Notícias / Educação

20/10/2014 - 16:27

Ceja Milton Curvo realiza palestra com Procurador Federal do Trabalho

Por Esdras Crepaldi / Ceja

Divulgação

 (Crédito: Divulgação)
 A Procuradoria Federal  do Trabalho, em Cáceres,  realizou na última  semana, nas  dependências do Centro de Educação de Jovens e Adultos “Professor Milton Marques Curvo” a palestra  Trabalho Escravo/Degradante. A temática  faz parte de um projeto pedagógico intitulado “Trabalho Escavo Nem Pensar”, que  é  desenvolvido na  escola.

A  apresentação  foi  proferida pelo Procurador  do Trabalho, Doutor Leomar Daroncho, que  esteve  acompanhado do Doutor Reginaldo Costa Maia.

Temas como Trabalho Escravo Contemporâneo, Trabalho Infantil, Combate ao Tráfico de Pessoas e  Trabalho  Degradante” foram discutidos na plenária. Voltado para os  alunos  do noturno, o  evento visou fortalecer o debate sobre as modernas formas de submissão de trabalhadores no trabalho análogo ao de escravo e suas consequências.

Políticas de erradicação do trabalho análogo à escravidão, conceitos e legislação sobre trabalho degradante e jornada exaustiva, tráfico de pessoas e trabalho escravo contemporâneo; e apresentação de casos envolvendo trabalho degradante e jornada exaustiva, foram projetados à plateia. Para Leomar Daroncho, a palestra  serve  para  alertar e conscientizar a  sociedade que o trabalho escravo e  degradante acontece em todo território nacional. “É uma forma de  ampliar  a divulgação e  apresentar experiências no  combate  ao trabalho  escravo degradante. Ainda  mais  em  uma  escola de jovens e adultos  onde sua maioria é de trabalhadores”, explica Daroncho.

A diretora  do Ceja , professora Edinéia Natalino, comemorou o  sucesso do  evento. “ Este  tipo de atividade, além  de  ser  atraente, pois  mostra os  quintais  obscuros  do trabalho escravo e degradante  em nosso país,  oportuniza aos  nossos alunos a  ficarem  atentos nas  ofertas muito  atraentes de emprego”, avalia Edinéia.
Já  a coordenadora pedagógica, Maria Domingas,  afere  como  fundamental para  o  projeto Trabalho escravo nem pensar, a explanação da procuradoria do trabalho,pois  contribui com subsídios  importantes na  efetivação do  tema trabalhado na escola.

Para a aluna Neilde Alves de Oliveira, a palestra  foi muito boa  porque  alerta para vários fatores, inclusive  a jornada exaustiva de trabalho que  muitas  pessoas  se submetem com medo de perder o emprego. “Gostei  muito de ter participado”. Finaliza Neilde.

Comentários

inserir comentário
1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por FATIMA, em 20.10.2014 às 21:14

    DEUS PAI, DEUS FILHO E DEUS ESPIRITO SANTO

 
Sitevip Internet