Notícias / Cidade

29/10/2014 - 11:32 | Atualizado em 29/10/2014 - 17:26

​Setenta e dois perdem emprego na limpeza pública de Cáceres

Por Jornal Oeste

Ilustração

 (Crédito: Ilustração)
Setenta e dois trabalhadores responsáveis pela varrição e coleta de lixo em Cáceres estarão desempregados a partir do próximo sábado, 1.
 
Eles trabalham para as empresas Sanetran e Oportuna, que foram substituídas pela empresa Impacto que venceu a licitação de aproximadamente R$ 7 milhões, promovida pela prefeitura para prestar os serviços pelos próximos dois anos.
 
A novidade no pregão é que o serviço que antes era feito por duas empresas, agora ficará a cargo de apenas uma.
 
A Sanetran foi responsável pela coleta de lixo por aproximadamente nove anos e a Oportuna atua na varrição há quase seis anos.
 
Em reportagem veiculada pelo Jornal Oeste recentemente, a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Justiça do Governo do Estado, informou que ao menos 20 reeducandos do sistema prisional da cidade vão trabalhar para a Impacto.
 
Durante a sessão de ontem, 28, o vereador Manoel Inácio (PSDB), propos uma Moção de Louvor aos trabalhadores das duas empresas.

Servidor da Oportunda, Luiz Ortega esteve na Câmara a convite do vereador para acompanhar a votação da Moção e disse ao Jornal Oeste que os trabalhadores estão preocupados com a demissão em massa as vésperas do final do ano.

Ele explicou que a categoria espera contaa com apoio do Câmara para que os demitidos sejam reaproveitados pela nova empresa.
 
Os vereadores Edmilson Campos (PR) e Tarcísio Paulino (PSB) manifestaram preocupação com a situação.
 
Para ‘Café no Bule’ apesar do procedimento de troca aparentar ter sido feito dentro da Lei, é preciso ter habilidade política para minimizar o impacto social que a mudança provoca.
 
‘A cidade já tem um alto índice de desemprego e enquanto agentes políticos devemos trabalhar para melhorar a situação, mas ao que parece a prefeitura não teve essa percepção’, criticou.
 
Já Tarcísio demonstrou preocupação com o uso de reeducandos no serviço. Na sua avaliação, a realidade socioeconômica da cidade torna incoerente a prefeitura querer contribuir para amenizar um problema social, criando outro ainda maior.
 
‘Nada contra dar oportunidade as pessoas que querem se reinserir socialmente, mas em Cáceres há muitos pais de família que também necessitam desse trabalho’, ponderou.
 
O vereador Manoel Inácio (PSDB) relatou que já teve uma conversar com o prefeito Francis Maris (PMDB) e ganhou aval para conversar com a Impacto para ver a possibilidade da absorção do pessoal demitido.
 
‘Pelo contrato a empresa não é obrigada a contratar os demitidos, porém vamos pedir que eles tenham prioridade’, disparou.
 
A vereadora Valdeniria Dutra Ferreira (PSD), disse que conversou com o prefeito sobre a situação e ele teria dito que também iria procurar a empresa para sugerir o reaproveitamento dos ex-servidores da Sanetran e da Oportuna.

Comentários

inserir comentário
10 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por JOAO CARLOS, em 05.11.2014 às 11:43

    ABREM BEM OS OLHOS VEREADORES E O PREFEITO. NÃO SE ESQUEÇAM Q FUTURAMENTE VCS QUEREM REELEGEREM SUAS E O POVO TA DE OLHO. NUM SEI NÃO EIM SE VAI SOBRAM ALGUEM COMO ACONTECEU EM 2012 Q APENAS O VEREADOR ALENCAR SOBREVIVEU. CUIDADO O POVO D CACERES JA NÃO É O MESMO. E CABEÇAS VÃO RODAR.

  • por ELEITOR REVOLTADO COM A POLITICAGEM DE CACERES., em 31.10.2014 às 18:05

    só podia partir do nobre vereador Mánézinho leiteiro PSDB MOÇÃO MEU DEUS, JÁ NÃO BASTACE ELE A SEMANA PASSADA INUNDADO NA COAB VELHA RINDO, EM FOTOS NO fACEEBOOK DISENDO QUE ESTAVA FASENDO SUA PARTE, ME POUPE VEREADOR COM SUAS IRONIAS FICA CALADO, BEM MELHOR. QUANTOS VOTOS O SENHOR E SEU PSDB E MUITO $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ DERÃO AO DEP. MILHONARIO GUILHERME MALUF,VEREADOR VAI CATAR PEQUI LÁ PARA AS BANDAS DO CARAMUJO.

  • por CAROLYNE, em 30.10.2014 às 12:11

    É INCRÍVEL, TODOS OS DIAS QUANDO ABRO UM SITE DE NOTÍCIAS FICO INDIGNADA COM AS INFORMAÇÕES AFFF, ATÉ ONDE VAMOS CHEGAR COM TANTA INJUSTIÇA??. MAIS ESSA AGORA... ONDE IRÃO TRABALHAR ESSES HOMENS DE FAMÍLIA EM PLENA VÉSPERA DE NATAL??? AI MEU DEUS PARE A TERRA QUE EU QUERO DESCER...

  • por Bia, em 30.10.2014 às 11:50

    Desculpa, na verdade são 72 trabalhadores e não 62 como citei abaixo

  • por Ana Rita, em 30.10.2014 às 11:41

    PIADA ESSA ATITUDE ENTRE SEJUDH E PREFEITURA, POIS OCUPAR LUGAR DE TRABALHADORES NÃO FOI NADA JUSTO! Logo deveriam criar algo que não existe em Cáceres, como um CENTRO DE RECICLAGEM e a partir dai o lucro obtido daria condições de dar aos PRESOS EM RECUPERAÇÃO.

  • por O CACERENSE NATO, em 30.10.2014 às 10:02

    OS TRABALHADORES VÃO SUSTENTAR A SUA FAMÍLIA COM MOÇÃO ELES VÃO COMER PAPEL ISSO E UMA VERGONHA PRA NOSSA CIDADE ESTOU IDGUINADO COM OS NOSSOS POLITICOS

  • por Bia, em 30.10.2014 às 08:48

    Não entendo isso, então vão colocar na rua desempregados 62 trabalhadores, muitos deles devem ser pais de familia para dar lugar a detentos? É isso? O que irão fazer estes coitados que zelam por nossa cidade fazendo a coleta do lixo 3 vezes na semana? que concorrência publica é essa que ganhou a licitação mas vai utilizar reeducando com mão de obra barata? Meu Deus! isso só aqui em Cáceres mesmo. E por falar em coleta de lixo, lá no meu bairro, Residencial Bandeirantes hoje estão fazendo 10 dias que não há coleta. O bairro mais parece um campo de guerra, ainda mais que aquela obra do residêncial Universitário escoa para nossas ruas todos os seus entulhos de construção. Pior... autoridades estão vendo a destruição em massa de um bairro e ninguém faz nada, e não é por falta de reclamação. Nós moradores já apelamos pra todos os santos politicos, só está faltando falar com o Deus, o Café no Bule. Acho que ele vai resolver noso problema. E é com ele que vamos falar. Nos aguarde!

  • por Laerte, em 29.10.2014 às 18:42

    Só não entendo porque moção de louvor, fizeram alguma caridade? e isso muda alguma coisa na vida deles? será que ao invés de terem ideias novas eles ficam enchendo linguiça? O mato Grosso está prestes a ser um grande produtor de peixes, tem vários projetos no estado inteiro , e não vejo movimentação nenhuma em Cáceres por parte dos politicos, só vejo Moção, medalha, honra ao mérito, picuinha com a prefeitura, etc. etc, igual a todas gestões, opa desculpa, essa teve uma coisa diferente já,l R$ 2.800,00 reais por mês por vereador para "DESPESAS" s´rindo mesmo kkkk

  • por sol, em 29.10.2014 às 14:29

    PARA O SENHOR VEREADOR TARCÍSIO ACHO QUE NÃO DEVERIA SE PREOCUPAR COM OS REEDUCANDOS POIS ELES SERÃO A MINORIA SERÃO SOMENTE 20 . E NÃO HAVERA TANTO PREJUIZO SOCIOECONOMICO.E ASSIM POIS DANDO OPORTUNIDADE PARA ELES VÃO SE ETERAR NOVAMENTE NA SOCIEDADE E SE TRANSFORMAR EM CIDADÃO DE BEM OU O SENHOR TEM DESCRIMINAÇÃO E ACHA QUE POR QUE E PRESO NÃO DEVE TER OUTRA NA VIDA. CONCORDO QUE TEM ALGUNS NÃO QUEREM MUDAR DE VIDA MAS ALGUNS QUEREM SIM E DEVEMOS DAR NOVA CHANCE PARA ELES

  • por José Carlos, em 29.10.2014 às 13:21

    72 país de família desempregados às vésperas do natal. Esse é o nosso prefeito Francis que não tem nenhuma preocupação com o social. Chega o pau Café no Bule, afinal de contas alguém tem que sair em defesa da classe trabalhadora.

 
Sitevip Internet