Notícias / Cultura

01/12/2014 - 09:43

Livro narra vida de importantes religiosos evangélicos que fizeram história em Cáceres

Por Expressao Noticias

Expressão Notícias

 (Crédito: Expressão Notícias)
Com excelente aceitação pelo público evangélico, o livro “Pioneiros do Movimento Pentecostal do Sudoeste de Mato Grosso“, de autoria de Izaque Alves Barbosa vem preencher uma lacuna na história da religiosidade cacerense.
 
O livro foi lançado no mês de outubro e relata sobre vidas de importantes religiosos como a parteira Margarida Boss, o pastor Benedito da Silva, Tereza Eduviges de Jesus Silva e outros que fizeram história em Cáceres e região.
 
Um dos assuntos de destaque do livro é a importante trajetória do pastor Benedito. O autor narra que ele chegou de Cuiabá, em Cáceres em 1952 e no ano seguinte levou o nome da cidade ao conhecimento de nível nacional pelo brilhante trabalho desenvolvido em prol da comunidade cacerense.
 
De acordo com Izaque Alves, esse religioso durante vários anos exerceu seu trabalho evangelístico visitando as comunidades da região em uma bicicleta.
 
E, que, curiosamente, o veículo era registrado na prefeitura de Cáceres, possuindo, inclusive, placa que era de nº 208. Lembra o autor, que naquela época, a prefeitura cobrava também o imposto desse tipo de veículo que foi, devidamente, pago pelo pastor no dia 18/06/1959.
 
Outro fato destacado por Izaque Alves é o trabalho da saudosa parteira Margarida Boss que desempenhou um relevante trabalho para a sociedade cacerense a partir dos anos cinquenta.
O livro diz que “tamanha eram as dificuldades que a missionária suíça se deslocava à pé para auxiliar as mamães cacerenses na hora do parto”
 
A obra também apresenta o relato do início da Igreja Assembleia de Deus e seu desenvolvimento na região da Grande Cáceres quando a famosa “Marcha para o Oeste” trouxe centenas de famílias de colonos nos famosos “paus-de-arara” (caminhões cobertos por lonas que traziam pessoas, móveis, aves e animais).
 
Mineiros e paulistas foram os principais imigrantes que se instalaram na região e deram início aos municípios de Pontes e Lacerda, Mirassol d’Oeste, Jauru, Araputanga, Salto do Céu, entre outros.
 
Sobre este aspecto, o livro pode subsidiar as pesquisas para o entendimento do início desses municípios.
 
Naquela época a igreja de Cáceres desenvolveu um grande trabalho assistencial aos colonos que buscavam o socorro na área de saúde e material.
 
Assim, entende-se que este livro pode ser considerado uma referência na literatura religiosa cacerense que possibilita conhecimentos sobre os pontos importantes de uma realidade que deu base para o nosso presente e oferece elementos para as reflexões sobre a história da fé que marcha rumo a um futuro ainda mais enriquecedor em nosso século XXI.
 
Para adquirir: Livraria Maanaim. Rua Seis de Outubro nº 483, Centro (ao lado da Igreja Assembleia de Deus).

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet