Notícias / Cidade

20/10/2014 - 09:19

Morador de Cáceres planta mais de 100 árvores em locais públicos

Por Nilomar Cunha

Nilomar Cunha

Zé Alexandrino com os filhos molhando mudas (Crédito: Nilomar Cunha)

Zé Alexandrino com os filhos molhando mudas

Ainda que uma muda de árvore pareça pequena demais para isso, ela pode virar uma grande árvore e render frutos - tanto no sentido literal quanto em forma de benefícios para o meio ambiente. Tentando compensar o acelerado ritmo do desmatamento em todo o mundo, muita gente vem plantando mudas de árvores pelas cidades.
 
Um morador de Cáceres, interior de Mato Grosso, José Alexandrino de Amorim, é uma dessas pessoas que, literalmente, espalham por aí seus ideais.
 
Desde 2009, ela colhe sementes e frutos, para cultivar mudas que são plantadas nas imediações da Br 070, ou para presentear amigos.
 
Somando todas as ações, seu José já é responsável pelo surgimento de pelo menos cem novas árvores em sua cidade, de árvores frutíferas e não frutíferas.
 
Infelizmente, por vezes teve que refazer suas plantações, pois algumas árvores ao alcançarem certo tamanho, algumas pessoas arrancam, certamente levando elas para suas casas.
 
Todos os dias seu José pega suas garrafas pet com água e se dirige para a Br, molhando cada uma delas, tornando isso rotina e uma terapia, pois aos 76 anos e aposentado, constitui-se uma forma de hobby para ele.
 
Certa vez, em frente ao Atacado Pantanal, com a construção daquele estabelecimento, foram arrancadas todas as árvores que ele havia plantado e cuidado por um bom tempo, deixando ele bastante triste, porém não desistindo desse desejo de continuar a plantar.
 
Muitas árvores já estão dando frutos, motivo de muito orgulho para os filhos e netos, pois eles sabem da importância que essas árvores terão no futuro.
 
Em 2006, o Pnuma - Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente se alinhou às iniciativas de plantio voluntário e montou um projeto de estímulo ao plantio para provar que pequenas ações somadas fazem a diferença.
 
A campanha 'Plantemos para o Planeta' tem como meta promover o plantio de 7 bilhões de novas árvores em todo o mundo até o final do ano. Apesar do número parecer elevado, mais de 5 bilhões de árvores já foram plantadas e há o compromisso de cultivo de outros 2 bilhões até o prazo final. Até agora o Brasil colaborou com cerca de 27 milhões de exemplares. A campanha encoraja o plantio de espécies nativas em florestas naturais degradadas, em plantações de manejo sustentável e em zonas rurais e urbanas.
 
Mesmo que o poder público não tenha interesse em ampliar a arborização, isso pode dar certo com o apoio da população.
 
Não existe impedimento para o cidadão plantar em áreas públicas, algumas árvores muito altas não são adequadas para regiões com fiação; já outras espécies, com raízes longas e que crescem na horizontal, podem destruir as calçadas. Por isso, é necessário se informar sobre as características das espécies e pesquisar na Prefeitura se há alguma obra prevista para a área (evitando que a planta seja removida).

Comentários

inserir comentário
2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • por William Cardoso, em 22.10.2014 às 18:49

    Parabéns a este Senhor! Me sinto intensamente orgulhoso de sua atitude como cidadão cacerense e por desejar um futuro melhor à humanidade, mesmo que indiretamente. Há alguns dias me senti envergonhado em verificar que frente a uma escola, foram cortadas duas frondosas árvores que além de refrescar o local e melhorar a qualidade de vida das pessoas não atrapalhava ninguém. Procurei informações na Escola e soube que as mesmas foram cortadas legalmente com autorização dos orgãos competentes pois estavam estragando o muro e a estrutura da escola (mentira pois uma ficava na calçada fora da escola). Parabéns e que tenhamos também esta belas iniciativas!

  • por DEJANIL, em 20.10.2014 às 10:07

    Parabéns pela matéria, é muito importante o trabalho feito pelo senhor José, motivo de muito orgulho para a família, só informando que os meninos na foto são alunos de uma escola e não filhos dele.

 
Sitevip Internet