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19/11/2014 - 15:34

Trabalhos do IFMT Cáceres vencem Mostra de Iniciação Científica do Pantanal

Por Edna Pedro/Assessoria

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Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Trabalhos desenvolvidos por mais de 250 alunos dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT Cáceres foram destaques da III Mostra de Iniciação Científica no Pantanal, realizada semana passada em Cáceres. A instituição venceu em todas as categorias em que participou, conquistando os três primeiros lugares em 'Desenvolvimento Tecnológico' e em 'Incentivo à Pesquisa' e com os dois primeiros colocados na categoria “Divulgação Científica”. Ao todo, o Campus apresentou 66 trabalhos resultantes da integração de conhecimentos da formação básica com a educação tecnológica nas áreas de Informática e Agropecuária, em ação orientada por professores da instituição. Os trabalhos integram o Projeto "Ensino baseado em Investigação: Iniciação Científica no Ensino Médio Integrado ao Técnico”, coordenado pela professora do IFMT Rita de Cássia Pereira Borges, doutora em Educação. Na categoria “Desenvolvimento Tecnológico”, o campus conquistou os três primeiros lugares com projetos orientados pelo professor Fabiano Rocha, mestre em Ciência da Computação. Em primeiro lugar venceu o trabalho intitulado “Interação via webcam no jogo Pacman” de autoria dos alunos Vinícius Barbosa da Silva, Luiz Felipe de Jesus, Jean Ramos de Souza e Jorge Luiz da Silva Leite. Em segundo, o projeto de “Automação residencial por comando de voz no Delphi” apresentado pelos alunos Thassiany Barbosa Pires, Bruno Neves da Silva, Camila Alves de Abreu e Roberto Ribeiro da Fonseca Júnior. O terceiro lugar foi conquistado pelo trabalho “Glossário de termos técnicos em libras: computação” de autoria dos alunos Lucas Campos Borges, Gabriel Malaco, Vinícius da Silva Ferri e Wellington Morette da Cruz. Como “Incentivo à Pesquisa”, venceu o trabalho intitulado “Produção de biodiesel metílico a partir do óleo de soja residual coletado no setor da agroindústria do IFMT”, desenvolvido pelos alunos Celso Luis Minholi Filho, Rosana Nogueira da Silva, Thaiany Oliveira Martins e Vitor André Martinez com a orientação da professora Isabel Matos Fraga, mestre em Engenharia Química. Em segundo lugar ficou o trabalho “Germinação de semente de Pouteria glomerata (Miq.) com tegumento lixado em substrato de vermiculita e areia”, realizado pelos alunos Isabela Alves de Souza e Sasha Gonçalves e orientado pelo professor Antonio Nobre, mestre em Agricultura Tropical. O trabalho “Desidratação solar de frutas: interferência da maturação no tempo de desidratação, sabor e aparência global”, apresentado pelas alunas Dayanara Alencar de Carvalho, Gabrielly de Menezes, Geovana de Almeida e Raphael Santana Ferreira com a orientação da professora Rita de Cássia Pereira Borges, conquistou o terceiro lugar. O Campus venceu também os dois primeiros lugares na categoria “Divulgação Científica”, sendo campeão o trabalho intitulado “Engenharia de grego” apresentado pelas alunas Caroliny Fernandes de Lima, Natany Deluqui da Silva Moura, Rafaela Paradela da Silva e Yara Hellen Meneses de Souza, orientadas pelo professor Lúdio Edson da Silva Campos, mestre em Matemática. O segundo lugar na categoria foi conquistado pelo trabalho “Apresentação didática do teorema de pick”, desenvolvidos pelos alunos Cleyton Stefanello, Hallef Gonçalves Oliveira, Heloana Muniz Viana e Talia Maria da Silva. O trabalho foi orientado pelo Professor José Marcelo Pontes, mestre em Estatística e Experimentação Agronômica. Para o professor Fabiano Rocha, o desenvolvimento dos trabalhos possibilitou aos alunos a integração dos conhecimentos e o estímulo à pesquisa. Ele ressaltou a dedicação de todos os alunos e professores e parabenizou as equipes vencedoras. “Foi uma excelente oportunidade para se trabalhar pesquisa com os alunos desde o ensino médio, despertar esse olhar para ciência e motivá-los à iniciação científica”, afirma o professor. O evento realizado pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat em parceria com o IFMT, Campus Cáceres reuniu trabalhos desenvolvidos em 16 escolas de Cáceres com alunos na faixa etária de sete a dezessete anos.

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