Notícias / Educação

25/11/2014 - 11:56 | Atualizado em 25/11/2014 - 12:01

​Organizadores comemoram sucesso da 2ª Semana da Consciência Negra

Por Jornal Oeste

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
A presença maciça e o envolvimento de estudantes na 2ª Semana da Consciência Negra, realizada entre os dias 13 e 20 deste em Cáceres é motivo de satisfação para os organizadores do evento.
 
Realizado pelo Grupo de Estudos para a Educação das Relações Étnico Raciais(GEPRER) da Escola Estadual Douto José Rodrigues Fontes em parceria com a PROEG/DEAAF/UNEMAT, AFROESCOLA, CRDH,SENAC, ADUNEMAT, Comissão Permanente de Mulheres, AXÉ OXUM, YERÁ Capoeira, ONARERÊ Capoeira, SINTEP, Trupé Contadores de Histórias e escolas municipais e estaduais,  o evento que marca a luta contra o racismo e a discriminação, foi marcado por debates, oficinas e apresentações culturais.
 
Um dos pontos altos foi o desfile da beleza negra que contou com representantes de várias escolas, entre elas, a João Florentino da Silva, localizada a 30 quilômetros do centro da cidade, no Distrito do Caramujo.
 
Diferente do ano passado, este ano não houve competição. Todos os participantes foram premiados em uma estratégia de valorização da cor, de pertencimento e respeito.
 
De acordo com uma das coordenadoras do evento, a professora Mazéh Silva, a programação deste ano trouxe uma proposta pedagógica de valorização das pessoas, povos e, num combate permanente as ideias preconcebidas e as situações de racismo e discriminação com que nos defrontamos no dia a dia, construindo assim um conceito em uma sociedade pluriétnica e pluricultural como é a brasileira.
 
Ela disse que a iniciativa superou as expectativas, motivando para que 2015 seja incluída uma feira de produtos a partir das inúmeras oficinas itinerantes oferecidas gratuitamente pelo GEPRER ao longo do ano.
 
A professora também fez questão de destacar o envolvimento de apoiadores e parceiros que tornaram possível o sucesso do evento.
 
Ela citou como exemplo os lojistas que patrocinaram roupas usadas pelos participantes do desfile, que foram cedidas pela Kihara Modas dos empresários Michel e Aiko, da loja Bambolê e da loja Rei das Malhas.
 
Mazéh Silva também aproveitou para agradecer os parceiros que apresentaram trabalhos diversificados como o grupo de teatro do ator José de Arimatéia, a professora Rosângela e Joe do Trupé Contadores de Histórias, Grupo de Samba de Roda, Hip Hop, Capoeiras Yerá e Onarerê, Comunidade Quilombola de Tanque do Padre e Canto do Agostinho, de Poconé e representantes da Comunidade Quilombola de Pitacanudos de Cáceres recém reconhecida pela Fundação Palmares.
 
Os agradecimentos ainda incluem as escolas CEJA professor Milton Marques Curvo, Desembargador Gabriel Pinto de Arruda, José Rodrigues Fontes, Leopoldo A.Filho, Espiridião Marques, Onze de Março, Demétrio Costa Pereira, Ana Maria das Graças Souza Noronha, Senador Mário Mota, União e Força, João Florentino Silva Neto, Escola Municipal  Jardim Guanabara, Jardim Paraíso, Vila Irene, Creche Fazendo Arte, Creche Pequeno Sábio, Creche Província de Arezzo, cursos de Educação Física, Ciências Contábeis, PIBID Geografia da Unemat.
 
Para o evento do ano que vem a professora afirmou que os organizadores esperaram mobilizar mais escolas, para mostrar as atividades de implementação da Lei 10639/03, dando visibilidade para as ações que comprovam a implementação da Lei e as Orientações das Diretrizes Curriculares Nacional para a Educação das Relações Étnico Racial (ERER).
 
Ainda dentro das ações dos movimentos, na quinta e sexta-feira, 27 e 28, integrantes do GEPRER e demais parceiros estarão participando da I Marcha Estadual das Mulheres Negras de MT em Cuiabá, efetivando a participação de Cáceres.

NA GALERIA ABAIXO ESTÃO ALGUMAS IMAGENS DO EVENTO
  • ​Organizadores comemoram sucesso da 2ª Semana da Consciência Negra
  • ​Organizadores comemoram sucesso da 2ª Semana da Consciência Negra
  • ​Organizadores comemoram sucesso da 2ª Semana da Consciência Negra
  • ​Organizadores comemoram sucesso da 2ª Semana da Consciência Negra
  • ​Organizadores comemoram sucesso da 2ª Semana da Consciência Negra
  • ​Organizadores comemoram sucesso da 2ª Semana da Consciência Negra
  • ​Organizadores comemoram sucesso da 2ª Semana da Consciência Negra
  • ​Organizadores comemoram sucesso da 2ª Semana da Consciência Negra

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Arci Rezende, em 26.11.2014 às 11:24

    Parabéns Mazéh pela importante iniciativa, somente pessoas comprometida com a educação, assim com você, ousam fazer um evento tão grande e importante como este. Difundir a lei 10639 é mais que obrigação das instituições de ensino e você tem sido referencia no estado por esta luta. Continue assim, pois não é somente a lei que esta sendo aplicada, é nossa cultura que esta sendo resgatada, saindo das paginas dos livros didaticos, ou não, para a pratica. Isto é muito importante pois se não houver ações como esta, em breve nossa cultura estará somente na memoria dos idosos. Foi tudo muito lindo. Parabéns.

 
Sitevip Internet