Notícias / Mato Grosso

25/11/2014 - 12:08

Revisão da Lei da Pesca acaba com cevas em tambores e tablados

Por Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
O Conselho Estadual da Pesca (Cepesca) se reúne nesta terça-feira, 25, em Cuiabá, para discutir a revisão na Lei 9.794/2012 de autoria de Zeca Viana que regulamentou a pesca no Estado.
 
Na última reunião, 16 dos 43 artigos da legislação foram avaliados. Uma das alterações propostas é o fim das cevas em tambores e tablados.
 
Hoje a discussão deve girar em torno da proibição do uso de anzol de galho por pescadores profissionais e a mudança nas medidas mínimas e máximas dos pescados contidas no texto original.
 
Para a bacia do Paraguai, por exemplo, a Leia aumenta a medida do Pacú para 46 centímetros e a máxima de 57. Já o Caxara a mínima passa para 85 e máxima de 112 e o Pintado ficaria com mínima de 90 e máximo de 115 centímetros.
 
O Cepesca também discutirá as cotas de peixes permitidas para pescadores profissionais e amadores, o transporte adequado do pescado e a proibição de captura de espécies como Dourado e Pirarucu. (Com Amanda Sampaio).

Cáceres é representada no Conselho pelo professor da Unemat, Claumir Muniz e pelo engenheiro florestal Mauro Donizete Ribeiro.

Comentários

inserir comentário
8 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Lenoir A Ferreira, em 12.07.2016 às 15:53

    Não acho que tablados ou ceva contribuam para a situação que esta, o que tem que se focar é na pesca profissional predatória que acontece nesse país, pois o pescador profissional só tira, ele nao contribui com toda a cadeia que envolve a pesca amadora, vejamos, pescador amador qdo vai pescar leva carne pra assar, compra cerveja, compra mercadorias no mercado com pao e salada, comprar isca, anzol, linha, molinete, carretilha, varas de pesca, compra combustivel porque geralmente vai de carro, comprar embarcação barco/motor consome gasolina parar rodar com o barco etc etc, olha toda cadeia que envolve o pescador amador, qdo emprego e renda gera para empresas do ramo, ja o profissional de pesca se rodeia de redes, mora na beira do rio portanto preda toda natureza pesqueira, pois tens fins comerciais e nao de lazer, com suas redes selecionam as espécies que querem descartando todo os restante, e nao geram toda essa cadeia de comercio, pois nao usam esses meios para pescar.

  • por VELASQUEZ BANDERAS, em 29.02.2016 às 12:49

    NAO VAI FUNCIONAR, PEIXE NEGO PEGA DE MAMANDO A CADUCANDO NINGUEM NA CALADA DA NOITE FISCALIZA PEIXE DE NINGUEM E NOS SABEMOS QUE PIRACEMA É SO PARA OS MORTAIS E COITADOS QUE OBEDECEM A LEI O RESTO PEGA COM ARMADILHA COM ESPIEU COM REDE COM MAROMBA COM DINAMITE E NAO DA NADA. SE BATER VAO BATER NOS COITADINHOS QUE VIVEM DA PESCA AGORA SE A LEI FOSSE BOA MESMO E FUNCIONASSE IRIA ATRAS DE QUEM TEM POUSADA DENTRO DO RIO COM SUAS CEVAS O TEMPO TODO ATIVA E OUTRAS PICA GROSSA POR AI QUE VAO COM SEUS BARCOES E SAO ATE AJUDADOS PELA FRACA LEGISLAÇAO E PELO CUMPADRISMO EU ATE QUERO QUE ESSA LEI FUNCIONE PARA TODOS EMBORA NAO ACREDITE, É MAIS FACIL NASCER PERNA EM COBRA DO QUE A LEI FUNCIONAR PRA TODO MUNDO. EU DUVIDO, DUVIDO DUVIDO.

  • por Marcio Lemes, em 26.11.2014 às 12:34

    Tem que acabar mesmo com esses tablados e cevas na beira do rio Paraguai. O rio fica parecendo uma favela com esse monte de barracos, horrível! Sem falar que você não pode parar perto para pescar porque o "dono" do barraco acha ruim, e normalmente você é obrigado a pescar debaixo do sol ou então em um lugar ruim, porque o "bonitão" fez o barraco no melhor lugar possível aproveitando a sombra... Sem falar no perigo para a navegação, e na poluição do rio. Tem que proibir mesmo e botar essa fiscalização para trabalhar!!! A pesca em si não deve ser de todo proibida, pois não há nada como ir pescar com os amigos, trazer um peixinho para fazer em casa, ou até mesmo comer na beira do rio. O que tem que ter é fiscalização para evitar a pesca predatória.

  • por cuiabano, em 25.11.2014 às 17:06

    acho dificil esta lei vigorar aki em caceres....

  • por Elizio, em 25.11.2014 às 16:30

    Vai aparecer Arnaldo. O joãozinho do jornal. O sabidão. O que denuncia tudo e todos e não olha propio rabão.

  • por Emerson Teixeira, em 25.11.2014 às 14:50

    acho que deveria proibir o transportes de peixe de qualquer quantidade pegar soltar e comer no rio e nada mais e proibir por definitivo a saída de peixes para fora do nossa estado.

  • por cacerense (nato), em 25.11.2014 às 12:37

    A proibição de cevas e tablados, já deveria estar valendo, pois os peixes ficam parados por da grande quantidade de alimentos, com isso tambem prejudica as suas desovas.

  • por arnaldo, em 25.11.2014 às 12:22

    e os acampamentos que servem de cevas como fica? sera que um dia aparecera alquem com coragem para acabar com essa pratica criminosa?

 
Sitevip Internet