Notícias / Direto da Fonte

21/10/2014 - 17:03 | Atualizado em 22/10/2014 - 21:42

Análise

Por Jornal Oeste

Passados quinze dias das eleições, deveremos ter em breve uma declaração pública do professor Adriano Silva (PP) sobre o seu desempenho eleitoral na sua terra natal. Conversando com amigos em comum, fiquei sabendo que ele admite a falta da popularização da sua imagem e que foi traído por muita gente para quem sempre deu apoio. Sem citar nomes, diz que foi apunhalado por alguns vereadores, secretários municipais e que foi alvo de um grupo de desafetos pessoais que fez parte do núcleo de campanha do deputado eleito doutor Leonardo (PDT).

Facada

Imagino que Adriano já tenha conhecimento então que até o prefeito Francis Maris (PMDB) de quem foi cabo eleitoral ferrenho em 2012, também andou lhe ‘traindo na medida em que colocou dinheiro na campanha de doutor Leonardo (PDT) e deu suporte para a candidatura morta de Marcinho Lacerda (PMDB). Antes que alguém diga que estou de marcação com o prefeito, quero deixar claro que ele, assim como a maior parte da classe empresarial dominante da cidade, tem como hábito doar dinheiro para candidatos, independente de cor partidária. É a velha tática de apostar nas três únicas opções do ‘bolão’. Não perde nunca!



O deputado eleito doutor Leonardo (PDT) já atua como político profissional. Ele tem procurado estar presente em todos os atos, inclusive os promovidos pelo prefeito Francis Maris adversário ferrenho da campanha passada. Tá certinho. Esta nova geração de políticos precisa deixar as diferenças políticas para a campanha e se unir para resolver as demandas da cidade. A história recente mostra que o revanchismo político é o grande vilão do atraso de Cáceres.

Câmara

Mesmo alegando oficialmente que não entrará no processo, o prefeito de Cáceres, Francis Maris entrou de cabeça em uma articulação para desmanchar a chapa encabeçada pelo vereador Domingos dos Santos (PSC) para comandar a Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2015/2016 em eleição marcada para 15 de dezembro próximo. Um forte indicio disso pode ser visto na sessão desta segunda-feira, 20, quando o vereador Manoel Leiteiro (PSDB) da base governista, anunciou na Tribuna que também é candidato a presidente. A Coluna também tomou conhecimento que alguns vereadores que fazem parte da chapa de Domingos já estão sendo assediados por aliados do prefeito.

Efeito

O efeito desta manobra pode render muitas dores de cabeça ao Executivo. Na sessão desta segunda-feira, 20, por exemplo, a maioria já sinalizou pela reprovação da Lei que transforma a SAEC em autarquia. O líder da oposição Edmilson Campos (PR) inclusive apresentou um requerimento de uma Audiência Publica para que a população e não somente a Câmara opine sobre que modelo deve ser adotado para gerir o sistema de água do município. O vereador também já manifestou sua opinião contrária a um dispositivo da Lei que dá o município poderes de aumentar a tarifa por Decreto. Eu particularmente temo pelo aumento de custo do sistema já que a criação da autarquia implicará na criação de vários cargos.

Esquerda

Os partidos que irão para a disputa municipal em 2016 já começam a se alinhar. Neste momento a situação se resume ao PMDB e ao PSDB. A maioria dos demais partidos estão na oposição. PSB, PP, DEM, SOL, PT e PR são oposições declaradas. PRTB, PROS, PSC, PSD, PTB e PDT do deputado eleito doutor Leonardo estão em cima muro. O atual presidente do PDT é o secretário de Saúde, Wilson Kishi, mas se bem conheço o japonês, ele deve trocar a boca na prefeitura por uma no Estado na primeira oportunidade, e lógico, também vai posar de oposição na lá na frente.

Incompetência

Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a temporada de chuvas na região começa oficialmente este mês. Em Cáceres moradores de bairros que costumam sofrer com alagamentos devem se precaver o quanto antes. Infelizmente, a prefeitura não realizou a limpeza preventiva de ‘bocas de lobo’ e dos canais que cortam a cidade justamente para facilitar o escoamento do excesso de água.

Verdade

No próximo dia 4 de novembro autoridades de todos os níveis vão se reunir na Câmara de Vereadores para passar a saúde de Cáceres a limpo. A iniciativa é da vereadora Valdeniria Dutra Ferreira (PSD). A proposta é elencar os problemas e buscar soluções. No fundo a reunião deve apontar se os caos ocorre por falta de recursos ou má gestão.

Comentários

inserir comentário
4 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por Carlos Nunes, em 25.10.2014 às 13:34

    Temos que mudar de postura política em Cáceres. Já começamos bem elegendo um deputado estadual. Agora precisamos de colocar um Prefeito Jovem e sem embreagues da politica velha.

  • por Luiz, em 22.10.2014 às 15:22

    Adriano tem é que agradecer seus 4200 votos e encerrar esse assunto. Se colocando a disposição da população em busca de projetos de melhorias para Cáceres, região de Cáceres e principalmente melhores condições de vida aos cacerenses. Assim é que deve agir, no mais fazer declaração pública a nação cacerense é procurar mais desafetos, que já são muitos

  • por Eusébio Corrêa, em 22.10.2014 às 11:25

    Vamos analisar: Sinop elegeu três deputados, Tangará da Serra elegeu dois deputados, Caceres elege um deputado. Caceres perde uma grande oportunidade de eleger dois deputados estaduais, e mais, deixa de ter um grande representante, pois o professor Adriano seria um parlamentar com muita experiência e capacidade de articulação para beneficiar Caceres e região. Uma grande perda.

  • por José antonio, em 21.10.2014 às 17:30

    só espero que essa verdade seja verdadeira mesmo e não mais um tipo de manipulação para mostrar que estão fazendo algo e no resumo não acontece nada ! espero realmente que dêem um caminho para mais um problema que caceres apresenta e que não seja mais um movimento para tomar tempo do povo e demais pessoas interessadas, tomara que não seja mais uma manipulação para atacar prefeito ou prefeito atacar vereador e não resolver e não ter resposta de nada a não ser um monte de baixaria de um atacando o outro !!! esperamos respostas certas e com consciência de pessoas adultas e bem formadas e informadas !!!

 
Sitevip Internet