19/03/2013 - 15:28
Casas Bahia, Ponto Frio e City Lar lideram reclamações no Procon de MT
Por Dominique Biancardini /Dominique Biancardini
No dia em que foi comemorado o Dia Mundial do Consumidor, 15 de março (sexta-feira), o PROCON Estadual, órgão vinculado a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos – SEJUDH, disponibilizou o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2012. O consumidor poderá ter acesso a lista completa através do nosso site www.procon.mt.gov.br, bem como nos balcões de atendimento do órgão.
Cumprindo o seu dever estabelecido no artigo 44 da Lei n. 8.078/90, de informar e orientar a população quanto à compra de produtos e contratação de serviços, a Superintendência de Defesa do Consumidor apresenta o ranking dos 10 primeiros fornecedores mais reclamados.
Ranking dos Fornecedores mais Reclamados:
Casas Bahia/ Ponto Frio
City-Lar – Grupo Máquina de Vendas (City Lar/ Ricardo Eletro/ Insinuante),
CEMAT,
Oi Celular/ Fixo,
LG Eletronics,
Novo Mundo Moveis e Utilidades Ltda.,
Claro/Embratel,
Samsung,
SANECAP,
Itaú.
É considerada como Fundamentada a Reclamação que demonstre a legitimidade das partes (consumidor e fornecedor), existência de relação de consumo e indícios de violação dos direitos do consumidor. No Cadastro, quando o problema reclamado é resolvido pelo fornecedor, a reclamação é chamada de “Fundamentada Atendida” e quando o problema não é resolvido, recebe o nome de “Fundamentada Não Atendida”.
Conhecer os dados do Cadastro é uma forma de analisar quais fornecedores são reclamados junto ao PROCON e, dentre os reclamados, quais resolvem e quais não resolvem os problemas dos consumidores, informação que poderá ser decisiva no momento de comprar novos produtos ou contratar serviços no mercado de consumo.
Os três primeiros fornecedores mais reclamados por área são:
Produtos:
1o lugar, Ponto Frio e Casas Bahia
2o lugar, City Lar - Ricardo Eletro, Insinuante, City Lar e Eletro Shopping
3 lugar, Novo Mundo
Serviços Essenciais
Cemat Rede Energia
Oi
SANECAP
Área Assuntos Financeiros
Itaú
Bradesco
Banco do Brasil
Área de Serviços Privados
Oi
Claro e Embratel
SKY
Área de Saúde
Unimed
Prodent Assistência Odontológica
Odonto Saúde
Área de Habitação
GOLDFARB
URBANA Operações Imobiliárias
CAIXA
Área de Alimentos
Mona Vie Brasil Comercial Ltda
Ariani Ayoub Malouf
Outro dado importante são os dez primeiros Fornecedores que menos atendem as reclamações dos consumidores de Mato Grosso:
1.
BENQ Siemens
2.
Gradiente
3.
Wolksvagem
4.
TAM
5.
TIM e Intelig
6.
CAIXA
7.
Banco do Brasil
8.
VIVO e Telefônica
9.
CCE e Grupo Digibras
10.
C&A
Maiores informações podem ser obtidas junto ao Procon Estadual que atende ao público das 13h às 19h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) nº 917, no bairro Araés. O órgão também tem um posto de atendimento no Ganha Tempo, localizado na Praça Ipiranga, Centro. Os telefones para esclarecimentos de dúvidas são 151 e (65) 3613 8509.