Notícias / Mato Grosso

07/11/2014 - 22:09

TV Brasil exibe filme sobre Chiquitanos

Por Midia News

 
Atenção cinéfilos e amantes da sétima arte, a TV Brasil veiculará na próxima segunda-feira (10/11), às 19h30, o filme Manoel Chiquitano Brasileiro (26’, 2013), dirigido pelos jornalistas mato-grossenses, Glória Albuês e Aluízio de Azevedo. 

A obra concorreu com mais de 800 roteiros de todo o país e foi uma das 15 vencedoras do Edital de Apoio a Documentários Etnográficos sobre Patrimônio Cultural Imaterial (Etnodoc 2011).

Segundo a Gerente de Licenciamentos da TV Brasil, Vanessa Thomazini, a produção, que retrata os dramas vividos pelo povo Chiquitano em Mato Grosso e na Bolívia, vai ao ar na “Série de documentários Etnodoc”, que teve início na TV Pública no dia 27 de outubro e segue até o dia 13 de novembro.

 “Todos os 15 filmes produzidos serão exibidos na programação entre segunda e sexta-feira, sempre as 19h30”, destaca, ao lembrar que outras informações sobre os filmes vencedores e sobre Manoel Chiquitano Brasileiro podem ser encontradas no endereço eletrônico da TV: http://tvbrasil.ebc.com.br/etnodoc.

Patrocinado pela Petrobrás, o curta-metragem retrata dois dramas: a luta de um homem solitário que percebe ser necessário documento de identidade para alcançar a nacionalidade brasileira, mesmo sendo ele, um índio. 

E a luta coletiva do povo Chiquitano, que atravessa um conflito de identidade étnica, mas vem buscando a demarcação de suas terras tradicionais e mantendo sua cultura, apesar das pressões que sofrem dos políticos de Mato Grosso e dos grandes fazendeiros e pecuaristas da região.

A película evidencia que mesmo diante de todas as pressões, os chiquitanos resistem, mantendo tradições seculares, como a Romaria de Santanna que sai do povoado de Santanna na Bolívia e percorre dezenas de comunidades brasileiras e bolivianas durante 60 dias, inclusive a comunidade de Santa Aparecida, no Mato Grosso, onde vive Manoel.

"Somente depois dos estudos de impacto ambiental realizados em 1998 para construção do gasoduto Brasil-Bolívia, que o Estado brasileiro levantou uma questão silenciada durante séculos: a presença do povo chiquitano na região. Neste contexto, buscamos mostrar a situação desta etnia, que não desejou e sequer foi consultada as delimitações de fronteiras, tornando-se vítima de vários conflitos impostos pelo homem branco", destaca Glória Albuês, que também assina roteiro e montagem.

"São três personagens principais que formam a narrativa: a Romaria de Santanna; a vida de Manoel; e o povo Chiquitano. Trançando as três, colocamos a essência do tema fronteira, humanizando-a por meio de um drama individual de Manoel, ao mesmo tempo em que estendemos para os dramas e conflitos coletivos de seu povo. Vislumbramos, assim, os pontos de fuga das fronteiras humanas, sejam elas de nacionalidade ou de identidade", complementa Aluízio de Azevedo.

Serviço

O Que: Exibição do Filme Manoel Chiquitano Brasileiro

Quando: segunda-feira (10 de novembro)

Onde: TV Brasil

Horário: 19h30

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Marilza - Chiquitano com orgulho., em 26.11.2014 às 18:20

    Que triste pessoas como você pensar assim... Somos SIM INDIOS CHIQUITANOS BRASILEIROS.... Com muito orgulho.

  • por Ronilce, em 19.11.2014 às 09:45

    Todos os livros da História de Cáceres-MT relata na Ata de fundação que esses índios vieram fugidos da Espanha/Bolívia para formar o povoado de Cáceres, portanto, não são índios brasileiros. A justiça tem sido feita aos legítimos brasileiros.

 
Sitevip Internet