Notícias / Cidade

21/10/2014 - 11:29

Ao lado de Leonardo, Francis entrega 62 unidades do Minha Casa Minha Vida

Por Assessoria

Ao fazer a entrega das chaves onte, às 62 famílias que receberam casas dentro do programa do governo federal Minha Casa Minha Vida, o prefeito de Cáceres, Francis Maris Cruz, anunciou a construção de mais 800 casas, pelo mesmo programa.  O projto foi aprovado nesta gestão, e as inscrições, que serão feitas de forma ininterrupta e sem necessidade de enfrentar filas, começam em novembro, na Secretaria de Ação Social do município.
 
As 62 casas do Residencial Portal das Águas tem sala/cozinha, um banheiro e dois quartos, e um diferencial: a energia solar. Ficam numa extensão do residencial Aeroporto. Para os residenciais, o prefeito anunciou a construção de uma creche, cuja contrução será iniciada ainda este ano. E a construção de cinco novas creches para o município para o ano que vem.
 
As 800 novas unidades serão construídas no Jardim Universitário, região do antigo aeroporto, hoje sede da Unemat.
 
O secretário de Ação Social do município, Claudio Henrique Donaoni, informou que a seleção para a destinação da moradia é criteriosa. "Aqui não existe o "quem indica". Quem receb a casa é quem realmente necessita dela. Há prioridades, como pessoas doentes, com deficiência, mães solteiras, famílias com muitos filhos, pessoas que vivem em regiões de risco. Para essas 62 casas, mais de 1.500 inscrições foram feitas. Os que não foram contemplados estão no cadastro. Nosa demanda por moradia em Cáceres ultrapassa o número de 5 mil casas".
 
Claudio Henrique agradeceu o trabalho do Setor de Habitação da Secretaria de Ação Social, e todos os demais funcionários. "Todos se empenharam". Ele lembrou ainda que a determinação recebida do prefeito foi para uma seleção criteriosa e justa. "Em outros residenciais, já houve a desocupação de algumas casas ocupadas por pessoas que não precisavam ou que venderam o imóvel, o que o programa não permite. As casas foram desapropriadas e destinadas a outras famílias".
 
O prefeito pediu aos contemplados para que zelem da moradia.. Façam um jardim na frente, plantem hortaliças e árvores frutíferas no quintal, proporcionando sombra e reforça alimentar. Terei o prazer de voltar aqui para ver este complexo habitacional ir ganhando melhorias. A creche é uma delas."
 
No palanque, o deputado eleito Leonardo Albuquerque (PDT), afirmou que assume, em 2015, com o compromisso de ajudar a administração municipal. "É aqui que moro, foi aqui que obtive uma votação histórica, e tenho por obrigação retribuir essa confiança em serviços à popuação. Estarei trabalhando e ajudando o prefeito".
 
Francis Maris agradeceu e afirmou que é justamente de representatividade política que Cáceres precisa, tanto a nível estadual como federal. "Independente d quem vença as eleições, um programa como esse (Minha Casa Minha Vida), que ´da um lar às famílias carentes, não pode jamais ser encerrado".
 
Representantes da CEF, da Concremax(empreiteira que construiu as casas), Ucam, secretariado e vereadores participaram do ato.
Estiveram presentes além do prefeito Francis e do deputado eleito Leonardo, a vice-prefeito Eliene Liberato, o assessor especial de Gabinete Átila Gattas, o secretário de Meio Ambiente, Turismo, Indústria e Comércio, Júlio Parreira; a secretária de Governo Deise Dier; o secretário de Ação Social Claudio Henrique Donatoni;o secretário de Fazenda Júnior Trindade; a secretária de Educação, Nelci Longhi; o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Rubens Macedo. Representando o legislativo municipal, se fizeram presentes os vereadores Alvasir Alencar, Domingos, Cabo Pinheiro, Manoel Leiteiro e Valdeníria Dutra.
 
A emoção de quem conquista seu espaço
 
O clima entre as famílias mesclava alegria  e emoção, que levou muitos às lágrimas. Tanto os representantes da Concremax, como da CEF e da Ação Social, afirmaram que ouviram relatos que comoveram. Representando todos os contemplados, Luana Campos Marques recebeu as chaves juntamente com a filha Júlia, de 06 anos, que tomou o microfone das mãos do prefeito e tentou se comunicar. Ela tem déficit de atenção e, com as mãozinhas, enxugava as lágrimas da mãe. Luana tem 22 anos, é mãe solteira de Júlia e de outra criança de quatro meses. Está em tratamento de saúde e estava morando "de favor" na casa de uma irmã.
 
"De favor" estava morando também o aposentado José Pinto da Silva, de 66 anos, que sempre trabalhou como braçal, na zona rural, tem problemas auditivos e nunca teve um lar."Sou cacerense, sou da terra, e esta é a melhor coisa que aconteceu em minha vida", disse. E foi só o que conseguiu dizer, pois chorava muito. Ele é sozinho.
 
Diferente da família de Jucimeide da Silva, de 29 anos, casada e com cinco filhos de idades que variam de 02 a 12 anos. O marido trabalha como pedreiro.
 
Cabe agora às famílias ocuparem as casas no prazo de trinta dias. O contrato feito através da Caixa Econômica Federal determina que as casas podem ser usadas somente para moradia, não podem ser cedidas a terceiros, e não podem ter o pagamento da parcela com mais de 60 dias de atraso. O valor da parcela é de 5% da renda familiar. Muitos contemplados tem renda abaixo do salário mínimo, alguns dependendo de auxílios como o Bolsa Família.

Comentários

inserir comentário
11 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por lucimeire, em 13.04.2015 às 16:19

    Boa tarde, eu acho um absurdo isso, quantos anos faz que as casinhas do vila real estão prontas, quero desabafar aqui, porque já não aguento mais essa falta de vergonha, sera que aqui em Cáceres tem prefeito, vereador, se tem, aonde eles estão, hamm já sei aonde eles estão, estão de boa com as suas famílias, curtindo por ai, andando de carrão, comendo do bom e do melhor, galera vamos nos unir e invadir aquelas casas, quem sabe o Sr prefeito age em alguma coisa, na hora de pedirem votos pra população, ficam igual biscate atrás de dinheiro, me desculpem o palavrão,atris ja está passando da hora de entregar as casinhas, po sr prefeito, vamos agir...,????????

  • por Lucas D, em 23.10.2014 às 13:10

    marcos tudo oque ele falo contra o Leonardo foi estrategia politica. O Francis (na minha opinião ) não tinha nada contra o Leonardo , mas para ganhar ele tinha que mostra os defeitos de seu adversário e dizer que ele era melhor para governar Cáceres, e nada pessoal.

  • por Flávio Torres, em 22.10.2014 às 11:30

    Francis Maris, pessoa que a vida inteira engana as pessoas, desde de sua origem em Mirassol D Oeste tem a prática da falsidade, mais uma vez foi covarde e ingrato com o Adriano Silva.

  • por Paulo Cesar, em 22.10.2014 às 09:52

    Caro José Carlos, concordo em parte contigo em parte, realmente, o Prefeito deve andar mais pelos bairros, conhecer a realidade, que acredito que conheça, e fazer um bom trabalho, só acredito que ele não precisa ser amigo de ninguém, tivemos vários exemplos na política e deu no que deu, o importante é fazer o papel dele. Parabéns àqueles que foram contemplados, espero que alcance mais famílias!!!

  • por Maria Hernandez, em 21.10.2014 às 22:57

    É interessante observar que o Programa Minha Casa Minha Vida é do Governo Federal, da Dilma Rousseff 13, inclusive é proposta de governo dela, o vice presidente é do partido do Francis e ele faz campanha contra a Presidenta Dilma, imagina o que essa criatura entende de política. O que seria de Cáceres se não fosse os programas do governo federal?? O que existe de política pública nesta cidade que seja de iniciativa da poder local ou estadual?? Absolutamente nada!! Mas o povo saberá reconhecer o valor da Presidenta Dilma e no dia 26 votará em Dilma 13.

  • por FATIMA, em 21.10.2014 às 22:38

    DEUS PAI E DEUS FILHO E DEUS ESPIRITO SANTO

  • por Cacerense, em 21.10.2014 às 15:36

    Uaiii entregaram as casas???????????? As 62 ?????????? E as do Vila Real nada????????? Mas como assim??????? Como foi feita essa seleção??????? Na onde foi publicada as chamadas??????? E quando foi solicitado a entrega de documentos????????? E quem são esses selecionados?????????

  • por tudo bona gente mesmo., em 21.10.2014 às 14:48

    estava presente no evento sempre forão farofa do mesmo saco, leonardo não tem escapatoria se correr o francis pega se ficar o francis come, literalmente engolido, por mais uma vez agora estamos literalmente nas mãos dos paus rodados, o bugre nato cacerence foi mais uma vez lubridiado pela sua simplicidade. implantado em caceres um novo regime de politica puplica a força da massa financeira de mirasol do oeste, engoliu cáceres, um jogo maluco vamos aguardar o resultado desta massacificação politica.

  • por rafael teixeira, em 21.10.2014 às 13:06

    e eh isso que a população de bem quer ver, união para que resolvam os problemas que temos, digno e justo para o povo, ao contrário da corja de certos politicos que de um lado não fazem nada e do outro ficam dando um de oposição, chamando atenção para contendas sem cabimento e baixaria que o povo não quer ver, baixaria essas que não leva leva a nada ! mas creio que o exemplo que tem em cada levamos pães rua né, deve ser isso ! parabéns ao Leonardo e ao Francis e que isso seja o começo de muitos frutos para população !

  • por Marcos, em 21.10.2014 às 12:17

    Engraçado né, para conquistar a prefeitura a atual gestão, caluniou, inventou mentiras, fez o escarcéu contra contra Leonardo... agora bem-faz de companheiro, cheio de mi mi... eu mandava por quinto dos Infernos....

Mais comentários
 
Sitevip Internet