Notícias / Mato Grosso

08/10/2014 - 20:11

Colaboradores do Crea-MT incentivam mulheres a realizar auto-exame no Outubro Rosa

Por Assessoria

Assessoria

 (Crédito: Assessoria)
Durante todo o mês de outubro, os servidores do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso utilizam a fitinha rosa, símbolo em homenagem ao "Outubro Rosa", um mês voltado à conscientização para a prevenção do câncer de mama.
 
"Utilizar a fita rosa como acessório diariamente nos traz à memória o dever de incentivar as mulheres a realizarem o auto-exame das mamas, bem como convencer de que a visita ao mastologista deve ser frequente", argumentou Tatyane Cavalcanti de Albuquerque Carvalho, gerente jurídico do Crea-MT. "Sabemos que o câncer mata mulheres em todo o mundo e que o diagnóstico precoce tem salvado muitas vidas. O auto-exame é simples e pode ser feito em casa com as próprias mãos."
 
A adesão ao Outubro Rosa no Crea-MT teve início no setor jurídico do Conselho e rapidamente se espalhou para todos os outros setores. Os servidores além de terem apoiado a proposta estão levando a mensagem de que para que o câncer de mama seja diagnosticado precocemente, com prognósticos otimistas importante é a conscientização de que o procedimento de prevenção seja realizado todos os meses do ano.
 
Outra forma de colaborar com a campanha é clicando no ícone rosa do sitewww.cancerdemama.com.br, onde 20 mil clicadas diárias rendem uma mamografia digital que será custeada pelas empresas patrocinadoras do site e revertidas para mulheres carentes.
 
Veja o passo a passo do auto-exame:
 
Os seios devem ser examinados em todas as direções. Com movimentos ao redor dos seios, da esquerda para a direita e vice-versa; de cima para baixo, assim como de baixo pra cima; e da aureola para a parte externa e o contrário também.
 
1° passo
Em pé, na frente do espelho, levante os braços, note a uniformidade da pele, certificando-se da ausência de inchaço, calombos, mudanças na coloração, ou qualquer outra alteração. Se for feito durante o banho ou com o auxílio de um creme, o deslizar das maos facilitará o exame.
 
2° Passo
Com o braço atrás da cabeça, ainda em frente ao espelho, toque com as pontas dos dedos, o seio, as axilas e os mamilos. Verifique a ocorrência de dor em algum local, de nódulos, de caroços ou de líquidos que saiam dos mamilos. Se houver qualquer alteração, o médico deve ser procurado.
 
3° Passo
Deite na cama, coloque o braço atrás da cabeça, e com a outra mão toque os seios, as axilas e os mamilos com as pontas dos dedos, da mesma forma como fez o 1° passo.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet