Notícias / Economia

07/10/2014 - 13:57

Setor imobiliário do MT se mantém aquecido desde 2013

Por Patricia Batista

O mercado imobiliário continua em pleno crescimento impulsionado pelos programas de crédito no Mato Grosso.

Segundo a superintendência do Banco do Brasil no estado, o financiamento previsto é superior a R$ 437 milhões apenas no Minha Casa, Minha Vida. Dados do BB apontaram crescimento de 125% entre 2012 e 2013.

O aquecimento no estado é reflexo do crescimento registrado na maioria das regiões brasileiras. O mercado imobiliário ganhou aliados como maior facilidade de crédito a pequenos investidores e o uso do FGTS para financiamentos. Os interessados devem seguir orientações especializadas de como iniciar o investimento na compra de imóveis.

A valorização reflete na quantia média das aplicações no setor, aumentando os preços, mas aumentando a migração dos bairros anteriormente mais populares.

A estrutura realizada para receber a Copa do Mundo Fifa 2014 no Mato Grosso também contribui para o setor imobiliário no estado. A capital mato-grossense ganha destaque entre corretoras de renome nacional para firmar negócios, principalmente depois de sediar o evento.

A iniciativa privada que movimentou o mercado antes e durante o evento, abriram um leque de novos investimentos para construtores e investidores imobiliários. As novas obras e a valorização dos bairros gerou um crescimento de 14,3% nos últimos anos.

O Creci/MT ainda frisa a produção diversificada, o clima e investimentos como principais ingredientes formadores da receita básica de municípios brasileiros que contribuem ativamente no PIB Agropecuário brasileiro. Em recente pesquisa realizada pelo IBGE, entre as 10 cidades mais bem colocadas no grande celeiro de grãos do país, seis pertencem ao Estado de Mato Grosso.

A produção da soja auxilia a construção civil e de imóveis versificados, tornando o estado promissor para o setor imobiliário. Ainda segundo o Creci, Mato Grosso deve seguir um ritmo de crescimento, pois as perspectivas são boas sob o ponto de vista econômico e social para o Estado.       

A região pode ser comparada com o Sudeste, que sustentou o período pós Copa e mantém-se estável na valorização de preços por metro quadrado e grande demanda de procura-oferta.

Comentários

inserir comentário
0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Jornal Oeste. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Jornal Oeste poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet