Notícias / Cidade

26/10/2014 - 10:44 | Atualizado em 26/10/2014 - 10:49

Reeducandos da Cadeia Pública de Cáceres vão trabalhar na coleta de lixo

Por Arthur Oton/Jornal Oeste

Arthur Oton

 (Crédito: Arthur Oton)
Vinte e dois recuperandos da Cadeia Pública de Cáceres começaram a trabalhar na coleta de lixo do município.

As famílias dos trabalhadores irão receber um salário mínimo, mais uma cesta básica por mês pela jornada de trabalho de 40 horas/ semanais dos recuperandos.
                            
Na última terça-feira (21.10), técnicos da empresa contratada treinaram os recuperandos a utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI). Já na próxima terça-feira (28.10) será a vez de um médico inspecionar a viabilidade dos selecionados trabalhar.
         
O contrato, que poderá ser prorrogado por mais um ano, ainda prevê a possibilidade da utilização da mão-de-obra de até 70 presos, e uma nova etapa de contratação poderá ocorrer no futuro na área de limpeza urbana por parte da empresa contratada. Porém, as vagas dessa possível segunda etapa só poderão ser preenchidas por recuperandos do regime semiaberto.
           
O Conselho da Comunidade irá se reunir com outros empresários do município para tentar viabilizar convênios com mais empresas que se interessem em empregar mão-de-obra de recuperandos.
           
A seleção dos recuperandos foi feita pela Cadeia Pública pelos critérios estabelecidos na lei de execução penal, entre os quais se destacam: estar no regime fechado, ter um sexto da pena cumprida e possuir bom comportamento.
             
Segundo o diretor da CP, Alexandre Mendes Vieira, a ação contribuirá ao processo de ressocialização, uma vez que “reinserindo-os no mercado de trabalho, antecipa-se a preparação, com humanização para quando voltarem à liberdade”, declara.
                 
O contrato, que tem duração de um ano, foi assinado no dia 15 de outubro após a iniciativa da empresa Impacto e autorização do Conselho da Comunidade (composto por juízes, promotores, Defensoria Pública e sociedade civil) e será monitorado por meio das tornozeleiras adquiridas recentemente pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT).

Comentários

inserir comentário
6 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por H, em 28.10.2014 às 11:21

    Vale lembrar que na cadeia também tem pai de família! Não temos a autoridade de julgar o próximo, pois todos cometem erros na vida! Parabéns pela iniciativa ao Prefeito, ao Exmo Sr. Juiz de Execução Penal e à empresa Impacto!

  • por sol, em 27.10.2014 às 15:26

    SENHOR M, AO EM VEZ DE FICAR SEM PALAVRAS ,E FICAR PESANDO NEGATIVO D OBRE OS SEUS JOELHOS E VAMOS ORAR PARA QUE DE TUDO CERTO E QUE ELES E NOS POSSAMOS TER UM FUTURO MELHOR ELES PAGUEM PELO QUE FEZ E NOS COM MENOS CRIMINALIDADE E NÃO SE ESQUEÇA NÃO JULGUE PRA NÃO SER JULGADO

  • por sol, em 27.10.2014 às 10:10

    PARABENS QUEM TEVE ESSA INICIATIVA POIS ELES TRABALHANDO VÃO OCUPAR AS MENTES VÃO PENSAR MELHOR NO QUE FIZERAM POIS NÃO DEVEMOS JULGAR POR QUE NÃO SABEMOS O NOSSO DIA DO AMANHÃ HOJE SÃO ELES AMANHÃ PODE SER UM DE NOS OU UM PARENTE NOSSO E PRA VOCE DONA ANA NÃO ENTENDO SE ELES VÃO PRESO E NÃO FAZEM NADA VOCES RECLAMAM QUE TÃO COMENDO DE GRAÇA AS NOSSAS CUSTA AGORA QUE ELES TEM OPORTUNIDADE DE TRABALHAR VOCE CRITICA DEVERIA APOIR PORQUE SE ELES SAIREM DE LA TRABALHANDO VAI SER UM LADRÃO A MENOS PARA ROUBAR A SOCIEDADE POR ISSO EU APOIO ESSA INICIATIVA E ORO A DEUS QUE OS QUE TIVEREM ESSA OPORTUNIDADE FAÇAM POR ONDE MERECER ELA E QUE DEUS ABENÇOE AS PESSOAS QUE ESTÃO A FRENTE DESSE TRABALHO

  • por M, em 27.10.2014 às 10:03

    Sem comentários, quero ver quando voarem pra bem longe do serviço que vai se responsabilizar.......kkkkkkkkkk

  • por J, em 26.10.2014 às 22:24

    MARAVILHOSO SABER QUE VÃO FAZER ALGO POR ESSES PRESOS,POIS TRABALHANDO ELES OCUPARAM A MENTE E TALVEZ DEIXEM ESSE MUNDO DE CRIME, ASSIM EU ACREDITO NA RESSOCIALIZAÇAO,POIS SÓ COLOCANDO-OS AMONTOADOS EM CELAS SÓ MARGINALIZAM AINDA MAIS,NA VIDA OPORTUNIDADES É TUDO ,PARABENS A QUEM TEVE A INICIATIVA DEVERIAMOS TER MAIS PESSOAS COM ESSAS IDÉIAS CONSTRUTIVAS.QUE DEUS ABENÇOE.

  • por Ana Rita, em 26.10.2014 às 14:51

    enquanto isso, o pai de família, desempregado, procurando emprego continua desempregado

 
Sitevip Internet