Notícias / Educação

07/10/2014 - 11:00

Campo Aprendiz:Turma de Mirassol recebe certificado de conclusão de curso dia 10‏

Por Assessoria

 
Aos 20 anos, Maria Thais Sampaio está vendo um sonho se transformar em realidade. Ela foi uma das participantes do Programa Campo Aprendiz – Mecanização Agrícola em Cana de Açúcar e antes mesmo da solenidade de conclusão do curso já foi contratada como Operadora de Máquinas pela Cooperativa Agrícola dos Produtores de Cana de Rio Branco (Cooperb), unidade de Mirassol d'Oeste (300 km de Cuiabá). "Trabalhava como auxiliar de escritório na cidade e recebia um salário mínimo, agora já entro na empresa rural recebendo R$ 1200 na Carteira de Trabalho", comemora.
 
Além de Maria Thais outras quatro pessoas que passaram pelo programa foram contratadas pela Cooperb, parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e Sindicato Rural de Mirassol na realização da qualificação de 960 horas realizada no município.
 
A solenidade de formatura dos 27 participantes que concluíram a qualificação acontece na próxima sexta (10.10), no Centro Comunitário Jesus de Nazaré de Mirassol D’Oeste. Para o presidente interino do Senar-MT, Normando Corral, a instituição cumpre o seu papel ao preparar essa mão de obra jovem, garantindo o futuro para este público e colaborando para diminuir a defasagem de trabalhadores qualificados no campo. "É uma grande satisfação para nós que atuamos no Senar-MT capacitar esses jovens. O mercado de trabalho está aquecido e pedindo qualificação técnica, para o produtor o programa é mais do que bom é uma necessidade, na medida que fazemos essa capacitação para atender uma demanda deles", argumenta Corral.
 
O presidente do Sindicato Rural de Mirassol, Luiz Carlos Cezário, acredita que com o programa os jovens receberam uma chance de mudar de vida. "Sabemos que o conhecimento é fundamental para o desenvolvimento das pessoas, mas a dedicação de cada um é o que fará ele se destacar na profissão", disse aconselhando os formandos.
 
A analista de projetos técnicos do Senar-MT, Daniela Figueiredo, responsável pelo programa no Estado, explica que a turma de Mirassol a é a sexta do Campo Aprendiz concluída em Mato Grosso. "Atendemos cerca de 180 pessoas com esse programa e temos mantido a média de 20% de efetivação dos participantes após o encerramento do curso", enfatiza. De acordo com Daniela, a instituição está realizando uma turma do programa em parceria com a Usina Itamarati. 
 
Para participar do programa é preciso preencher alguns pré-requisitos como ter entre 18 e 24 anos, que já concluíram o Ensino Fundamental, ou estarem cursando o 2º grau ou uma faculdade, além de possuírem carteira de habilitação, já que vão ter aulas práticas com uso de tratores.
 
Programa - O "Campo Aprendiz" é um programa de formação profissional rural, com metodologia de ensino voltada aos aprendizes de 18 a 24 anos, para o ingresso no mercado de trabalho, e que atende a demanda gerada pela Lei de Aprendizagem (Lei nº. 10.097/2000, regulamentada pelo Decreto nº. 5.598/2005). Além de cumprir sua função social, contribui para a formação de um profissional mais capacitado para as atuais exigências do mercado de trabalho.
 
Para garantir que os jovens possam cumprir efetivamente os três pilares do processo de aprendizagem: escola, trabalho e formação profissional, dentro dos princípios da proteção integral, o curso de aprendizagem é realizado no período de cinco meses, com aulas distribuídas em módulos ofertados semanalmente e limitado em 8 horas diárias.
 
Durante o programa o jovem tem acesso a conteúdo teórico (560 horas) que aborda temas como competência interpessoal e integração no trabalho; Saúde e segurança no trabalho; Noções de informática; Boas Práticas Agrícolas; Operação e manutenção de tratores agrícolas; Operação e manutenção de pulverizadores autopropelidos e Operação, manutenção e regulagem de colheitadeira. Após os conteúdos teóricos, os participantes são direcionados aos contratantes, devidamente acompanhados por um monitor para o desenvolvimento da prática profissional (400 horas).
 
O Senar-MT faz parte de um conjunto de entidades que formam o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 87 sindicatos rurais do Estado. O Senar está no Twitter e no Facebook. Siga @senar_mt e curta a Fan Page (www.facebook.com/SenarMt).
 
Sitevip Internet