Notícias / Futebol

27/11/2014 - 07:58

Site do Governo do Estado conta a história do cacerense Paulo Fanaia

Por Secom

Ele já foi Sydnei Magal, neste ano é Lulu Santos. A transformação se deve à atividade do coordenador de Eventos do Colégio Master, Paulo Sergio Fanaia, que normalmente expõe sua veia artística nos encontros de alunos, realizados tradicionalmente um dia após a realização do Enem. Das suas raízes, de Cáceres onde nasceu, trouxe há 27 anos um projeto que visa mostrar o Pantanal para alunos do ensino fundamental, o Cai n´água capivara.
 
 Professor de Geografia desde os 20 anos, reproduz, de certa forma, um cotidiano de uma infância rica à beira do Rio Paraguai, quando ficava observando o avô atravessar o rio para pescar, diariamente, na margem oposta da cidade. A mãe Nety, as tias Olga e Eliete eram professoras e o inspiraram a vir para Cuiabá em busca de mais estudo.
 
A brincadeira de ser professor com os irmãos Celso e o primo João Edson (hoje também professores) começava a virar coisa séria. Frequentou a Escola Técnica e foi apaixonar-se por cartografia no curso da UFMT, quando desde as primeiras aulas do professor Adyr Nascimeno Rolin assumiu a monitoria.
 
Durante o curso ainda lecionou no colégio Cesário Neto até que ingressou na cooperativa que fundou o colégio Master. Depois foram rápidas passadas pelos cursos da UNIC especializações em Planejamento Cartográfico e em Educação Ambiental. “Falar sobre o Pantanal não é a mesma coisa que mostrar o Pantanal”, foi com esta perspectiva que criou primeiro projeto o Cai n`água capivara, onde desenvolve com os alunos a feitura do mapa da região a ser visitada e posteriormente vai até o local.
 
Com este mesmo espírito criou o projeto Por dentro do Cerrado, onde anualmente coloca os estudantes em contato com o “pai das águas do Brasil”. “Nós temos aqui no cerrado as nascentes das três maiores bacias hidrográficas do Brasil, a Platina, a Amazônica e a do Araguaia”, explica. Suas aulas de campo já geraram livros que ainda permanecem internos para estudo dos alunos e revelam outra de suas aptidões: tem ensaios fotográficos publicados na revista Caros Amigos, uma das mais conceituadas do Brasil.
 
No jornalismo também foi correspondente por quatro anos da revista Placar, especializada em esportes. Uma compensação para quem um dia sonhou estudar jornalismo, um curso que por não ter em Cuiabá o levou a optar pela Geografia, para precocemente dirigir seus interesses pelo meio ambiente, quando pouco se falava de poluição ambiental.
 
A geografia o levou além da literatura e da fotografia. Chegou a produzir um filme de 40 minutos com participação do poeta Ivens Scaff, cacerense como ele, que junto com 30 alunos e quatro professores se internaram nas margens do Rio Coxipó por quatro dias para realizar “Uma maneira simples de voar”.
 
O filme apresentado anualmente na escola foi lançado na inauguração da praça Enelinda Scalla, no bairro Boa Esperança. Fanaia, com 3 filhos e 2 netos ainda encontra tempo para seu passatempo predileto, o jogo de botão, que na sua casa é praticado com estrutura profissional. Seus outros hobbies ele divide ou com as aulas, quando desenha os mapas junto com os alunos, quando fotografa as expedições no Pantanal e no Cerrado ou quando canta, invariavelmente às sextas-feiras no colégio Master, uma atividade que desenvolve o Intervalo Cultural, 20 minutos de música no espaço de lazer da escola.
 
De vez em quando ainda imita Mazzaropi, de quem se considera um dos principais fãs. Do mais recente personagem que encarnou, Lulu Santos, neste ano vai ficar um CD com cinco músicas, para distribuição aos amigos.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por ANTONIO JULIO MACIEL CURITIBA, 30 DE NOV. DE 2014, em 30.11.2014 às 07:18

    PARABENS ! ILUSTRE COLEGA DO I.S.M. , PALMEIRENSE NAQUELE TEMPO IMITAVA OS RADIALISTAS , DA RADIO GLOBO, RADIO RADIO TUPI SAUDOSOS MARIO VIANA,SENHOR ELIOTES, JOSÉ CARLOS DE ARAUJO E TOMAVA POSIÇÃO DE SENTIDO CANTAVA O HINO DO PALMEIRAS COM ISSO FAZIA ALEGRIA A NOSSA TURMA DO TRADICIONA COLÉGIO DOS FREIS.

  • por Nilson Macedo, em 27.11.2014 às 12:39

    Caramba!!!! Não sabia que Paulinho é tudo isso... Só esqueceram de dizer que Paulinho é o cacerense com o maior acervo da história de Cáceres. Nunca esqueço as tardes alegres de domingo quando seu pai, Seu Aroldo e Dona Netty chegavam com aquela renca de gurizada na porta de Zé da Lapa prá formar a famosa roda. Fico feliz em saber que Paulinho tem toda essa bagagem. Parabéns, cara, voce merece.

  • por Marlene Fornanciari, em 27.11.2014 às 09:44

    Parabéns Paulinho! você merece todas as homenagens, pela dedicação na profissão e pelo carinho que tem com seus alunos e com todos que o rodeiam. Você é uma pessoa especial!!

  • por Edenio Sebastião Faria da Silva, em 27.11.2014 às 09:17

    Que saudades de nosso tempo de república. Sinto-me feliz e orgulhoso em ler o texto acima e me deparar com a mais pura realidade de suas ações e emoções. Paulo Fanaia. Só faltou dizer sobre seu desejo de ser locutor esportivo - aquele que narra os jogos de futebol e com a sua fantástica capacidade de imitar o ex-presidente Figueiredo, detalhe, no meu da rua Dom Aquino. Abraços

 
Sitevip Internet