTÃO NESTA LISTA JÁ PODEM CONSIDERAR-SE DERROTADOS, BURRO QUEM QUISER ELEGER ESSAS PESSOAS PARA SEREM OS NOSSOS VEREADORES NA MINHA OPINIÃO AS PESSOAS ELEITAS SÓ PODERIAM FICAR EM UM ÚNICO MANDATO SEM REMUNERAÇÃO NÃO PODENDO NUNCA MAIS SE CANDIDATAR.

  • por jocicleia, em 02.12.2014 às 09:45

    com certeza Zeli Cavalho ele ta tirando onda da sua cara vc não tem perfil para ser vereadora, falta - lhe boas maneiras...

  • por Juju, em 02.12.2014 às 09:17

    luiz carlos vai ser chefe de gabinete do xandoca, pois quem será candidato a vereador é o xandy

  • por Pedro, em 02.12.2014 às 03:00

    ta amarrado em nome de Jesus, nem Deus há de deixar, cruz credo, pra ser mais um a não fazer nada pro povo ? prannncho. Deixa eu aqui mesmo moendo a gatunada.

  • por Joilson Cavalhada, em 02.12.2014 às 00:21

    Só pode estar de brincadeira este sitio. (Luiz Carlos Vereador em Cáceres). Conheço este cidadão desde os tempos de Exército era de outra companhia, desde daquele tempo já não era de boa índole. E olha que na companhia tinham ótimas pessoas que cresceram na vida e politicamente e principalmente ideológicamente. Que ideologia e que tipo de política defenderia senhor Luiz Carlos. Sinceramente Prefiro e votaria no baluarte de Cáceres e com seriviços prestados a comunidade. Cabo Bolacha nem sei se esta é a graduação do bolacha. Esse sim é Politizado é de direita mas é Politizado. Votaria inclusive em Odenir Nery por exemplo é um cara ótimo com serviços prestados a muitas comunidades. Esse Luiz Carlos sinceramente nem dado.

Mais comentários
 
Sitevip Internet