Notícias / Educação

21/11/2014 - 11:00 | Atualizado em 21/11/2014 - 11:07

Eleito deputado, Leonardo entra de cabeça na eleição para coordenador do campus da Unemat Cáceres

Por Jornal Oeste

Facebook

 (Crédito: Facebook)
O deputado estadual eleito doutor Leonardo Albuquerque (PDT), surpreendeu a classe política de Cáceres nesta semana ao manifestar publicamente apoio a candidatura do professor Acir Montecchi na disputa pela coordenação do campus da Unemat (Jane Vanini). Ele inclusive gravou um vídeo ao lado do candidato.
 
A surpresa, de acordo com o suplente de vereador Nilson Magalhães (PRTB) se dá pelo fato que os políticos normalmente não expõem publicamente apoio nas disputadas internadas da universidade.
 
‘Historicamente a comunidade acadêmica não aceita a entrada de políticos profissionais nas disputas. Vamos esperar a eleição para avaliar se a estratégia vai funcionar’, ponderou.
 
Acir Montecchi é adversário histórico do grupo do ex-reitor Adriano Silva, cujos apoiadores travaram uma guerra contra o grupo de Leonardo durante a recente campanha política onde o médico foi o grande vitorioso.
 
Desgastado, o grupo de Adriano recuou da disputa no campus, deixando a briga para o grupo de oposição derrotado este ano na eleição para reitoria da Unemat.
 
O racha na oposição levou a ala petista da Universidade e o presidente da Associação dos professores, Luiz Jorge Brasilino, a apoiarem a candidatura do professor Antônio Malheiros, tido como mais liberal.
 
Nesta semana, a professora Edna Sampaio, postou no Facebook uma carta de apoio a Malheiros assinada inclusive pelo presidente PT, Jânio Veiga.
 
A eleição está marcada para o próximo dia 2 de dezembro. O Campus de Cáceres é o maior dos doze existentes no Estado. Ele tem forte influencia na eleição para a reitoria.

CLIQUE NO ABAIXO E VEJA O VIDEO DE LEONARDO EM APOIO A ACIR
https://www.facebook.com/video.php?v=1518412458415835&set=vb.100007412868971&type=2&theater

VEJA ABAIXO A CARTA DE APOIO A MALHEIROS

DECLARAÇÃO DE VOTO.

Nós professores, abaixo subscritos, temos ao longo de nossas histórias na UNEMAT, lutado por um projeto de Universidade Autônoma, Democrática, de Qualidade e socialmente referenciada. 

Em 2008 participamos ativamente do II Congresso Universitário, defendendo propostas que coadunam com a perspectiva que deve orientar o fortalecimento da UNEMAT: Descentralização, Valorização e Respeito às instâncias colegiadas, Fortalecimento das unidades didático-científica, através de um modelo de gestão que coloque as Faculdades como unidades integradoras das políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão em cada campus. 

Após 06 anos de aprovação das diretrizes do II Congresso Universitário, muita luta foi empreendida e pouco do aprovado foi implantado: as faculdades foram criadas esvaziadas de capacidade de gestão, de competências e de recursos institucionais que possibilitem sua existência de fato, não apenas formalmente. Os departamentos não foram criados e às coordenações de cursos não se tem dado a importância para definição de políticas institucionais. 

A distribuição dos recursos continua centralizada e há pouca transparência quanto ao financiamento e critérios de aplicação. Desse modo, há intensificação da precarização dos cursos de graduação, pós e dos programas de pesquisa e extensão, sempre relegados a um segundo plano. 

A falta de respeito aos espaços democráticos institucionalizados, a dificuldade de diálogo entre os gestores e a comunidade acadêmica tem imposto um alto preço na qualidade de nossos cursos. Um exemplo disso é a recente greve do curso de medicina que tendo durado aproximadamente 03 meses acabou sem que se tivesse tomado nenhuma providência relevante quanto as péssimas condições de ensino que, em verdade, se estendem aos demais cursos. Enquanto isso, cursos e campi foram criados sem considerar as necessidades dos que já existiam, nem contemplar as necessidades dos novos que estavam sendo criados.

Diante desse quadro, por ocasião da última eleição para a reitoria, foi articulada uma composição de diferentes forças nesta universidade para apresentar à comunidade um caminho alternativo, com caráter de oposição à candidatura da reitoria. 

Os resultados eleitorais revelaram a insatisfação de grande parte da comunidade acadêmica com a política atual. No campus de Cáceres, a resposta não poderia ser mais contundente: a Chapa Marcos/Malheiros logrou êxito nos 03 segmentos, o que revelou o desejo de mudança da comunidade acadêmica. A estratégia da composição se mostrou acertada. 

Neste momento em que se apresentam duas legítimas candidaturas de oposição à coordenação do Campus de Cáceres, compreendemos que é necessário manter a unidade para avançar, aprofundando o diálogo entre as diferentes forças que desejam essa mudança, na perspectiva de construção de um projeto de universidade compatível com os desejos de uma UNEMAT democrática, pública e de qualidade. 

Nesse sentido, a candidatura do Prof. Malheiros representa a diversidade de visões, de pessoas e de interesses que dão o tom da pluralidade articuladas na candidatura para a reitoria e que acumulou forças para uma candidatura ao campus e, portanto, reconhecemos que este importante acúmulo proporcionado naquelas eleições deve ser mantido e ampliado nestas eleições para o campus de Cáceres. 

Desse modo, manifestamos nosso apoio à Candidatura do Prof. Antônio Malheiros e convocamos a todos os que querem mudanças no campus de Cáceres a construir a unidade em torno dessa candidatura.

Assinam: 
Aparecido de Assis
Edna L. A. Sampaio
Janio Celso S. Veiga
José Ferreira
Leonice Rodrigues
Luciana Melhorança
Luis Jorge Brasilino 
Ronaldo Neves
Rogério Anez
Sandra Mara Neves

Comentários

inserir comentário
11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por CACERENSE POR ADOÇÃO, em 29.11.2014 às 12:32

    ATENÇÃO COMUNIDADE VOTANTE DA UNEMAT/CACERES! Vamos nos unir para não deixar que o PT transforme a nossa UNEMAT no caos que ficou a PETROBRAS no governo do PT. Vejam quem o PT está apoiando. Inclusive pessoa ligadas ao PT de CUIABÁ. Será a chance de tirar a SEDE DE CACERES e levar para Cuiabá ou VARZEA GRANDE. A UNEMAT nasceu da luta de muitas pessoas para orgulho de nós Cacerenses aqui nascidos e também daqueles cacerenses que escolheram aqui viver e colaborar para o desenvolvimento de nossa Princesinha do Paraguai.

  • por Acadêmico Cacerense, em 23.11.2014 às 09:03

    Parabenizo a todos que acreditam na importancia da Unemat não só para nossa cidade, mas também para toda região. Quem vivencia o dia-a-dia no Campus de cáceres conhece o MARTIRIO DOS ACADEMICOS, com aparente descaso com os ALTOS RECURSOS RECEBIDOS DO GOVERNO para administrar. ENFERMAGEM, MEDICINA, mais recentemente, são TESTEMUNHAS da Ausência de materiais INDISPENSAVEIS para a FORMAÇÃO PROFISSINAL DE QUALIDADE publicizada pela unemat para captar concorrentes no vestivular. Durante esses Períodos de dificuldade para Academicos, Professores e Servidores técnicos, SOMENTE UM, dentre os 2 candidatos esteve na busca de condições melhores para a UNEMAT. NUNCA FOI CONIVENTE! Não faz "estilo de cordeiro"... Nunca se prestaria para agir como "canto da sereia" canto que Engana os desavisados... Gonzaga, pessoas como você deveriam estar na unemat, para ajudar a melhora-la.

  • por Fatynha, em 22.11.2014 às 14:30

    Não conheço o professor Acyr Montecchi então nada posso falar a respeito da sua pessoa, sob o meu ponto de vista aquele que se propuser a trabalhar pelo coletivo na UNEMAT, é bem vindo, no entanto apoio e estou pedindo voto para o prof. Malheiros, por vários motivos que não cabe elencá-los aqui, mas quem o conhece sabe e dá a ele o seu voto de confiança.

  • por ACADEMICO, em 21.11.2014 às 23:10

    Não são os Deputados que votam Emendas Parlamentares? Sempre a UNEMAT recorreu aos políticos pedindo apoio. O que há de estranho nisso agora? Seria porque não é do PT? Se não me falhe a memória, os professores que agora apoiam o candidato da rei toria, sim, basta ver quem está pedindo votos para aquele que se diz oposição... Nós, apesar de ainda não sermos Doutores, temos consciência, de quem realmente quer melhorias para nossa UNEMAT. Abraços Nobre Gonzaga!

  • por Oseia Corrêa, em 21.11.2014 às 17:40

    O tempo vai mostrando as pessoas, junção interessante Acir Montechi, Dr. Leonardo, Celio Silva, Fabiano, Luizinho Dito Gato, Marcelo Cardoso, Amir Montechi, Cida Navarro e cia. O grupo que quer administrar o Campus de Caceres. Só Deus na causa.

  • por Vania Deluque, em 21.11.2014 às 16:32

    Marcos, não é negociação. Leonardo foi eleito para representar Cáceres e região. O apoio ao Campus para Leonardo é questão óbvia... Ele, naturalmente é nosso representante. Leonardo não é candidato à nada. Leonardo é deputado eleito. Deve defender a UNEMAT e lutar pelo Campus Cáceres sempre. Está se colocando, após a eleição, de peito aberto como quem quer trabalhar pela UNEMAT e por Cáceres.... Não no jogo escuso de usar a universidade como trampolim... Espero uma reflexão sensata e sem "pré-conceitos" de sua análise...

  • por SILVA, em 21.11.2014 às 15:36

    A REALIDADE PURA: A UNEMAT NÃO E UM ENTE FEDERADO, A UNEMAT FAZ PARTE DO ESTADO DE MATO GROSSO, OU SEJA, CHEGA DE HIPOCRISIA, ELA NÃO TEM NENHUMA ESPÉCIE DE AUTONOMIA (FINANCEIRA OU ADMINISTRATIVA) QUEM ARRECADA E O ESTADO, QUEM CONTROLA A DESPESA TAMBÉM E O ESTADO NA FIGURA DO GOVERNADOR - SEMPRE DEPENDEU E DEPENDERÁ DE APOIO POLÍTICO (SE NÃO FOSSE DEP. PEDRO HENRY NÃO EXISTIRIA MAS A MESMA EM CÁCERES EM VARIAS SITUAÇÕES QUE SE JÁ PASSARAM).

  • por Antônio Carlos de Souza, em 21.11.2014 às 14:21

    É lamental ver o despreparo do deputado eleito Dr. Leonardo, não tem vivência acadêmica para entender uma política acadêmica. Quero ver o bonzinho do Deputado resolver os problemas de Caceres, vai para rua deputado e olhe o situação precária que encontra a nossa cidade, chega de discurso e vai trabalhar. Fica a dica......

  • por Marco Antonio, em 21.11.2014 às 13:19

    Nós da comunidade acadêmica não podemos deixar que políticos se envolvam em eleições internas da UNEMAT. Todos sabemos que esse tipo de apoio sempre tem "algo em troca", e isso vai contra ao princípio da autonomia político-financeiro da universidade que tanto lutamos. Não estou acusando ninguém de ser bom ou ruim... mas essa ação pode ser o início de uma situação que não queremos: politicagem dentro da UNEMAT. Apenas para se pensar...

  • por LAERTE, em 21.11.2014 às 11:32

    Isso acadêmicos, mudem, coloquem o PT na cabeça da Unemat, principalmente os recursos, eles sabem bem o que fazer com eles.

Mais comentários
 
Sitevip Internet