Notícias / Economia

19/10/2014 - 10:25

Peixe representa 3% do consumo de carnes em MT; Preço é motivo para resultado

Por Viviane Petroli

 Em meio ao complexo de carnes o peixe representa apenas 3% do consumo, enquanto a carne bovina possui uma participação de 72% da preferência dos mato-grossenses. Um preço mais atrativo é um dos principais fatores para que se possa elevar o consumo apontados por 3.031 pessoas entrevistadas no primeiro Diagnóstico da Piscicultura, em Mato Grosso, elaborado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Entre 16 e 18 de outubro ocorre em Cuiabá a Feira Nacional de Peixes Nativos de Água Doce e o Seminário Técnico de Peixes Nativos de Água Doce, promovidos pelo Sebrae em Mato Grosso, com o objetivo de mostrar o potencial produtivo, incentivar o consumo e troca de experiências.

De acordo com o Diagnóstico da Piscicultura, em Mato Grosso, elaborado pelo Imea, a pedido da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), aproximadamente 72% da produção de peixe no Estado é destinada ao consumo interno. A pesquisa revela que 69% dos 3.031 entrevistados revelaram preferir as carnes bovina e de aves pelo sabor e por ser um fator cultural. Já 42% declararam preferir o peixe revelaram que o consumo é semanal.

O diagnóstico revela ainda a aparência e o preço pesam mais na hora da compra do que o odor e a quantidade de espinhos. Além disso, 77% dos entrevistados afirmaram consumir o peixe em casa e 40% salientaram que preferem comprar peixe inteiro sem espinha e vísceras fresco. Em termo de local de compra do pescado 51% responderam que o compram no supermercado.

Renda

A piscicultura é tida em Mato Grosso como uma nova alternativa de renda para o setor produtivo do agronegócio. Hoje, o custo de produção equivale a cerca de 50% do lucro, dependendo da variedade criada.

O Estado é hoje o primeiro produtor de peixe nativo do Brasil e o terceiro maior produtor de peixe do país. São mais de um mil piscicultores, revela o Sebrae-MT, espalhados pelo Estado, sendo a maioria situados na região do Vale do Rio Cuiabá.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet