Notícias / Saúde

27/11/2014 - 10:27 | Atualizado em 27/11/2014 - 11:45

Ação no sábado em Cáceres vai oferecer orientações preventivas de câncer, coração e pele

Por Jornal Oeste

O Hospital Regional de Cáceres, administrado pela Organização Social Santa Catarina, realiza no sábado, 29, das 9h às 16h, na Praça Duque de Caxias, o ‘Dia D da Saúde’.
 
No local serão instaladas nove tendas onde serão oferecidas orientações a população em educação e saúde voltada as medidas preventivas contra o câncer de pele, orientação nutricional, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, orientações da importância da doação de sangue e coleta de doação de sangue, bem como atividades de lazer infantil com foco em educação e saúde.
 
Ainda estão revistos espaços para ações educativas, artísticas e de recreação infantil.
 
Uma das atrações artísticas será o grupo de teatro ‘Conectados na Arte’ da Escola Deputado Domervil Faria, de Pontes e Lacerda fará a apresentação de uma peça envolvendo Educação no Trânsito. O grupo se apresentará na abertura do evento.
 
São parceiros na ação, a Unemat, IEC, Detran, Policia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros,  Policia Militar, Cruz Vermelha, 2º BFRON, Escola Estadual Esperidião Marques e a Secretaria Municipal de Educação.
 
Conforme a direção da unidade, a iniciativa tem como objetivo desenvolver a Educação em Saúde e o fortalecimento da cidadania por meio de informações. Veja abaixo os serviços que serão prestados:

- Tenda - Recepção: Atividades esclarecedoras quanto aos serviços ofertados pelo Hospital Regional de Cáceres (serviço social, ouvidoria, psicologia e recepção) e emissão de Carteira Nacional do SUS.

2º- Tenda - Pastoral e Voluntários da Saúde no HRCAF. Exposição da história da fundadora e precursora da Congregação Santa Catarina e apresentação do serviço voluntariado da Pastoral da Saúde do Hospital Regional de Cáceres e das irmãs Azuis.

3ª- Tenda – Recreação Infantil:  Educação em saúde e Lazer Infantil.
Cantinho da leitura para as crianças.
Atividades lúdicas envolvendo a coordenação motora e cognitiva, pintura e desenho.
Atividades educativas alusivas a higiene bucal.

4ª - Tenda – “Banco de Sangue” HRCAF: Informações sobre a importância da doação de sangue e recebimento de doação de sangue em espaço cedido pela Escola Estadual Esperidião Marques ao lado da praça do evento.

5ª. -Tenda - Equipe Cardiologia  “Coração”:
- Prevenção da Diabetes (Teste Glicêmico), controle do Peso/ IMC (Índice de Massa Corpórea) aferição de pressão arterial.
- Prevenção da Diabetes (Teste Glicêmico), controle do Peso/ IMC (Índice de Massa Corpórea) aferição de pressão arterial.
- Prevenção da Diabetes (Teste Glicêmico), controle do Peso/ IMC (Índice de Massa Corpórea) aferição de pressão arterial.

6º- Tenda Nutrição Saudável: Orientação quanto aos bons hábitos alimentares, higiene e guarda dos alimentos.

- Tenda - Oncologia: Orientações quanto ao Câncer de Pele e aplicação correta do protetor solar.

-  Tenda – Dermatologia (Comissão de Curativos). Apresentação de trabalhos técnicos e práticos da Comissão de Curativos do HRCAF

9º- Tenda  - Orientações para evitar Acidentes. Orientação para prevenção de Acidentes de Trânsito, Doméstico e  de Trabalho e  as consequências  destes acidentes  no Setor de Trauma Emergência do Hospital Regional de Cáceres
- Aferição do IMC – Índice de Massa Corpórea;
- Apresentação de vídeos informativos culminante com a educação no trânsito.
- Orientações sobre segurança domiciliar com equipe do Corpo de Bombeiros de Cáceres.
- Orientações sobre segurança no transito com a equipe da PRF de Cáceres
- Orientação sobre risco de acidentes do Trabalho com CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)  do HRCAF.
 - Demonstração das consequências dos acidentes de transito, trabalho, domésticos e etc. pela equipe assistencial do HRCAF

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Augusto Cesar, em 27.11.2014 às 12:12

    Parabéns a organização pela iniciativa e que a população participe e prestigie. Saúde e prevenção é bom e o corpo agradece.

 
Sitevip Internet